em

AmeiAmei

12 Remédios caseiros para aftas

Veja por que as aftas acontecem e o que pode ser usado para acelerar sua cicatrização e aliviar a dor

remédios caseiros para aftas
Crédito: Freepik

As aftas são lesões que ocorrem no interior da boca e não são causadas por nenhum tipo de micro-organismo, como bactéria, vírus ou fungo. Elas são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas e causam desconforto, mas não costumam evoluir para maiores problemas. Sendo assim, há remédios caseiros para aftas que podem ser aplicados de forma segura. Veja quais são.

Remédios caseiros para aftas

remédios caseiros para aftas quais são
Crédito: Freepik

As aftas costumam durar entre uma e duas semanas, mas chegam a perdurar mais tempo caso estejam muito perto dos dentes, pois podem sofrer traumatismos quando você mastiga e, assim, a cicatrização demora mais.

Mesmo durante esse pouco tempo que ficam na boca, incomodam e doem o suficiente para atrapalhar atividades simples, como comer, falar, beijar e escovar os dentes. Por isso, os remédios caseiros para aftas são uma boa alternativa. Confira o que pode ser usado:

1. Água e sal

Fazer bochecho com uma solução salina é bem eficiente para acelerar o desaparecimento de aftas simples, já que essa mistura é anti-inflamatória e antisséptica. O sal também serve como antiácido, já que a afta se forma por excesso de acidez na mucosa bucal.

2. Água e água oxigenada

No lugar do sal, pode-se misturar duas partes iguais de água com água oxigenada 10 volumes. Nesse caso não é feito o bochecho. Apenas molha-se um cotonete na solução e aplica-se sobre a afta, deixando agir alguns minutos antes de comer ou beber outra coisa.

3. Chá preto

Esse chá, que aliás também pode ser substituído pelo chá verde, é uma boa opção para aliviar a dor e limpar a afta. Ele possui taninos que são substâncias adstringentes, ou seja, de limpeza. Ao deixar a afta limpa, alivia-se o incômodo que ela causa. A aplicação é do sachê de chá sobre a afta, depois que a bebida pronta e morna.

4. Cravo-da-índia

Os cravos possuem propriedades antissépticas e analgésicas, então ajudam a aliviar a dor e a limpar a afta, acelerando seu desaparecimento. Para isso, basta mascar um cravinho por alguns minutos e esperar um tempo antes de comer ou de beber outra coisa.

5. Iogurte natural ou kefir

Essas duas bebidas são ricas em Lactobacillus, que são essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Então, seja iogurte ou kefir, ingeri-los ao longo do dia vai ajudar a curar as aftas, além de tratar a causa do problema, caso esteja relacionada com a imunidade baixa.

6. Leite de magnésia

Misture uma colher de sopa de leite de magnésia com um copo de água, mexa bem e faça gargarejos em seguida. O leite vai criar uma camada protetora sobre a afta, ajudando para que não seja infectada e, assim, cure mais rápido.

7. Pasta de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um clássico elemento para combater as aftas. Isso porque ele é um sal com caráter alcalino, neutralizando o excesso de ácido, causador das aftas. Desse modo, ele é perfeito tanto para casos pequenos, quanto maiores.

Aplique o bicarbonato, misturando-o em água. Porém, coloque pouca água, para que forme uma espécie de pasta mais durinha. Se você colocar muita água, a diluição irá atrapalhar no momento de aplicação.

8. Suco de limão

Pode parecer estranho, mas o suco de limão é um excelente agente para combater a presença de aftas no organismo. Isso porque, embora seja ácido, ele possui um caráter alcalino dentro do corpo. Vale destacar que não se deve colocar açúcar.

9. Tomate

O tomate é um dos remédios caseiros para aftas, pois é alimento muito bom para a alcalinização, mesmo sendo ácido, assim como o limão. Afinal, ele se torna básico no organismo. A sensação que dá na hora da aplicação é de extremo alívio, pois ele também diminui o incômodo da afta.

Para fazer isso, basta amassar bem um tomate. Ele ficará levemente pastoso. Coloque essa pasta na região da afta e aguarde alguns minutos, dependendo da gravidade da situação.

10. Castanha-do-Pará com laranja

A castanha-do-Pará e a laranja também são alimentos que tornam o pH alcalino. Para preparar um remédio com esses componentes, coloque-os para bater em um liquidificador. Depois, basta aplicar no local afetado.

11. Própolis com água

Ponha 15 gotas de própolis em um recipiente bem pequeno e adicione um pouco de água. Coloque na boca e deixe em contato com a região afetada. Depois, pode engolir o líquido sem problemas.

12. Canela em pó

Polvilhe um pouco de canela em pó sobre a região afetada pela afta. Além de cicatrizante, ela é um excelente anti-inflamatório. Assim, a aplicação desse ingrediente colabora bastante para a cicatrização da afta em questão.

Causas das aftas

o que provoca aftas
Crédito: Freepik

Não há uma única causa para as aftas, mas sabe-se que elas não são contagiosas. O que os médicos perceberam, ao longo de tantos casos estudados, é que elas ocorrem por causa de alguma instabilidade no sistema imunológico. Então, algumas causas podem ser:

  • Estresse do sistema imunológico;
  • Predisposição genética;
  • Histórico familiar;
  • Disfunções hormonais;
  • Fumo;
  • Lesão causada por objeto cortante;
  • Espessura anormal da mucosa bucal;
  • Alergias a produtos que entram em contato com a boca;
  • Doenças sistêmicas.

Conforme a causa, as aftas podem aparecer uma única vez ou várias vezes ao longo da vida. São vistas como um sinal de que há alguma desordem no organismo, então o problema deve ser tratado pela raiz. Se as aftas forem recorrentes, procure um médico estomatologista ou um dentista.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Lembre-se também de testar antes de usar quaisquer desses remédios caseiros para aftas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

docinhos de festa receitas

10 Receitas de docinhos de festa clássicos

Como limpar mármore sem estragar