oleo de ricino para os olhos
Créditos: Max Pixel
em

Óleo de rícino para os olhos: benefícios, cuidados e contraindicações

Saiba os benefícios desse óleo natural e conheça a forma de aplicação mais eficiente para o tratamento de doenças.

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de castor, é um óleo extraído da semente da planta da mamona. Ele é muito conhecido pelo seu sucesso em tratamentos de pele e de cabelos. Entretanto, o óleo de rícino para os olhos também pode ser muito benéfico, sendo considerado popularmente como um dos melhores tratamentos naturais para inflamações.

Benefícios do óleo de rícino para os olhos

Esse óleo é rico em nutrientes como vitamina E, sais minerais e ácidos benéficos para a saúde, como os ácidos graxos e ácido oleico. Veja abaixo os benefícios que seus nutrientes oferecem aos olhos.

1. É benéfico para os olhos secos

Os olhos secos são uma disfunção comum, principalmente com a idade. Nesse caso, o óleo de rícino é um dos melhores remédios naturais. O óleo ajuda na lubrificação dos olhos e evita problemas futuros mais graves.

2. Evita rugas na região

O óleo de rícino também ajuda a evitar rugas próximas à região, como pés de galinha, pois é antioxidante e ativa a circulação sanguínea.

3. Trata olhos flutuadores

Essa disfunção costuma apresentar-se em idosos, e o óleo de rícino também é eficiente para o tratamento ou prevenir devido a sua grande capacidade antioxidante.

4. Previne a catarata

Esse óleo também é conhecido por ser um ótimo remédio natural para prevenir catarata. É recomendado que seja utilizado um gota de óleo de rícino em cada olho antes de dormir.

5. Relaxa os olhos

Olhos tensos são comuns longos períodos de leitura ou uma longa exposição a aparelhos eletrônicos, por exemplo. Aplicar o óleo de rícino ajuda a aliviar os olhos cansados e a reduzir a vermelhidão ou irritação.

6. Combate irritação ocular

Para combater olhos irritados, o óleo de rícino também pode ser aplicado, pois contém propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que combatem infecções, ajudando a reduzir a vermelhidão e inchaço.

Como usar

Para aplicar esse óleo, aplique duas gotas na ponta do dedo e passe suavemente nas olheiras e pálpebras. Para aplicar dentro dos olhos, o ideal é que seja a noite, pois o óleo deixa a visão temporariamente embaçada. Pingue uma gota em cada olho antes de dormir por 30 dias, enxaguando os olhos pela manhã ao acordar.

Para uso externo, pingue algumas gotas na ponta dos dedos e espalhe bem na pele, evitando aplicar nas áreas mais oleosas. Aplique nas olheiras e nas pálpebras com cuidado e deixe agir por meia hora antes de enxaguar ou durante a noite antes de dormir.

Cuidados

Um dos principais cuidados é o tipo de óleo a ser utilizado. Você nunca deve utilizar o óleo de rícino para banhos, mas sim o óleo natural. Observe a embalagem do produto com atenção, pois você deve comprar um óleo de rícino que é descrito como 100% natural.

Outro cuidado é a forma de extração do óleo, que deve ser por prensagem a frio. A mamona possui rícina, um composto venenoso, que pode ser extraído quando é feito o processo de prensagem a frio, caso pretenda utilizá-lo para fins medicinais. Essa indicação também deve estar na embalagem do produto.

É importante lembrar que apesar de os benefícios desse óleo serem famosos, ainda não há comprovação científica sobre a sua eficiência. Caso você esteja com dificuldades ou obstruções da visão, a opção mais confiável é que consulte um profissional da saúde.

Contraindicações

O óleo de rícino não possui contraindicações se este for consumido em quantidades moderadas. Porém, mulheres gestantes, lactantes e pessoas com sensibilidade de saúde não devem utilizar o óleo de rícino para os olhos sem a recomendação de um médico.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

novena do sagrado coracao de jesus

Conheça a novena do Sagrado Coração de Jesus

Benefícios e como preparar açafrão com leite