em

Dormir com cabelo molhado faz mal?

Se você tem esse hábito, veja por que deve parar imediatamente
dormir com cabelo molhado faz mal
Crédito: Freepik

A sabedoria popular diz que dormir com cabelo molhado faz mal, e faz sentido. Em primeiro lugar, basta fazer o teste para perceber que não é nada legal molhar todo o travesseiro com a água que ele absorve do cabelo. Em segundo lugar, a sensação de estar deitado na cama com o cabelo molhado é bem desconfortável. E quanto à saúde, será que prejudica? Veja agora.

Dormir com cabelo molhado faz mal ou não?

porque não deve dormir com cabelo molhado
Crédito: Freepik

Sim, é verdade que dormir com cabelo molhado faz mal à saúde de várias formas, por exemplo:

Provoca dor de cabeça

Se você tem predisposição a dores de cabeça, saiba que ir se deitar com o cabelo molhado aumenta o risco das dores, já que a cabeça úmida altera a temperatura corporal e dificulta a circulação de sangue nessa região, criando tensão e, assim, a dor.

Atrapalha o sono

Pelo mesmo motivo que dormir com cabelo molhado aumenta o risco de dor de cabeça, também acaba atrapalhando o sono, pois seu corpo sabe que há um desequilíbrio de temperatura que o está impedindo de entrar no sono profundo e descansar de verdade.

Provoca caspa e inflamação no couro cabeludo

Umidade em excesso é ruim, sempre. Seja na pele ou no cabelo. Quando o couro cabeludo passa muitas horas molhado, fica propício para o desenvolvimento de fungos causadores de inflamação e doenças. A caspa também se desenvolve, pois ela pode acontecer tanto por causa de fungos, quanto porque a pele do couro não está conseguindo fazer o seu processo natural de secagem necessário para manter o cabelo saudável.

Aumenta a oleosidade

O couro cabeludo produz naturalmente um sebo que serve de proteção contra os poluentes do dia a dia, mas apenas na quantidade ideal. Para isso, a pele dessa parte do corpo precisa estar seca o suficiente, ou seja, nem ressecada nem úmida. Do contrário, o pH do couro cabeludo vai se desequilibrar e esse sebo será produzido em excesso. O resultado será de um cabelo oleoso e pegajoso que, além de deixar um aspecto de sujo, pode evoluir para doenças de pele e deixar o cabelo fraco e quebradiço.

Deixa os fios danificados

A mesma regra de equilíbrio entre seco e molhado que serve para o couro cabeludo vale para os fios de cabelo, já que eles fazem parte do mesmo sistema. Então, se os seus ficarem úmidos por muitas horas, o couro cabeludo não conseguirá nutri-los com a quantidade necessária de vitaminas e minerais, nem protegê-lo com a quantidade ideal de sebo natural. Logo, você perceberá que dormir com cabelo molhado vai resultar em fios fracos, opacos e quebradiços.

O que fazer para evitar dormir com o cabelo molhado?

O cabelo leva algumas horas para secar naturalmente, e ainda mais se for à noite, quando não pode contar com a ajuda do sol. Então, as melhores soluções são as seguintes:

  • Lave o cabelo sempre até o fim da tarde, caso queira deixar secar ao natural;
  • Se tiver que lavar o cabelo à noite, aplique um protetor térmico depois de lavar e seque com o secador até estar totalmente seco;
  • Deixe para lavar o cabelo na manhã seguinte.

Veja também: rituais de beleza essenciais para ter cabelos saudáveis e macios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar esponja de cozinha
Como limpar esponja de cozinha corretamente e por qual motivo
receitas com quinoa todos os gostos
31 Receitas com quinoa para todos os gostos