Como plantar couve
Crédito: Freepik

Como plantar couve em casa: dicas e benefícios

Se você ainda não tem couve na sua horta, chegou a hora de mudar isso e levar mais saúde à mesa

Publicidade

A couve é um vegetal repleto de benefícios para a saúde. Se você tiver uma pequena horta em casa, pode aprender agora como plantar couve e ter sempre folhas verdes frescas para suas refeições.

Aproveite e veja: Folhas verde-escuras: benefícios à saúde + 3 receitas deliciosas

Como plantar couve em casa

Existem vários cultivares de couve, de diversas formas e cores, podendo ser crespas ou lisas, largas ou estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas. As dicas de cultivo são semelhantes, mas o ideal é que você compre sementes ou mudas que crescem melhor na região em que você mora.

Clima ideal para plantar couve

A couve gosta de clima ameno ou frio, inclusive, alguns cultivares suportam temperaturas de até -10 graus, como chega a fazer nos invernos do sul do país. Então, o ideal é que o cultivo ocorra no outono e inverno. Se você mora em uma região onde o clima é ameno o ano todo, pode cultivar a couve em outras épocas, evitando apenas que a semeadura ocorra no inverno, se estiver muito frio.

Publicidade

Como plantar couve – luminosidade ideal

Sol pleno é o que a couve precisa para se desenvolver. Então, procure arrumar seu canteiro em um local do seu quintal onde bate sol o dia todo. Mas, se você mora em um local onde os verões são muito quentes, pode ser melhor dar algumas horas de sombra ao dia para as couves.

Qualidade do solo

O pH do solo para o plantio da couve deve estar entre 6 e 7,5. Prepare um solo com boa retenção da umidade e, ao mesmo tempo, que seja bem drenado. Deve também ser fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio e rico em matéria orgânica.

Como irrigar a couve?

É importante que o solo seja mantido úmido, mas sem encharcamentos. Regue quando notar que a superfície da terra está seca. As mudinhas precisam de um pouco mais de umidade para se desenvolverem.

Fazendo o plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente na horta ou em sementeiras. Semeie as sementes a 1 cm de profundidade, regue e aguarde a germinação, que ocorre normalmente dentro de uma semana ou duas.

Publicidade

Geralmente, um espaçamento de 50 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e de 25 a 50 cm entre as plantas é adequado.

Se quiser plantar em vaso também dá certo, desde que escolha um vaso com um mínimo de 25 cm de diâmetro e altura.

As mudas devem ser transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras e estão com pelo menos 10 cm de altura. De preferência, faça o transplante em dias nublados e chuvosos ou no fim da tarde, irrigando logo em seguida.

Publicidade

Aproveite e veja: Growth: conheça o vaso que cresce junto com a planta

Como plantar couve – cuidados durante o cultivo

Depois de transplantar suas mudas de couve para o local definitivo, mantenha alguns cuidados para garantir plantas grandes, saudáveis e saborosas.

Remova as ervas invasoras que crescerem perto das couves;

Se o seu cultivar for do tipo que fica muito alto, e você não quiser isso, pode cortar a extremidade do caule principal para favorecer o desenvolvimento dos brotos laterais.

Publicidade

Quando fazer a colheita?

A colheita começa, geralmente, de 10 a 16 semanas após o plantio. Evite colher as folhas mais jovens porque isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Evite colher as folhas nas horas mais quentes do dia e deixe pelo menos as 5 folhas mais jovens no caule para continuarem se desenvolvendo.

Veja também: Como consumir couve corretamente para não prejudicar a saúde

Publicidade

Benefícios da couve

Agora que você já sabe como plantar couve, anime-se ainda mais conhecendo os valores nutricionais dessa verdura.

A couve auxilia na prevenção do câncer de cólon, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fortalece os ossos, evita a anemia, faz bem para o colesterol e é uma boa aliada nas dietas de redução de peso.

Tudo isso porque é um vegetal rico em minerais como ferro, cálcio, cobre, fósforo, manganês, potássio e zinco. Além disso,  ela também é rica em vitaminas como vitamina A, B-3, B-5, B-6, E e vitamina K.

Publicidade

Então, só há bons motivos para incluir a couve na sua rotina alimentar e de toda a família. Para se inspirar, veja como fazer suco de couve para tomar no café da manhã.

PODE GOSTAR TAMBÉM