em

Como cuidar do kefir de leite e de água? Saiba tudo!

Veja como cuidar dessa bebida probiótica tão valiosa para a saúde, e tenha sempre um kefir fresquinho para consumir.
cuidar do kefir
Crédito: Wikimedia

O kefir é um alimento probiótico que está cada vez mais presente na mesa das famílias brasileiras. Especialmente quem busca por mais qualidade de vida e saúde, pode ter o kefir como grande aliado. Então, se você já conhece os benefícios desse alimento, veja agora como cuidar do kefir nas suas duas versões: de água e de leite.

Como cuidar do kefir de leite passo a passo

O kefir de leite é aquele em que a muda é bem branquinha, pois é do leite que ela adquire essa cor. Quando você compra ou recebe uma doação da mudinha de kefir, ela pode chegar desidratada, congelada ou fresca. Veja como cuidar de cada maneira:

Cuidando do kefir de leite desidratado

Ao receber uma muda de kefir desidratada, ela ainda não estará bem branquinha, e sim, amarelo-queimado ou alaranjado. Então, o primeiro passo é hidratá-la para depois fazer o seu cultivo. Para isso, será necessário, antes de tudo, separar os utensílios.

Materiais

  • Pote de vidro esterilizado: 1 unidade;
  • Pano poroso limpo (gaze, fralda, voal, papel toalha): 1 quadradinho para tampar o pote;
  • Elástico para segurar o pano: 1 unidade;
  • Colher de plástico, madeira ou inox: (1 unidade);
  • Peneira de plástico: 1 unidade;
  • Leite integral ou água filtrada: suficiente para cobrir a muda.

Modo de preparo

1. Coloque a muda de kefir desidratada dentro do vidro esterilizado. Depois cubra com o leite ou água (sem açúcar). A quantidade é cerca de 500 mililitros de líquido para cada colher de sopa de kefir.

2. Tampe o pote com o pano poroso e prenda com o elástico. Deixe em local seco e ao abrigo da luz para fermentar por 24 horas. Quanto mais alaranjada a muda desidratada estiver, mais tempo de fermentação vai precisar.

3. Passado o tempo, coe a muda de kefir e descarte o líquido.

4. Coloque a muda novamente dentro do pote e agora adicione mais uma quantidade, só que de leite. A água era opcional apenas na primeira fermentação. Deixe fermentar em local seco e escuro por mais 24 horas.

5. Mais uma vez, coe a muda e descarte o leite. Nessa etapa os grãos deverão estar mais espessos, com uma leve camada cremosa ao redor. Eles estão em processo de ativação, como se estivessem “acordando”.

6. Se perceber que alguns grãos ainda estão amarelados, repita o processo e descarte novamente o leite até que o kefir esteja totalmente branco. Se já estiver branco após os dois primeiros descartes, então pode começar o cultivo.

7. Observe se o odor do kefir está normal, ou seja, ácido, mas agradável. Se estiver azedo, estragou. Então você precisará de uma nova muda. Se estiver bom, então, comece o cultivo propriamente dito:

Cuidando do kefir de leite hidratado

Os materiais a utilizar serão os mesmos. Mas faça uma nova esterilização no pote de vidro, lavando-o com água fervida.

1. Coloque a mudinha dentro do pote, cubra com leite (1 colher de sopa de kefir para cada meio litro de leite) e com o pano poroso e deixe fermentar por 12 a 24 ou até 48 horas.

2. O tempo de fermentação vai depender do gosto que você desejar. Quanto mais tempo ficar, menos docinho, pois o açúcar do leite será cada vez mais consumido pelas bactérias e leveduras.

3. Se perceber uma camada de líquido transparente no meio do kefir, é o soro. É normal e ele irá se misturar ao líquido após ser coado.

4. Quando o kefir estiver pronto (fermentado), coe e transfira o líquido para outro pote esterilizado. Dessa vez, tampe-o e guarde na geladeira para consumir na mesma semana (melhor que seja em até 3 dias).

5. Então é só recomeçar o processo. No intervalo entre cada 3 ou 4 processos de fermentação, após coar o kefir, você pode lavar a muda. Para isso, basta deixá-la embaixo de água corrente, na peneira, por um minuto.

6. Se a muda tiver crescido muito, você pode dividi-la em mais potes para produzir mais kefir. Se não tiver como consumir uma quantidade tão grande, pode doar as mudas ou congelar em saquinhos plásticos muito bem lacrados.

