remédios para emagrecer
Crédito: Freepik
em

Remédios para emagrecer: sintéticos, naturais e receitas caseiras

Antes de partir para essas alternativas, conheça mais sobre elas e consulte seu médico

Embora atualmente muitas pessoas estão se sentindo mais à vontade e seguras com um corpo ainda considerado fora dos padrões, ainda há milhares que buscam emagrecer, seja por causa da aparência ou para conseguirem tratar problemas de saúde. Em primeiro lugar, médicos e nutricionistas recomendam a prática de atividade física diária aliada a uma alimentação saudável e equilibrada. Mas em muitos casos os médicos acreditam que o paciente necessita do reforço dos remédios para emagrecer.

A escolha do tipo de remédio é feita entre médico e paciente, com base no seu histórico de saúde e objetivo a ser alcançado. Podem ser remédios para acelerar o metabolismo e a queima de gordura, para reduzir a absorção de gordura pelo intestino, reduzir o apetite ou acabar com a retenção de líquidos. Qualquer tipo deve ser usado junto com a regra básica do exercício com alimentação saudável.

Se você está pensando em agendar uma consulta médica com o intuito de perder peso, conheça um pouco mais sobre as opções sintéticas, naturais e receitas caseiras que ajudam a acelerar o processo sem ingerir químicos.

Remédios para emagrecer sintéticos aprovados pela Anvisa

remédios para emagrecer sintéticos liberados
Crédito: Freepik

No Brasil existem alguns remédios para emagrecer que são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles são os únicos remédios que podem ser legalmente consumidos para o tratamento da obesidade. Conheça os quatro remédios e seus efeitos colaterais.

Sibutramina

A sibutramina gera a sensação de saciedade no paciente. A substância tem efeito direto no sistema nervoso central para agir nos neurotransmissores de noradrenalina e serotonina, o que acaba por ajudar a controlar a fome.

Em relação aos efeitos colaterais, o paciente pode apresentar ansiedade, insônia, boca seca, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca mais comumente.

Liraglutida

O liraglutida, de nome comercial Saxenda, é um remédio injetável que atua no sistema nervoso central e também no aparelho digestivo. Ele tem efeitos múltiplos: faz a redução da motilidade do estômago, o que ocasiona a digestão lenta e aumenta a secreção de insulina, aumentando a sensação de saciedade do paciente.

Os efeitos colaterais são similares aos da Sibutramina. Apesar disso, alguns sintomas são mais ressaltados para cada caso. Em relação ao liraglutida, os efeitos colaterais mais notórios são a constante náusea e alteração do sabor dos alimentos.

Orlistat

Orlistat ou Xenical, como é mais conhecido, age no sistema digestivo diretamente. Ele tem a função de reduzir a absorção de gordura pelo intestino, evitando assim o ganho de peso. Esse medicamento impede o armazenamento da gordura consumida em excesso e elimina-o junto com as fezes.

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso desse medicamento são gases e diarreia. Por conta da forma com que age no organismo, o uso desse medicamento é aliado de uma dieta rígida prescrita pelo médico para potencializar os efeitos. Outro efeito colateral é o aumento dos riscos de desenvolvimento de pedras na vesícula.

Cloridrato de lorcasserina

Esse remédio está no mercado com o nome comercial de Belviq, registrado pelo laboratório Eisai. Ele atua nos níveis de serotonina no cérebro, reduzindo o apetite e aumentando a saciedade com uma quantidade pequena de comida por refeição, o que leva ao emagrecimento.

Entre os possíveis efeitos colaterais estão dores de cabeça, baixo índice de glicose no sangue, infecções respiratórias, dores nas costas e músculos de outras partes do corpo.

Remédios para emagrecer podem causar vício?

Esses remédios não causam vício, ao contrário do que a maioria pensa. Normalmente, o paciente que faz o uso desses tipos de medicamentos têm de ingerir por períodos de tempo muito grandes, por isso, quando deixa de tomar, podem sofrer com a volta do ganho de peso.

Por causa de tantos riscos, esses medicamentos só podem ser usados com prescrição médica. São contraindicados para gestantes e lactantes, além de haver contraindicações específicas em cada caso. Mesmo que tiver acesso a esses medicamentos sem receita, o uso é perigoso sem acompanhamento médico, não cometa esse erro que pode colocar sua saúde em risco.

