Crédito: Freepik

Sangramento após a menopausa é normal?

Entenda quais motivos podem levar a acontecer algum sangramento depois da menopausa

Publicidade

A menopausa é uma das fases da vida da mulher, tão natural e desafiadora quanto qualquer outra. O corpo está passando por mudanças significativas, requerendo atenção aos detalhes. Um dos pontos importantes é o fim da menstruação como ciclo mensal, porém, podem acontecer sangramentos depois disso. Entenda melhor se um sangramento após a menopausa é normal.

Causas do sangramento após a menopausa

sangramento após a menopausa é normal
Crédito: Freepik

Existem alguns fatores que podem levar ao sangramento após a chegada da menopausa, ou durante o processo da mesma.

De acordo com o Ministério da Saúde, na primeira fase da menopausa, é bastante comum ocorrerem sangramentos esparsos, porém não são fruto da menstruação, já cessada. São ciclos anovulatórios e irregulares.

Então não se preocupe com ciclos mais longos, quando é possível ficar alguns meses sem menstruação e ocorrer algum sangramento ocasional, até a acomodação dos hormônios, de fato, e entrada na menopausa.

Publicidade

Esses escapes na primeira fase da menopausa são causados por causa das mudanças hormonais, com a grande quantidade de estrogênio se comparada à progesterona, que acaba resultando em alterações endometriais.

Eles podem acontecer também em outras épocas, por exemplo, quando já idosa, pode ocorrer o estreitamento e ressecamento do canal vaginal. Nesse caso é necessária uma reposição hormonal local através do uso de pomadas indicadas pelo ginecologista.

Essas pomadas têm o objetivo de normalizar a região, mas podem ocorrer reações a esses hormônios aplicados de forma tópica, levando ao sangramento. Ele deve ser relatado ao profissional para adequação da dose ou mudança do medicamento.

O uso de comprimidos anticoncepcionais orais com base em progesterona ou injeções hormonais podem apresentar como efeito colateral o atrofiamento do endométrio, causando sangramento de disrupção. É também comum, principalmente em fase de mudança de dose ou medicação.

Publicidade

Outro fator causador de escapes de sangue em mulheres na menopausa ou pós-menopausa e que requer muita atenção é a possibilidade de câncer do colo do útero ou endométrico. É preciso ainda mais atenção em mulheres diagnosticadas com HPV ou HIV-positivo, mulheres fumantes, que façam corticoterapia, tenham diabetes ou lúpus.

Assim, é importante ter atenção ao que está acontecendo com seu corpo, mantendo uma alimentação balanceada para ajudar a controlar os sintomas da menopausa e manter uma boa saúde.

Quando consultar o médico

sangramento após a menopausa quando consultar o médico
Crédito: Freepik

O ideal é buscar imediatamente seu ginecologista e apontar o sangramento, a fim de diagnosticar e corrigir da melhor forma possível.

Publicidade

É interessante agir rapidamente, pois pode ser somente uma questão de correção da dose na terapia hormonal ou mudanças simples, mas pode também representar algum indício do surgimento de câncer do colo do útero ou do endométrio.

Se ocorrerem sangramentos depois do período de estabilização, procure ajuda profissional e conte quando começou, a intensidade, a duração e qual foi a última vez que aconteceu.

PODE GOSTAR TAMBÉM