em

Benefícios e como fazer cogumelo shimeji

Rico em fibras e potássio, o cogumelo shimeji é um excelente aliado da dieta e ganho de massa muscular.
cogumelo shimeji
Crédito: Pxhere

O cogumelo shimeji é um alimento comum na gastronomia asiática, principalmente no Japão, onde é considerado o mais saboroso dos cogumelos comestíveis. No Brasil, o fungo se popularizou graças aos restaurantes de comida japonesa e também graças à cozinha vegana e vegetariana, já que ele é um dos melhores substitutos da proteína animal.

Quais as propriedades do cogumelo shimeji

Assim como a maioria dos cogumelos comestíveis, o shimeji é pouquíssimo calórico, tendo apenas 22 calorias por 100 gramas. Essa mesma quantidade contém 3,3 gramas de carboidratos e apenas 0,2 de gorduras. Não é à toa, portanto, que ele seja um dos alimentos mais consumidos por quem está de dieta.

Do lado dos nutrientes, o shimeji se destaca pela grande quantidade de proteínas (7,3 gramas a cada 100 gramas), fibras alimentares (4,5 gramas) e potássio (398 mg). O zinco, o cobre e o ferro também estão presentes. Em relação às vitaminas, o shimeji é rico nas do complexo B, principalmente B1, B6, B9 e B12.

Benefícios do shimeji na saúde

Fica a dica aos frequentadores de academia: o cogumelo shimeji, por ser rico em proteínas, auxilia no ganho de massa muscular. Além disso, por ser pobre em calorias e em carboidratos, é um excelente aliado para quem quer perder peso.

Pelo mesmo motivo ele é um ótimo substituto para quem quer tirar a carne do prato. A proteína do shimeji é praticamente limpa e sem origem animal, e até o gosto e textura lembram um pouco a carne vermelha. Cada propriedade oferecida pelo shimeji tem função específica para o corpo. Confira cada uma.

Vitaminas do complexo B

A tiamina, também conhecida como vitamina B1, é responsável por quebrar as moléculas de açúcar e fortalecer o funcionamento do sistema cardiovascular, enquanto a B9 cuida da função hepática.

Já a B6 fortalece o sistema imunológico, por isso o ideal é consumi-lo em períodos em que é mais comum ficar doente, como no inverno e quando o clima está seco. Ela também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, e por isso combate a diabetes.

Por fim, a B12 exerce papel fundamental para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue e para o funcionamento adequado do sistema nervoso, das funções neurológicas e síntese do DNA.

Vitamina D

O ergosterol está entre os compostos presentes no shimeji e é um precursor da vitamina D, essencial para fixação do cálcio nos ossos. O consumo desse alimento é indicado para prevenir a osteoporose e fortalecer a saúde óssea.

Potássio

O potássio exerce diversos benefícios: fortalece o sistema cardiovascular, pois relaxa os vasos sanguíneos, combate a hipertensão e controla a pressão arterial. Ele minimiza os riscos de AVC (acidente vascular cerebral), auxilia na regulação de fluídos e fortalece a formação óssea.

Fibras

Quem sofre de prisão ventre deve incluir o cogumelo shimeji na dieta, pois as fibras alimentares estimulam a digestão e os movimentos peristálticos, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

Elas também fortalecem o sistema cardiovascular, pois diminui os níveis de colesterol ruim e previne o AVC. Também controla os níveis de glicose no sangue, combatendo a diabetes.

Zinco

Outro aliado no fortalecimento do sistema imunológico e combate à diabetes, o zinco também fornece energia ao corpo.

Como preparar o shimeji

Ao contrário do cogumelo shiitake, o “cabinho” do shimeji pode ser consumido sem receios, mas é preciso separá-los com uma faca. Isso porque eles vêm grudados a uma parte esponjosa, que não deve ser consumida, pois é fibrosa e não tem gosto.

O ideal é não lavar, pois sua textura naturalmente esponjosa absorve a água e encharca. Use um papel toalha para remover a sujeira e só em último caso use um pouco de água para limpar.

O preparo tradicional é na manteiga, mas o azeite também pode ser usado. Basta refogar com cebolinha, sal e pimenta a gosto. Ele também fica ótimo com shoyu e quando usado em molhos e caldos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

unhas decoradas simples
10 Ideias de unhas decoradas simples para fazer em casa
como limpar piso laminado
Como limpar piso laminado sem arranhar