em

Prevenir doenças do coração é simples! Siga as dicas para sua saúde

Saiba como evitar problemas cardíacos com técnicas simples para serem aplicadas no dia a dia

prevenir doenças do coração
Crédito: Freepik

O coração é um órgão fundamental para o organismo e necessita de cuidados especiais. Infelizmente, alguns hábitos extremamente prejudiciais para a saúde cardíaca são reproduzidos com frequência. Por isso, é muito importante que se confira quais sãos as dicas para prevenir doenças do coração e que se conserve o bom estado desse órgão.

Como prevenir doenças do coração: 7 dicas

A função do coração é a bombear o sangue oxigenado para todo o corpo. Basicamente, esse órgão funciona como um motor central, ao qual todas as funções do organismo são dependentes. Portanto, é essencial que se saiba como prevenir doenças do coração e possuir uma vida saudável, por meio de mudança de diversos hábitos.

Logo, confira as técnicas abaixo para a correta prevenção dessas doenças e as implemente em seu dia a dia!

1. Faça exercícios físicos regularmente

prevenir doenças do coração
Crédito: Pixabay

A prática regular de exercícios físicos é essencial para proteger e fortalecer o coração. De acordo com estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), essa atividade é essencial para prevenir a insuficiência cardíaca. Para você ter uma ideia, a insuficiência cardíaca consiste na falha do coração no que se refere a bombear o sangue de modo correto.

Outro ponto importante para prevenir doenças do coração é que o treinamento aeróbico colabora para a saúde cardiovascular, pois facilita a remoção de mitocôndrias disfuncionais das células específicas do coração.

Isso aumenta a produção de energia e reduz os índices de moléculas tóxicas que danificam as células cardíacas. Portanto, a caminhada é uma excelente opção para pessoas com idade avançada que querem usufruir dos benefícios de um exercício aeróbico, com redução de impacto.

2. Não fume

O cigarro é apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) como responsável pelas doenças relacionadas à bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rins, laringe, pulmão, boca, faringe e estômago. Além disso, é responsável por 428 mortes anuais aqui no Brasil e mata de 6 a 10 consumidores desse veneno. Como se não fosse o suficiente, o cigarro também gera doenças no coração e promove diversos problemas nesse órgão.

Dentre esses problemas está o fato de que ele é um agressor do endotélio que consiste em uma parede celular, responsável por cobrir os vasos sanguíneos. A consequência é que as artérias se tornam mais vulneráveis ao acúmulo de gordura e dificulta o sangue a circular devidamente, pois interfere em sua contração e dilatação.

Além disso, ele acelera a oxidação do colesterol, o que provoca a formação de placas gordurosas que podem aumentar as chances de infarto. Portanto, parar de fumar é essencial para prevenir doenças do coração.

Como parar de fumar: métodos, dicas e os benefícios de largar o vício

3. Não exagerar no álcool

Se você consumir em um teor moderado, tudo bem, mas o consumo excessivo de álcool é péssimo para o coração, pois pode gerar insuficiência cardíaca e propiciar um aumento de pressão e o enfraquecimento da musculatura cardíaca. Se você não ingere o álcool em grandes quantidades, mas em doses médias diárias, deve tomar cuidado para não criar dependência química com esse produto.

4. Evite o estresse frequente

O estresse ocasional é até vantajoso para a saúde e funciona como um mecanismo de defesa do corpo, mas se ele for crônico se torna um problema que influencia no físico da pessoa. Uma pessoa que se estressa frequentemente possui uma liberação exacerbada de cortisol e hormônios que geram a vasoconstrição.

Esse cenário biológico é um problema, pois ocorre uma diminuição do calibre dos vasos sanguíneos em que as artérias diminuem a versatilidade para readaptar e expandir. Isso promove o aumento da pressão arterial e a elevação dos batimentos cardíacos, o que pode acabar gerando um infarto.

5. Diminua o consumo de açúcar e gordura

prevenir doenças do coração
Crédito: Pixabay

O consumo excessivo de gorduras provenientes de banhas e alimentos industrializados é ruim para a saúde do coração e pode provocar a formação de placas de gordura nas artérias, com o decorrer do tempo.

Já os açúcares, em excesso, podem até propiciar o surgimento da diabetes. Essa doença não possui cura e seus portadores possuem 2 a 3 vezes mais de chances de desenvolverem problemas cardíacos.

6. Tenha uma alimentação equilibrada

Além de cortar alguns alimentos negativos, você deve investir numa alimentação equilibrada prevenir doenças do coração. Por isso, evite ao máximo os industrializados e as frituras da sua dieta.

Desse modo, alimentos ricos em antioxidantes como a batata-doce, açaí e cenoura, por exemplo, são importantes para combater os desgastes gerados pelos radicais livres. Também são excelentes para serem acrescentados em sua dieta.

Outro grupo importante de alimentos é o dos que possuem fibras solúveis, como a aveia, que reduz os índices de colesterol e combate a formação de placas nas artérias.

7. Evite o sódio

Além dos açúcares e das gorduras, o sódio também é um componente que deve ter o seu consumo limitado. A média recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 6 gramas por dia. Infelizmente essa média geralmente é ultrapassada pelas pessoas.

Dentre as consequências negativas, a principal é a hipertensão arterial que provoca em torno de 300 mil mortes anuais. O consumo exacerbado do sal também sobrecarrega o coração, se não houver a devida compensação com água.

Se você achou essas dicas para prevenir doenças do coração úteis, compartilhe!

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

19 benefícios da batata-doce

Benefícios da batata-doce: saiba como esse alimento atua em seu corpo

depilar o buço

Como depilar o buço em casa – 6 formas práticas para testar