Remédios para emagrecer naturais

remédios naturais obesidade
Crédito: Freepik

Depois das quatro opções sintéticas liberadas pela Anvisa, conheça algumas opções naturais, também vendidas em farmácias, mas feitas a partir de plantas que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Da mesma forma que os sintéticos, estes devem ser consumidos junto de novos hábitos para um estilo de vida mais saudável.

MaxBurn

Esse remédio é um suplemento à base de chá verde e açaí que faz o metabolismo acelerar, ideal para quando quer aumentar o gasto calórico nos treinos. Ele também tem um efeito de redução de apetite, ajudando as pessoas mais ansiosas por comida a comerem em menor quantidade.

É recomendado tomar uma cápsula antes do almoço e outra antes do jantar. Entretanto, esse medicamento não é liberado pela Anvisa, então o cuidado deve ser redobrado.

Chá verde

O chá verde tem diversas propriedades medicinais que atuam em benefício da saúde de modo geral. Para emagrecer, ele atua acelerando o metabolismo e estimulando uma queima maior de gordura durante a atividade física.

Deve ser evitado à noite porque contém cafeína que pode atrapalhar o sono. Esse ponto é importante, pois um sono desregulado prejudica o emagrecimento. O chá verde para emagrecer pode ser feito em casa com folhas do chá desidratadas ou consumido em forma de cápsulas. São 3 a 4 xícaras do chá ou 2 cápsulas de manhã e 2 à tarde.

Goji berry em cápsulas

A goji berry é uma frutinha vermelha vendida no Brasil em sua forma desidratada, como passas vermelhas. Ela é usada em diversas receitas saudáveis por conta do seu alto poder antioxidante e anti-inflamatório protetor das células. Para a finalidade de estimular o emagrecimento, pode-se ingerir 1 cápsula depois do almoço e outra depois do jantar.

Quitosana

Esse remédio natural para emagrecer é feito a partir das fibras dos esqueletos de frutos do mar com efeito de aumento da saciedade e redução da absorção de gordura pelo intestino. Pode-se ingerir 2 cápsulas antes do almoço e mais 2 antes do jantar. Alérgicos a frutos do mar não devem consumir.

Remédios caseiros para emagrecer

emédios para emagrecer caseiros receitas
Crédito: Freepik

Esses remédios podem ser usados sem prescrição médica, mas mesmo assim é importante conhecer seu organismo para evitar reações adversas. Se estiver fazendo um programa de emagrecimento com acompanhamento médico, que é o ideal, ele deve saber sobre o uso desses remédios caseiros para ajudar a orientar sobre o uso adequado em cada caso.

Chás de ervas

Assim com o chá verde, existem diversos outros tipos de plantas que oferecem um efeito diurético, ou seja, que aumenta a eliminação dos líquidos retidos, reduzindo o inchaço corporal. Pode-se fazer chá de alcachofra, sabugueiro, cavalinha, louro e anis. Pode também misturar um pouquinho de cada e fazer uma infusão para tomar ao longo do dia, sem adoçar.

Água de limão com gengibre

A água de limão com gengibre é ótima para reequilibrar o pH do sangue, facilitar a digestão e acelerar o metabolismo das gorduras. Além disso, você já aproveita para consumir uma bebida que vai fortalecer o sistema imunológico, ajudando a passar pelas adaptações alimentares sem prejuízos à saúde. Prepare 1 litro de água com 5 rodelas de limão e 2 colheres de sopa de raspas de gengibre para beber ao longo do dia. Não guarde para o dia seguinte.

Água de berinjela

A água de berinjela também oferece uma ótima ação diurética, aliviando o inchaço e aumentando o bem-estar. Ela atua no emagrecimento porque contém uma substância chamada saponina que rompe as moléculas de gordura no sangue, impedindo que sejam reabsorvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

teste de gravidez caseiro

Teste de gravidez caseiro funciona? Conheça as receitas populares

esfoliação caseira

Como fazer esfoliação caseira para rosto, corpo, pés e cabelo