check-up da mulher
Designed by Freepik
em

Check-up da mulher: quais médicos consultar além do ginecologista?

Veja quais os exames e profissionais que elas precisam buscar com certa frequência para evitar problemas.

Ao contrário do senso comum, o check-up da mulher não inclui apenas o ginecologista. E não é somente este profissional da saúde que elas precisam visitar todo ano.

A saúde da mulher merece atenção especial, porque as mulheres têm um organismo bastante complexo e sensível. Quando fala-se em saúde da mulher, logo pensamos no ginecologista, mas não é só o sistema reprodutor que precisa de atenção no corpo feminino.

Para ter certeza de que todos os aspectos da saúde estão bem, a mulher pode fazer uma revisão anual seguindo uma lista de médicos e de exames que eles costumam pedir.

Conheça outros especialistas para cuidar da saúde e fazer o check-up da mulher.

Quais são os médicos da mulher, além do ginecologista?

No caso de não ter algum problema a ser tratado e fazer o check-up apenas por prevenção, além do ginecologista, consulte estes profissionais:

Endocrinologista: é o médico que trata de todas as glândulas internas do corpo, as responsáveis por produzir e liberar hormônios, processo completamente ligado à saúde feminina em todos os sentidos.

Dermatologista: o médico que trata da pele, couro cabeludo e unhas precisa da atenção da mulher ao menos uma vez por ano para verificar se a pele está livre de manchas ou sinais que mereçam mais atenção para prevenir o câncer de pele.

Cardiologista: o especialista na saúde do coração merece uma visita anual, especialmente a partir dos 50 anos, período da menopausa.

Oftalmologista: muitas doenças dos olhos começam de maneira discreta, por isso é importante visitar o oftalmologista para a prevenção e diagnóstico precoce de qualquer anomalia.

Nefrologista: o médico que trata dos rins recomenda que a mulher visite-o todos os anos para prevenir doenças renais, controlar diabetes e pressão alta que causam danos aos rins.

Outros especialistas podem ser consultados, caso ache necessário. É importante ressaltar que essas consultas não são obrigatórias, apenas ficam como sugestão, se você quiser fazer um check-up completo da sua saúde.

Exames da mulher

Os exames da mulher mais comuns solicitados pelos médicos, são:

  • Papanicolau: o exame preventivo do câncer de colo do útero, feito a partir da primeira menstruação;
  • Mamografia: feita a partir dos 35 ou 40 anos de idade, para prevenir câncer e outras doenças da mama;
  • Exame de sangue: com os tipos especificados pelo médico, para analisar colesterol, diabetes e doenças crônicas. O exame de sangue também ajuda no diagnóstico de problemas de tireoide;
  • Eletrocardiograma: a partir dos 50 anos o cardiologista poderá solicitar um eletrocardiograma anual para verificar a saúde do coração;
  • Densitometria óssea: também após os 50 anos, a mulher pode fazer esse exame que mede a densidade dos ossos e ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.

Primeira consulta ao ginecologista

Boa parte dos exames são feitos em mulheres a partir dos 50 anos, mas a verdade é que a prevenção deve ser incentivada desde cedo, começando pela primeira consulta ao ginecologista no início da adolescência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

imunologia

Imunologia: entenda o que é essa especialidade médica

o que faz o oncologista

Oncologista: com o que trabalha esse profissional da medicina?