em

Pepino emagrece: sim ou não?

Descubra os benefícios do pepino para a saúde e como consumir no dia a dia.

pepino emagrece
Crédito: Pixabay

Você já deve ter visto o pepino sendo usado para mais do que saladas. É bem comum colocar rodelas de pepino sobre os olhos para fazer clareamento de olheiras e usar esse vegetal para fazer máscaras faciais. Mas além desse efeito benéfico para a pele, será também que o pepino emagrece? Se você gosta de pepino e quer tirar todo o proveito que ele pode oferecer à sua saúde, confira a resposta a seguir.

Pepino emagrece mesmo ou engorda?

Existem ótimas razões para acreditar que o pepino emagrece. Tudo porque ele é rico em água, contém fibras, vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde. Então, a verdade é que sim, pepino emagrece. Mas é claro que a regra é sempre a mesma. Nenhum alimento, por mais saudável e pouco calórico que seja, faz você emagrecer de repente.

Para garantir um emagrecimento saudável e não voltar a engordar, é preciso acostumar com novos hábitos, sem aderir a dietas malucas e passar fome. Então, a melhor dica de todas é que você procure um nutricionista para avaliar sua saúde e prescrever uma dieta de reeducação alimentar rica em alimentos saudáveis. Com certeza o pepino vai fazer parte do cardápio.

Aliás, você não vai precisar apenas cortá-los em rodelas para comer como salada. Existem outras formas de comer e até de tomar pepino para emagrecer. Veja algumas delas a seguir e use como inspiração para planejar as variações do seu novo cardápio.

Como tomar pepino para emagrecer?

tomar pepino para emagrecer
Crédito: Pixabay

Pode ser estranho pensar em tomar pepino, mas saiba que é possível e bastante eficiente para manter a sua boa saúde, dentro de uma dieta saudável. Aliás, antes de ver as formas de como tomar pepino, é interessante você saber que em uma xícara de pepino fatiado tem apenas 16 calorias. É uma informação bem animadora.

E para ficar ainda melhor, nessa mesma quantidade tem muitas fibras e muita água. Isso quer dizer que o pepino vai ajudar a hidratar o seu corpo e a melhorar o funcionamento do seu intestino. Esses dois fatores são fundamentais para quem quer emagrecer. Então, veja como utilizar o pepino como bebida.

1. Suco detox de pepino

Uma das formas de tomar pepino para emagrecer é colocando-o como ingrediente em um bom suco detox, que também tenha couve, gengibre, hortelã, limão e outros vegetais como tomate ou beterraba. Receitas de suco detox não faltam para você adicionar ao cardápio.

Mas lembre-se que esse tipo de suco não pode ser tomado em excesso, ou você poderá acabar prejudicando sua saúde. Qualquer método para emagrecimento deve ser utilizado com equilíbrio, nem demais nem de menos, para que realmente faça efeito.

2. Suco simples de pepino

Para variar a forma de consumo, a segunda dica é tomar sucos mais simples de pepino. Já que o suco detox costuma levar mais ingredientes, o suco simples pode ser feito apenas com o pepino e mais algum vegetal batidos no liquidificador.

O ideal é falar com seu nutricionista para saber quais os melhores vegetais para misturar com o pepino, de acordo com o que estiver liberado na sua dieta. É importante saber também quais as quantidades você pode consumir para não exagerar.

3. Água de pepino

Outra forma ainda mais prática de tomar pepino para emagrecer é fazendo uma água de pepino. É mais fácil do que preparar o suco e você pode ir bebendo ao longo do dia, intercalando com a água pura, que não deve ser substituída por nada.

Depois da receita pronta, que você vai aprender ao final do artigo, é só beber e obter seus benefícios, que estão relacionados com a ação diurética, ao alívio da gula, ao equilíbrio da pressão e outros que você vai ver em mais detalhes no próximo tópico.

Outros benefícios do pepino

beneficios de tomar pepino para saúde
Crédito: Pixabay

Mesmo que você já saiba que o pepino emagrece, quando consumido dentro de uma dieta saudável, também é importante conhecer os outros benefícios que esse vegetal traz para a saúde. Assim você toma e come com mais consciência do que está fazendo pelo seu corpo.

1. Atua como diurético

Esse efeito do pepino está relacionado à sua grande quantidade de água na composição. Essa água vai estimular a eliminação dos líquidos acumulados no seu corpo. São esses líquidos retidos que deixam o corpo inchado.

Então, comer ou tomar pepino ao mesmo tempo que reduzi a ingestão dos alimentos que causam inchaço, é uma ótima ideia para estimular o emagrecimento e também para manter-se com mais bem-estar.

2. Melhora o funcionamento intestinal

Ter um intestino regulado é muito importante. Quando não consegue evacuar e fica com prisão de ventre, parece que o corpo todo está com algo errado. E realmente está. O intestino é a parte do corpo que vai eliminar as toxinas e tudo aquilo que não foi aproveitado. Logo, se essa eliminação não acontecer, você vai começar a ficar intoxicado e se sentir mal.

