beterraba engorda
Crédito: Freepik
em

Beterraba engorda? Saiba tudo sobre esse vegetal

A beterraba faz pratos deliciosos e você deveria incluir esse vegetal com mais frequência na sua alimentação

Você gosta de beterraba, mas alguém lhe disse que beterraba engorda? Esclareça esse fato e saiba mais sobre esse vegetal, os benefícios que oferece à saúde e aprenda deliciosas receitas com beterraba que são saudáveis e amigas da dieta.

Beterraba engorda ou emagrece?

Se você ouviu por aí que beterraba engorda e ficou com medo de colocar esse alimento na sua dieta, saiba que é mito. A beterraba não engorda, muito pelo contrário, ela tem muitos benefícios para a saúde, além de ser muito versátil na cozinha.

O que acontece é que, por combinar com todos os tipos de receitas, há que coma a beterraba com muito açúcar, o que certamente vai extrapolar o limite de calorias diárias. Ela já é docinha e não necessita acrescentar açúcar para comer.

A melhor maneira de comer a beterraba é na sua forma crua, assim como para a maioria dos vegetais. É assim que obtém-se maior quantidade de nutrientes, como as vitaminas A, B e C.

Também é rica em fibras e diurética, ajudando a desintoxicar o organismo e desinchar. Como consequência, acaba ajudando a emagrecer com saúde. Veja outros benefícios.

Benefícios da beterraba

Agora que você sabe a verdade se beterraba engorda, veja ainda mais motivos para inclui-la na sua rotina alimentar sem medo.

  • Previne doenças pulmonares e do fígado: a beterraba consegue atuar na proteção desses órgãos porque possui vitamina C e uma substância chamada betalaína;
  • Previne doenças dos olhos: assim como a cenoura, a beterraba também fornece vitamina A que é essencial para prevenir doenças como a catarata;
  • Protege o coração: por ser um alimento rico em fibras, ajuda o intestino a absorver menos colesterol, protegendo o coração de doenças;
  • Protege o cérebro: ela contém vitaminas do complexo B que são essenciais para o funcionamento do cérebro;
  • Combate a anemia: da mesma forma que beneficiam o cérebro, as vitaminas do complexo B cuidam de devolver os nutrientes ao sangue anêmico;
  • Previne o envelhecimento precoce: são os antioxidantes das vitaminas da beterraba que provocam um efeito positivo na renovação constante das células, impedindo que os sinais da idade cheguem antes do tempo;
  • Fortalece o sistema imunológico: quando esse sistema está bem forte, todo o corpo está blindado contra qualquer tipo de doença. A beterraba faz isso porque fornece zinco ao organismo;
  • Aumenta o rendimento: para as pessoas que praticam atividade física, colocar beterraba no lanche pré-treino vai ajudar a ganhar mais energia e melhorar o rendimento;
  • Reduz a pressão alta: aos hipertensos, ela é boa aliada em uma alimentação saudável e equilibrada. Os nitratos da sua composição ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação;
  • Fortalece os músculos: o potássio e o cálcio presentes são fundamentais para que as fibras musculares consigam se regenerar, além de cuidarem do fortalecimento dos ossos também.

Como comer beterraba sem engordar: 6 receitas

Se você utilizar a beterraba para fazer receitas saudáveis, sejam doces ou salgadas, não vai engordar. Levar uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática de atividade física, permite que você coma deliciosos pratos feitos com ingredientes nutritivos e mantenha sempre o peso ideal.

1. Bolo de beterraba com banana fit

receita bolo de beterraba
Crédito: Cozinha Fit e Fat

Que delícia de bolo saudável para fazer de manhã e comer quentinho no café. Essa receita leva ovos, manteiga, leite de coco, farinha de arroz, de aveia, beterraba triturada, sementes de chia, fermento e bananas maduras em rodelas para ficarem com uma textura bem macia no bolo.

2. Pãezinhos de beterraba saudáveis

receita de pão de beterraba
Crédito: Casa Vogue

Esses pãezinhos são bem pequenos, ótimos para comer no café da manhã, nos lanches ou como petisco. A receita leva batatas, beterrabas, polvilho doce e azedo, sementes de chia, água, óleo, sal e pimenta.

3. Sorvete de beterraba

receita de sorvete de beterraba
Crédito: Da Baunilha ao Chilli

Para servir a beterraba como sobremesa, uma das mais gostosas receitas é o sorvete caseiro, que é uma versão bem mais saudável do que as compradas. Os ingredientes mais calóricos da receita são o açúcar e o creme de leite, mas basta não exagerar na dose que não há risco de engordar por causa dessa sobremesa.

4. Muffin fit com beterraba

receita de muffin de beterraba
Crédito: Renata Spallicci

Além do bolo, do pão e do sorvete, esses muffins também podem ser saboreados sem medo quando quiser algo doce para comer. Essa receita é feita com ovos, beterraba, farelo de aveia, quinoa em flocos, essência de baunilha, adoçante e fermento.

5. Salada de beterraba com maçã e feta

receita de salada de beterraba
Crédito: Teleculinária

Quer uma salada diferente para servir com uma lasanha de berinjela ou um arroz integral com peixe grelhado? Essa opção é deliciosa e foge do convencional, com sabor agridoce. É feita com alface, beterraba, maçã, queijo feta, amendoim torrado, azeite, vinagre balsâmico e suco de limão.

6. Purê de beterraba

receita de purê de beterraba
Crédito: JD Receitas

Se você nunca tinha pensado em variar o tradicional purê de batatas e levar um purê mais colorido à mesa, chegou a oportunidade de experimentar esse delicioso purê de beterraba. Essa receita leva trigo, leite, beterraba, caldo de legumes, margarina, sal e pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de feijoada

7 Receitas de feijoada para fazer no fim de semana

identificar alimentos transgênicos

Como identificar alimentos transgênicos