em

As 6 melhores formas de cozinhar beterraba para aproveitar os nutrientes

Todas as formas são boas, só precisa escolher sua favorita de servir esse vegetal saudável à família
cozinhar beterraba
Designed by Freepik

Cozinhar beterraba ou comê-la crua é opcional, o fato é que esse alimento deveria estar na mesa de todas as famílias, diariamente. Suas propriedades ajudam a diminuir a pressão alta, aumentar a energia e o rendimento, fortalecer o sistema imunológico, renovar as células de todo o corpo, deixando todas as doenças para trás.

Veja também: 10 receitas de suco de beterraba e cenoura

Aqui você encontra:

6 Formas de cozinhar beterraba

Nem todas as receitas podem ser feitas com a beterraba crua, embora ela fique ainda mais saudável desse jeito, principalmente nos sucos e saladas, preservando seu real sabor. Se for o caso de querer fazer um purê de beterraba, por exemplo, vai precisar cozinhá-la. Conheça todas as formas de fazer isso e escolha sua favorita.

1. Cozinhar beterraba em água na panela comum

A forma tradicional de cozinhar beterraba é lavando-a com a casca mesmo, colocando-a imersa em uma panela com água e levando ao fogo para ferver até que esteja cozida. Simples assim. Mas essa maneira, além de nem sempre ser a mais rápida, também faz o alimento perder mais nutrientes que se soltam na água.

Nesse sentido, quando for utilizar a água do cozimento na receita, como é o caso de uma sopa de beterraba, não há problema algum em cozinhar a beterraba com água na panela, pois a água será aproveitada. Mas se não for o caso, é melhor escolher outras opções a seguir.

2. Cozinhar beterraba em água na panela de pressão

Mesmo na panela de pressão, algumas beterrabas mais duras podem levar até meia hora para cozinhar, mas funciona bem. Você deverá lavar bem as beterrabas com uma escovinha própria para lavar seus vegetais, depois colocá-las na panela de pressão.

Se colocar poucas, sem deixar uma por cima da outra, coloque só 2 ou 3 dedos de água. Coloque também 1 colher de sopa de açúcar, se puder consumir, pois ele vai ajudar a preservar a cor e o sabor da beterraba. Deixe por 20 a 30 minutos cozinhando, depois tire a pressão da panela e espere esfriar um pouco para manusear.

3. Beterraba cozida no forno

cozinhar beterraba
Crédito: Pixabay

Essa forma de cozinhar a beterraba é muito simples e vale a pena ser feita quando você já estiver preparando uma receita no forno, senão acaba levando mais tempo do que cozinhar no fogão.

Primeiro, lave bem as beterrabas inteiras. Depois, embrulhe cada uma em um pedaço de papel alumínio até formar uma bolinha bem fechada.

Coloque as beterrabas em uma forma e leve para assar por cerca de 1 hora e meia. Depois, com cuidado, retire o papel e espete uma faca para conferir de cozinhou. Aguarde esfriar e use nas receitas que quiser.

4. Beterraba no vapor

Cozinhar alimentos no vapor é mais saudável do que colocá-los na água porque eles perdem muito menos nutrientes. O modo de preparo é o mesmo do cozimento normal em água. Só o que muda é você precisar de uma panela para cozimento no vapor.

Se não tiver essa panela, coloque a beterraba para cozinhar dentro de um escorredor de macarrão de alumínio e apoie-o sobre uma panela com água, sem deixar que a água encoste na beterraba. Depois tampe a panela para que o vapor da água de baixo fique preso no escorredor cozinhando a beterraba.

5. Beterraba no micro-ondas

Sim, é possível cozinhar beterraba no micro-ondas. Aliás, se é possível até fazer ovo cozido no micro-ondas, por que não daria certo com a beterraba?

Para essa dica você vai precisar lavar bem as beterrabas, tirar o talo e fazer cortes ou furos na casca para que não forme pressão durante o cozimento.

Coloque as beterrabas em um recipiente de vidro, próprio para micro-ondas, e coloque um prato por cima para evitar sujeira.

Leve ao micro-ondas por 5 minutos. Passado esse tempo, retire o pote do aparelho e vire as beterrabas, pois estarão mais cozidas na parte de baixo do que em cima. Faça furinhos para sentir o quanto a beterraba já cozinhou, porque pode variar conforme a potência do aparelho e a qualidade da beterraba.

Se achar necessário, coloque-as mais um pouco no micro-ondas, vá tirando e testando até atingir o ponto desejado. Não precisam estar completamente moles, pois o cozimento ainda vi continuar internamente por alguns minutos. Deixe-as repousando por uns 10 minutos e depois utilize na sua receita.

6. Beterraba cozida na brasa

Outra ideia legal é colocar a beterraba para assar na brasa ou no grill quando estiver fazendo um churrasco. Só precisa lavá-la bem, não é necessário descascar, mas nesse caso irá comer a casca. Então corte-a em pedaços menores, de preferência em rodelas grossas para facilitar o cozimento.

Se fizer na brasa deixe longe do fogo e fique de olho porque é rápido. No grill é mais fácil de controlar o tempo. Pode também salpicar umas ervas desidratadas por cima para dar um toque de sabor e servir como uma salada quente.

Como fazer suco de beterraba

suco detox de beterraba
Crédito: Freepik

O suco de beterraba é outra excelente maneira de ingerir esse vegetal tão saudável. A dica é misturar com cenoura e laranja, vai ficar com muito mais saúde e sabor. Veja como fazer.

Ingredientes

  • Beterraba: 1 unidade;
  • Laranja: 2 unidades;
  • Cenoura: 1 unidade;
  • Água ou água de coco: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece descascando a beterraba e as laranjas.
  2. A cenoura é opcional, se quiser comer a casca, só lave-a bem.
  3. Depois corte tudo em pedaços menores e coloque no liquidificador.
  4. Adicione um pouco de água ou água de coco e bata muito bem.
  5. Abra e veja se a textura está boa ou se quer mais líquido, deixando do seu gosto.
  6. Depois é só coar e beber. Se quiser aproveitar mais fibras e nutrientes, não coe.

Sorvete de beterraba e cenoura

A receita é mais fácil do que você imagina. Confira no vídeo abaixo e faça para o fim de semana. As crianças vão amar (e os adultos também).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
dieta da sopa de repolho
Dieta da sopa de repolho: como funciona e cardápio completo
O que é o olho de peixe e como tirar dos pés ou mãos