em

Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tipos da doença

Os problemas do coração afetam milhares de pessoas, e muitas vezes podem ser prevenidos com cuidados do dia a dia.
insuficiência cardíaca
Designed by Freepik

Para falar sobre insuficiência cardíaca é preciso falar brevemente sobre a importância do coração. Esse músculo, que fica entre os dois pulmões, tem a função de sugar e de bombear sangue para o corpo todo através das artérias. É esse sangue que vai levar oxigênio e todos os nutrientes que cada sistema do organismo necessita para funcionar.

Por isso, a importância de um coração saudável é total. Mas quando ele apresenta defeito no seu funcionamento, com dificuldade para bombear o sangue, é o que se chama de insuficiência cardíaca. Veja quais são os tipos da doença, os sintomas, causas, tratamentos e formas de prevenção.

Aqui você encontra:

Tipos de insuficiência cardíaca

quais os tipos de insuficiência cardíaca
Designed by Freepik

Existem diferentes tipos de insuficiência cardíaca, pois cada um atinge uma fase do trabalho do coração na distribuição do sangue para o corpo. Basicamente, são dois tipos e mais duas variações:

Insuficiência cardíaca diastólica

Nesse tipo, há uma rigidez incomum nos músculos que formam o coração, fazendo com que ele não consiga se encher de sangue o suficiente para ter a força necessária para enviá-lo de volta ao corpo.

Insuficiência cardíaca sistólica

Essa insuficiência ocorre quando o coração não é capaz de bombear ou de ejetar o sangue para o seu exterior da forma adequada.

Insuficiência cardíaca direita ou esquerda

Além desses dois tipos, também pode ocorrer a insuficiência em apenas um dos lados do coração, e assim é chamada de insuficiência cardíaca direita ou esquerda. Mesmo assim, com o passar do tempo, os dois lados são prejudicados, pois um deles acaba tendo que trabalhar o dobro.

Insuficiência cardíaca congestiva

Quando o coração não consegue mais trabalhar direito, ocorre que uma quantidade maior de sangue pode ficar acumulada em outros órgãos ou membros. Assim, eles não irão receber as quantidades de oxigênio e nutrientes o suficiente e poderão desenvolver doenças. Quando isso ocorre é a chamada insuficiência congestiva.

Quais são os sintomas?

sintomas de insuficiência cardíaca
Crédito: Pixabay

A insuficiência cardíaca costuma ocorrer gradativamente, por isso é importante ficar atento aos sintomas, que podem aparecer aos poucos. Eles vão aparecer de repente no caso de ocorrer algum outro problema do coração, como infarto ou uma doença específica. De modo geral, os sintomas são:

Inchaço

Apenas esse sintoma não é suficiente para se dizer que o problema é no coração, mas faz parte do alerta. O inchaço ocorre principalmente nos tornozelos, nos pés e na região abdominal.

Falta de ar

No início a falta de ar costuma acontecer durante ou após uma atividade física. Mas conforme a doença se agrava, pode acontecer falta de ar mesmo quando estiver descansando.

Aumento de peso

Assim como o inchaço, o aumento de peso é um sintoma de diversas doenças, mas deve servir como um sinal de alerta para um problema cardíaco também. Principalmente quando você sabe que o aumento de peso não ocorreu simplesmente porque começou a consumir muito mais calorias do que gasta.

Palpitação

Quando você sente seu coração bater mais rápido, mesmo sem ter feito esforço e sem precisar colocar a mão no peito, é sinal de palpitação. Ela pode estar ocorrendo porque o coração está tentando funcionar corretamente.

Cansaço excessivo

cansaço e insuficiência cardíaca
Crédito: Pxhere

O corpo fica com menos energia quando o sangue não é bombeado corretamente para os órgãos. Por isso é comum sentir fraqueza, fadiga e até ocorrerem desmaios repentinos.

Redução da urina de dia e aumento de noite

Fazer menos xixi durante o dia e precisar levantar várias vezes para urinar durante a noite são sintomas que podem ocorrer no caso da insuficiência renal também, por isso é importante observar quais outras mudanças estão acontecendo no corpo.

Falta de concentração

O cérebro também precisa do sangue bombeado pelo coração para funcionar, por isso as funções cognitivas, dificuldade de se concentrar e de manter-se atento podem ser afetadas.

Dificuldade para dormir

Mesmo que a apneia do sono seja uma predisposição para a insuficiência cardíaca, não é só ela que vai dificultar as boas noites de sono. Quem sofre com o problema de coração pode não conseguir pegar no sono ou ficar acordando incomodado durante a noite.

Falta de apetite

A regulação da fome também é afetada pela doença, e pode surgir também náuseas e vômitos.

Causas da doença

quais são as causas de insuficiência cardíaca
Designed by Freepik

A causa mais comum da insuficiência cardíaca nos brasileiros é a doença arterial coronariana. Ela ocorre pelo estreitamento dos vasos que levam oxigênio para o coração. Assim como todos os órgãos, ele também precisa de oxigênio para funcionar.

Esse estreitamento pode acontecer por excesso de gordura presa nos vasos, alteração nas válvulas do coração, inflamação do músculo do coração, doença de Chagas e outros problemas.

Além da doença arterial coronariana, pessoas que estão no grupo de risco de desenvolver insuficiência cardíaca são aquelas com:

  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Que já tiveram ataque cardíaco;
  • Que têm apneia do sono;
  • Arritmia cardíaca;
  • Que abusam de bebidas alcoólicas;
  • Que possuem doença cardíaca congênita;
  • E que sofreram alguma infecção séria por ataque de vírus.

Tratamentos para insuficiência cardíaca

Para que o médico cardiologista possa definir o tratamento mais adequado a cada paciente, terá de considerar a causa da doença, o estágio e uma série de características individuais sobre a saúde e estilo de vida do paciente.

Há uma série de medicamentos utilizados para tratar a insuficiência, reduzindo seus sintomas e prolongando a vida do paciente. São remédios para pressão alta, diuréticos, para reduzir a adrenalina, vasodilatadores e específicos para o funcionamento do coração.

Além da medicação é fundamental que o paciente corte o consumo de gorduras ruins ao organismo, frituras, sal, bebida alcoólica e excesso de líquidos que podem causar retenção. Também é importante iniciar uma reeducação alimentar com apoio de um nutricionista, pois é preciso voltar para o peso ideal. Assim o coração poderá trabalhar com menos esforço.

Em alguns casos mais graves ou quando alguma outra doença cardíaca causou a insuficiência, existe a possibilidade de fazer cirurgia, seja para trocar válvulas comprometidas, fazer implantes, enxertos ou mesmo transplante de coração.

Tem como prevenir?

maneiras de como prevenir insuficiência cardíaca
Designed by Freepik

A maioria das causas que levam à insuficiência cardíaca podem ser prevenidas. Então, quanto mais cedo começar a se cuidar, melhor. É importante ter uma alimentação saudável e balanceada, manter o peso ideal, praticar atividade física, visitar seu médico regularmente e tratar corretamente outras doenças que possam surgir ao longo da vida.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sobre insuficiência renal
Insuficiência renal: conheça os sintomas, causas e tratamentos
pano branco
Pano branco: o que é, causas e tratamento desse problema de pele