em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Receitas e benefícios do suco de cebola

Confira receitas para usufruir das incríveis vantagens oferecidas por esse suco para a saúde

Crédito: Freepik

A cebola é rica em alicina, o que faz com que ela possua propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rica em magnésio, potássio e vitaminas E, C e B. Desse modo, o suco desse legume é poderoso para diversas funções do organismo, além possuir algumas funções inusitadas que você verá adiante. Portanto, confira receitas e benefícios do suco de cebola para o seu dia a dia.

4 Receitas de suco de cebola

Por ter um sabor caracteristicamente forte e desagradável para muitos, a cebola geralmente não é utilizada em sucos ou em pratos que ela protagonize, mas como condimento. Porém, nem todas essas receitas de suco são para serem consumidas, como você verá abaixo, e mesmo as que são ingeridas valem a pena, devido a seus benefícios.

1. Tradicional

Esse suco utiliza apenas cebolas em sua composição e não é complexo, pois o maior grau de atenção deve ser direcionado para os componentes utilizados para a extração do suco. Mesmo assim, esses componentes são acessíveis e certamente estão presentes em sua casa!

Componentes

Faca;
Liquidificador;
Recipiente de vidro de tamanho médio;
Coador.

Modo de preparo

  1. Descasque a cebola e lave-a com cuidado;
  2. Corte o legume em pedaços pequenos, para facilitar o trabalho do liquidificador;
  3. Bata bem até a cebola liberar todo seu líquido;
  4. Coe e armazene no frasco de vidro.

2. Com limão

Essa receita de suco é excelente para quem está com alguma gripe ou resfriado, pois atua no fortalecimento da imunidade, já que é rica em vitamina C e demais antioxidantes. Outro ponto é que ela também colabora para o bom funcionamento do pâncreas, pois auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Ingredientes

Limão: 1 unidade;
Cebola: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Rale bem a cebola e a esprema com a ajuda de uma colher de sopa;
  2. Separe o suco e misture com o limão espremido;
  3. Tome logo, para não perder as propriedades da vitamina C.

3. Com mel

Todo mundo que ama mel sabe que ele possui diferentes características, a variar conforme os seus tipos. Porém, há uma propriedade que é universal a todos os tipos de mel que é a sua capacidade expectorante, importante para combater o catarro e a tosse. O interessante é que a cebola também possui essa propriedade, o que faz com que esse suco aja praticamente como um remédio natural.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Água: 400 ml;
Limão: suco de 1 unidade;
Mel: 2 colheres (chá).

Modo de preparo

  1. Descasque a cebola e lave bem;
  2. Deixe ferver a cebola com a água por 15 minutos;
  3. Coloque para resfriar;
  4. Assim que estiver frio, coloque também o suco de 1 limão e o mel nessa mistura. Coe e sirva.

4. Com vinagre

Essa receita é uma daquelas que não deve ser ingerida, mas que possui uso externo. Desse modo, essa mistura de cebola com vinagre funciona como um excelente componente para lavar roupas e tirar manchas. Assim, o efeito branqueador e antisséptico do vinagre é potencializado pela cebola, além do fato que esse legume age nas fibras da roupa, sendo excelente para remover manchas de suor.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Vinagre de maçã: 80 ml.

Modo de preparo

  1. Pique a cebola e coloque no liquidificador junto com o vinagre;
  2. Deixe batendo até formar uma pasta homogênea e consistente.

Modo de usar

  1. Com a ajuda de um disco de algodão, passe a mistura na pele todos os dias, de preferência, durante a noite;
  2. Deixe agir por 15 minutos;
  3. Retire com água fria.

Benefícios

suco de cebola benefícios
Crédito: Unsplash

Os benefícios do suco de cebola transcendem a área de saúde e conseguem ser extremamente úteis para a área estética do corpo. Afinal, o enxofre e os antioxidantes da cebola agem de um modo interessante e distinto para deixar cabelo, pele e unhas mais jovens. Confira como isso ocorre e quais outras vantagens esse legume traz em seu suco nos benefícios abaixo:

1. Cabelo

O enxofre presente na cebola é matéria-prima para a produção de colágeno e de queratina pelo organismo. Acontece que a queratina é primordial para deixar os fios de cabelo fortes e resistentes e ela é extremamente dependente do enxofre, já que as ligações químicas que a mantém são ligações de enxofre.

Além disso, o cabelo é uma estrutura feita com base na queratina, o que significa que qualquer problema com a queratina deixa a estrutura capilar fraca, quebradiça e sem vida. Portanto, o suco de cebola, rico em enxofre, desempenha um papel importante para deixar o cabelo mais forte, jovem e saudável.

2. Pele e unhas

A informação de que a queratina deixa as unhas mais resistentes é bastante conhecida, principalmente por quem as pinta. Assim, a ingestão desse suco colabora para tornar as unhas mais fortes e, consequentemente, menos quebradiças. Em relação à pele, o enxofre desse suco é excelente para a produção de colágeno, responsável por dar firmeza à pele e rejuvenescê-la.

Outro ponto é que os seus antioxidantes combatem os danos causados pelos radicais livres, o que aliado às propriedades anti-inflamatórias da cebola, faz com que a pele se torne menos propensa a danos causados pelo meio externo e a torna mais jovem.

3. Fortalece a imunidade

Esse suco é rico em vitaminas A, C e E que são bastante populares devido a suas propriedades antioxidantes. Assim, elas atual para o fortalecimento da imunidade do organismo, o que evita gripes e resfriados. Além disso, por ser um excelente anti-inflamatório, esse suco colabora para tratamento de infecções e previne piores efeitos gerados por inflamações externas ou até mesmo internas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

mulher perde a memoria temporariamente

Mulher perde a memória temporariamente depois de fazer muita força no banheiro

benefícios suco de açaí

Receitas e benefícios do suco de açaí para a saúde