em

Benefícios e como fazer água de pepino

Uma bebida refrescante para hidratar e nutrir o corpo. Aprenda a fazer e inclua no seu dia a dia.
água de pepino
Crédito: Pixnio

A água de pepino nada mais é do que um suco que você pode beber algumas vezes ao dia, intercalando com a água pura. Assim como toma água misturada com frutas e ervas, escolher o pepino também é uma ótima opção para a saúde. Veja quais são os benefícios e como fazer em casa.

Benefícios de beber água de pepino para a saúde

É muito comum ver o pepino nas receitas de máscaras faciais, pois ele atua como calmante da pele e como rejuvenescedor. Mas além disso, o legume tem diversos outros benefícios que você pode obter ao consumir em forma de refresco:

1. Possui ação antioxidante

Ao ingerir a água com pepino você absorve suas vitaminas, que no corpo tornam-se antioxidantes. Quer dizer que elas protegem as células dos radicais livres que causam oxidação e envelhecimento. Assim, a água de pepino ajuda a rejuvenescer os tecidos e proteger contra inflamações, desde a celulite ao câncer.

2. Aumenta a hidratação

Embora não seja uma substituta da água pura, a água com pepino também é muito hidratante. Manter o corpo hidratado ao longo do dia é essencial para que todos os sistemas consigam funcionar de forma saudável.

3. Melhora o desenvolvimento dos músculos

O pepino também contém potássio e magnésio, dois minerais importantes para a saúde e o desenvolvimento dos músculos e dos ossos. Eles atuam em diversas funções importantes, como a síntese das proteínas, no metabolismo, na produção de energia e no crescimento das células.

4. Equilibra a pressão sanguínea

Por conta do seu alto teor de potássio, conforme já mencionado anteriormente, o pepino também é ótimo para manter o controle da pressão sanguínea e, assim, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

5. Alivia a gula e ajuda a emagrecer

Tomar água de pepino ao longo do dia contribui para uma maior sensação de saciedade. Assim, evita-se aquela vontade de ficar comendo o tempo todo, o que é um grande problema para quem está tentando emagrecer.

6. Tem ação diurética

Justamente por ser hidratante, a água do pepino também ajuda a fluir melhor os líquidos do corpo, estimulando a eliminação do excesso. Assim o corpo desincha e os rins funcionam melhor, o que também é bom para prevenir ou eliminar os cálculos renais.

Como fazer água de pepino em casa?

receita de como fazer água de pepino
Crédito: Freepik

Agora que você já conhece os principais benefícios de beber água com pepino, é hora de aprender a fazer em casa, o que é muito simples. Veja o que vai precisar:

Ingredientes

  • Água: 2 litros;
  • Pepino: 1 unidade;
  • Hortelã: a gosto.

Modo de preparo

1. Primeiro lave muito bem o pepino. Depois vá tirando a casca em tiras, deixando partes com e partes sem. Corte as duas pontas e então corte-o em rodelas não muito finas nem muito grossas.

2. Coloque as rodelas dentro de um jarro e cubra com a água. Coloque ao final as folhas de hortelã, que além de agregar sabor e refrescar, também são ótimas para a saúde.

3. Coloque a água na geladeira, de preferência tampada, e deixe pelo menos por uma hora, tanto para gelar quanto para liberar as propriedades.

4. Depois é só colocar na sua garrafinha e beber ao longo do dia. Se quiser também pode misturar com outras frutas. Os efeitos benéficos serão maiores se você combinar com uma dieta saudável e a prática de atividade física diária.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

animais e autismo
Animais e autismo: quais os benefícios dessa relação?
bife à parmegiana
Receita de bife à parmegiana: aprenda a melhor