Crédito: Wikimedia Commons
em

5 Receitas de manjar de beterraba

Uma sobremesa algo inesperada, de cor vibrante e muito saborosa!

Todo mundo gosta de comer uma boa sobremesa, mas depois vem aquele peso na consciência devido ao alto teor de açúcar e gordura. Por isso é essencial combinar o saudável com o saboroso. Desse modo, experimente o manjar de beterraba com 5 receitas deliciosas que combinam diferentes ingredientes para agradar aos paladares mais diversificados.

Se você achava que não poderia utilizar um legume para fazer doces, a beterraba é a raiz que comprova o contrário. Os ingleses, por exemplo, utilizaram durante séculos como ingrediente para adoçar os seus pratos, com o tradicional açúcar feito com base nesse legume.

Esse vegetal é altamente nutritivo e é rico em proteínas, sódio, potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, ferro, manganês e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Também é uma fonte de carboidratos para o fornecimento de energia para exercícios físicos. Portanto, a beterraba é utilizada para a prevenção e combate da anemia, fortalecimento da imunidade, rejuvenescer a pele, fortalecer os ossos e muitas outras funções essenciais.

E quando esse legume é utilizado como base para o manjar, esses nutrientes se perdem? A maioria deles é conservada com o preparo desse doce, mas há a perda dos componentes voláteis, como a vitamina C. Mesmo assim, esse gasto é compensado, pois há outros nutrientes que são antioxidantes e fortalecem a imunidade, como a vitamina A e o zinco.

Veja também: receitas de cheesecake de limão

5 Receitas de manjar de beterraba

Se você quer um doce saudável, já está mais do que comprovado que o manjar de beterraba é uma opção perfeita. É uma receita ousada que surpreende a maioria das pessoas, pois quem a degusta não espera que um legume possa formar uma sobremesa tão apetitosa e bonita.

Isso abre espaço até para que você faça brincadeiras de adivinha antes de entregar o manjar, para que os convidados descubram qual é o ingrediente principal do prato. Quem ganhar come a primeira colherada dessa delícia!

1. Com laranja

manjar com laranja
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita mistura a consistência proporcionada pela massa tradicional do manjar com o realce cítrico da laranja. Ela leva 2 beterrabas de tamanho médio, suco de laranja, açúcar e maisena.

Caso queira uma sobremesa mais saudável, substitua o açúcar cristal pelo demerara, que não sofre o mesmo processo de adição de enxofre. Faça essa receita como sobremesa para aquele almoço ou jantar especial em família e surpreenda todos os convidados com o sabor diferenciado da beterraba.

Veja o passo a passo: manjar com laranja

2. Com uva

manjar com uva
Crédito: Tudo Gostoso

Para uma coloração ainda mais roxa e marcante, a adição da uva é essencial, pois gera maior vida e melhora ainda mais o aspecto decorativo desse manjar de beterraba. Para preparar esse doce, você irá precisar de 1 litro do caldo utilizado previamente para o cozimento da beterraba, água, amido de milho, pacotinho de suco de uva artificial em pó e açúcar. Nessa receita, pode regular a quantidade de açúcar, já que o suco artificial em pó possui um teor mais elevado de glicose.

Veja o passo a passo: manjar com uva 

3. Com framboesa

manjar com framboesa
Crédito: Remédio Caseiro

Essa receita de manjar possui um aspecto avermelhado, proporcionado pela adição de framboesa em sua composição. Para preparar esse doce, você irá necessitar de beterrabas descascadas e previamente cozidas, a água do cozimento desse legume, suco de laranja, açúcar, amido de milho e gelatina de framboesa.

Veja o passo a passo: manjar sabor framboesa

4. Tradicional

manjar de beterraba tradicional
Crédito: Mesa Brasil

Essa opção é perfeita para quem gosta de manter a tradição. Esse manjar de beterraba leva apenas beterrabas, açúcar e amido de milho. A receita tem cor e consistência muito bonitas, e o sabor da beterraba é destacado.

Veja o passo a passo: manjar tradicional 

5. Com coco

manjar com coco
Crédito: Tempero e Fogão

Delicioso, nutritivo e saudável. São muitos os adjetivos que podem representar essa sobremesa com coco. Ela é preparada com componentes orgânicos e promove uma alimentação saudável, com um doce que rende uma quantidade grande, preparado com o saudável açúcar mascavo!

Para preparar essa maravilha, você irá necessitar de beterrabas, água, açúcar mascavo e coco ralado. Vale lembrar que o açúcar mascavo é opcional, já que a beterraba já é doce e assume esse papel nessa receita.

Veja o passo a passo: manjar com coco

Qual dessas receitas de manjar de beterraba você pretende experimentar em casa? Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
pão de queijo de tapioca

10 Receitas de pão de queijo de tapioca deliciosas

suco de acerola receitas

Como fazer suco de acerola: 10 receitas