Então, por conter uma boa quantidade de fibras, o pepino vai ajudar o seu intestino a funcionar melhor. Para obter efeitos mais potentes, mantenha a dieta bem equilibrada, com variação de fontes de fibra e bastante água.

3. Contribui com o equilíbrio da pressão arterial

Pressão desregulada é outro problema sério que pode evoluir para outras doenças. Aliás, a pressão alta dificulta o emagrecimento. Como o pepino é rico em potássio, ele vai ajudar a manter a pressão equilibrada. Assim, além de contribuir com o emagrecimento, também vai prevenir doenças cardiovasculares.

4. Ajuda os músculos a ficarem mais fortes

Para ter músculos saudáveis você precisa consumir uma dose de potássio e magnésio, entre vários outros minerais por dia. Como o pepino contém esses dois minerais, também vai ser bom pra manter seus músculos em desenvolvimento junto com a prática diária de atividade física.

5. Alivia a oxidação das células

Células oxidadas são células doentes e envelhecidas. Logo, esse efeito colateral vai começar a tomar conta do seu corpo se não for revertido. Um dos fatores que faz as células do corpo todo se oxidarem é o excesso de radicais livres.

Então, por causa da riqueza de vitaminas do pepino, que se transformam em agentes antioxidantes ao serem metabolizadas, ele vai ajudar a eliminar esse excesso de radicais livres, devolvendo a saúde e o rejuvenescimento às células.

6. Contribui na redução das dores articulares

Ter problemas nas articulações é algo difícil de lidar. A artrite e outros problemas semelhantes acontecem quando as juntas do corpo se inflamam. Então, causam dor, inchaço e dificuldade de movimentos. Logo, fica mais difícil para fazer várias atividades e prejudica sua qualidade de vida.

O papel do pepino para o alívio desses sintomas está na sílica, um componente do vegetal que contribui com a formação de colágeno, de tecido conjuntivo e com a composição saudável dos ossos. Outra função do pepino que reduz os sintomas da artrite é o seu potencial anti-inflamatório.

7. Equilibra o colesterol

Colesterol alto é outro problema sério que coloca em risco a saúde do seu coração e até aumenta o risco de ter um derrame. Tudo isso porque ele obstrui as paredes das artérias, impendido que o sangue circule normalmente. Quando isso acontece, todos os órgãos sofrem com a falta de uma boa oxigenação e a dificuldade para receberem nutrientes.

O pepino vai ajudar com a redução do colesterol alto porque ele contém esteróis, substância que atua nessa redução. As fibras são outro componente que ajudam nessa tarefa, pois reduzem a absorção do colesterol dos alimentos.

8. Ajuda a controlar o diabetes

Até mesmo para o diabetes o pepino é benéfico. Ele contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzirem insulina, que vai absorver melhor o açúcar ingerido, impedindo que cause picos no sangue.

Receita de água de pepino

Mais fácil do que as receitas de suco, essa água de pepino pode ser consumida ao longo do dia. Mas não deixe para o dia seguinte, pois é sempre melhor beber fresca. Veja do que precisa para preparar.

Ingredientes

  • Pepino sem casca: meia unidade;
  • Folhas de hortelã: 5 unidades;
  • Gengibre em rodelas: 1 polegar;
  • Água: 500 mililitros.

Modo de preparo

1. Para fazer essa água você só precisa colocar algumas rodelas de pepino sem casca dentro de um jarro de água.

2. Para ficar mais saboroso, adicione umas folhas de hortelã ou pedacinhos de gengibre.

3. Então deixe na geladeira, tampado, por pelo menos uma hora para que o pepino libere suas propriedades na água. Depois é só beber.

Receita de salada de pepino

Você já aprendeu formas de tomar o pepino, mas aproveite e veja também uma receita de salada que pode incluir nas refeições diárias. O pepino emagrece e ainda tem o benefício de combinar com todos os vegetais, por isso não faltam opções para nunca enjoar.

Essa salada leva outros sabores e aromas que vão fortalecer sua saúde. Pode servir no almoço ou no jantar. É uma salada grande que serve a família toda.

Ingredientes

  • Tomate em cubos: 5 unidades;
  • Cebola em fatias fininhas: 1 unidade;
  • Pimentão verde picado: 1 unidade;
  • Manjericão fresco picado: meia xícara;
  • Alho fresco amassado: 2 colheres de sopa;
  • Salsinha picada: meia xícara;
  • Pimenta e sal: a gosto;
  • Vinagre de vinho branco: 2 colheres de sopa;
  • Azeite de oliva extravirgem: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Prepare todos os ingredientes, lavando-os muito bem antes de picar.

2. Com tudo pronto é só misturar em uma saladeira e já está pronto para servir junto com um arroz integral e bifes de carne magra.

3. Você pode aproveitar e fazer várias outras combinações de ingredientes para essa salada, incluindo alface, cenoura, beterraba, cebola roxa e até frutas, como maçã, manga e melão. Experimente e descubras novos sabores para contribuir com a sua dieta e com a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

óleo de abacate

Para que serve e como fazer óleo de abacate

sobre massagem modeladora

Tudo sobre massagem modeladora