Dica: É interessante sempre manter uma muda congelada para o caso de contaminar a muda que está sendo cultivada. Assim você sempre terá uma muda de reserva. Mais adiante veja como descongelar o kefir.

Como cuidar do kefir de água?

O processo para cuidar do kefir e água é praticamente o mesmo para cuidar do kefir de leite. A diferença é que você irá utilizar água filtrada sem açúcar na primeira hidratação e água filtrada com açúcar a partir da segunda fermentação.

Quando pegar uma muda desidratada, nesse caso, ao invés de ficar cada vez mais branquinha conforme você faz o processo de hidratação, a muda vai ficando transparente. Se você utilizar um açúcar mascavo ou orgânico, a muda ficará mais escurecida, da cor do açúcar: é normal.

Evite utilizar açúcar refinado comum, pois ele é a versão com menos nutrientes. Ou seja, seu kefir será menos saudável do que poderia ser com açúcar cristal, demerara, orgânico ou mascavo.

A quantidade para cultivo de kefir de água é de 200 ou 300 mililitros de água com 1 colher de sopa de açúcar para cada colher de sopa de muda de kefir. Não há problema se colocar um pouco mais de açúcar.

Como cuidar do kefir congelado?

Se você resolveu congelar uma ou mais mudas de kefir para usar posteriormente ou caso a sua muda hidratada fosse contaminada, veja como reativá-lo para uso.

Retire a muda de kefir do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente se estiver frio ou na parte de baixo da geladeira. Não coloque-a em contato com coisas que aqueçam, como água quente, forno ou micro-ondas, ou a muda morrerá.

A partir de então, quando estiver descongelado, realize o mesmo processo feito para a ativação do kefir desidratado, explicado no início do artigo.

O kefir pode se manter congelado no freezer por até 3 meses, em recipiente bem fechado, como saquinhos plásticos com zíper.

Há quem deixe por mais tempo, então é questão de testar, já que esse período de conservação pode variar conforme a quantidade de vezes que seu freezer é aberto e o quanto a sua muda estava saudável.

Dicas valiosas para cuidar do kefir

Essas dicas valem tanto para como cuidar do kefir de leite quanto de água:

1. Nunca manipule o kefir com colher de metal, sempre plástico, inox ou madeira. O metal pode matar o kefir.

2. Tenha materiais para uso exclusivo do cultivo de kefir. Compre novos, esterilize e não use para qualquer outro fim a não ser para mexer no kefir. Mantenha-os bem guardados, em local limpo e seco.

3. Prefira sempre usar recipientes de vidro, pois o plástico tem grande facilidade de contaminação. O vidro não interfere no desenvolvimento da muda de kefir.

4. Para esterilizar os materiais, lave-os muito bem com água e sabão comum, de preferência natural, como sabão de coco, e depois escalde com água fervente. Pode deixar secar naturalmente ou use um pano limpo.

5. Nunca deixe o kefir entrar em contato com água quente, ou ele irá morrer.

6. A fermentação do kefir pode demorar mais se você mora em um local muito frio ou se for inverno. O ideal é que ele fique em um local bem fechado, seco e limpo, ao abrigo da luz, entre 22°C e 30°C.

7. Se precisar sair por alguns dias ou até 3 semanas, você pode deixar o kefir fermentando na geladeira, com pouca água com açúcar ou leite, e o paninho poroso por cima. Lembre-se que nenhum alimento poderá estar destampado na geladeira para não contaminar o kefir. Quando retornar para casa, coe o líquido e descarte, recomeçando o processo.

8. Não deixe o kefir ficar fermentando por mais de 48 horas, pois o açúcar do leite ou da água poderá acabar. Assim, a muda ficará sem alimento e morrerá. A única exceção é caso você o deixe fermentando na geladeira, pois o processo será mais lento. Mesmo assim é necessário que esses grãos estejam bem saudáveis.

9. Evite colocar leite no kefir de água e vice-versa, pois cada tipo possui diferentes bactérias e leveduras que podem não se adaptar ao novo líquido e morrer. Se quiser testar, pegue uma pequena quantidade de uma muda que esteja bem saudável e veja como fica.

Qual tipo de kefir escolher?

Se você está na dúvida se deve escolher kefir de água ou de leite, veja quais as diferenças e descubra qual pode ser melhor para a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

doce de cidra
Doce de cidra: Veja duas receitas para incluir nas suas sobremesas
limpar porcelanato
Como limpar porcelanato: dicas para manter o piso como novo