em

Para que serve óleo de peixe?

Óleo de peixe é um dos suplementos em alta atualmente devido aos seus diversos benefícios.
oleo de peixe
Créditos: Pixabay

Um ótimo aliado para diminuir o colesterol ruim é o consumo do óleo de peixe que é uma gordura benéfica para o organismo. Ele contém ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado essencial, composto por EPA e DHA.

O corpo não consegue produzir esses ácidos graxos essenciais, mas o organismo necessita deles, uma vez que são responsáveis por criar uma camada lipídica em volta das células, contribuindo para o melhor funcionamento de todas as suas funções.

O ômega-3 presente no óleo possui potente ação anti-inflamatória. A falta desse nutriente no organismo pode prejudicar a neutralização dos radicais livres, que promovem danos oxidativos em diversos tecidos do nosso corpo. Esta substância vem de peixes marítimos de água fria, como o salmão, o atum e o bacalhau.

3 Benefícios do óleo de peixe

oleo de peixe beneficios
Crédito: Pixabay

Diversos estudos mostram os benefícios do óleo de peixe para a saúde. Principalmente em doenças como asma, colites, doenças de pele, hipertensão e hipercolesterolemia. O produto tem sido utilizado como anti-inflamatório, estimulante do sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

Há estudos que mostram, ainda, que ele também pode ser utilizado para prevenir doença de Alzheimer.

1. Ajuda a diminuir os sintomas da depressão

A ingestão elevada de EPA e DHA está associada com o aumento do volume de matéria cinzenta nas regiões cerebrais que controlam a depressão e o humor. Já foi constatado que o consumo adequado do ômega-3 é capaz de melhorar o controle das emoções e do humor, minimizando sintomas depressivos, insônia a falta de libido, que são sintomas frequentes em pacientes com depressão e ansiedade.

2. Cabelos e Unhas protegidos

O óleo ajuda a diminuir a inflamação celular em todas as camadas da pele e também reduz a vermelhidão, as rugas e a perda de tônus. O ômega-3 tem o poder de reabastecer os lipídios da pele e minimizar a perda de umidade. Ele também é eficaz contra a acne, doenças de pele e alergias.

3. Previne o Câncer

Além de ser um hidratante natural para a pele, o ômega-3 também está associado ao risco reduzido de câncer de pele. A sua ingestão mantém a imunidade alta mesmo após exposição aos raios UV. Ele revitaliza a pele de dentro para fora, proporcionando uma pele saudável e bonita.

Óleo de Peixe emagrece?

oleo de peixe emagrece
Créditos: Saúde é Vital

Através do ômega-3, é ativada uma proteína celular chamada PPAR-gama que melhora a atuação da insulina nas células. Além disso, regula os níveis de leptina e controla o apetite. O óleo é essencial para regular a queima dos depósitos gordurosos e a fome.

Como tomar o óleo de peixe?

Você deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega-3 que puder. Além de fazer a suplementação com cápsulas do óleo, tenha a certeza de que o produto seja livre de metais tóxicos.

Ao escolher um suplemento, busque por uma marca de qualidade e confiança. Recomenda-se 1 grama, 3 vezes ao dia. Essa dose fornece, aproximadamente, 1 grama de ácido graxo ômega-3.

Melhor horário para tomar

Não importa o horário que as cápsulas devem ser tomadas. O importante é que sejam consumidas antes, durante ou depois das refeições. A absorção é melhor quando o ômega-3 é ingerido junto com o alimento.

Contraindicações e efeitos secundários

Avise ao seu médico se você possui disfunções sanguíneas, está grávida ou em fase de amamentação. Não utilize o óleo sem consultar um médico, caso esteja utilizando medicamentos anticoagulantes.

Caso o óleo não seja de boa qualidade ou se consumir em excesso, ele pode causar alguns efeitos colaterais como intoxicação por metais pesados, gases, fezes soltas, azia e refluxo gástrico, cólicas, ganhos de peso, hemorroidas, dificuldades em respirar, entre outros.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
férias sem os filhos
4 Razões para tirar férias sem os filhos
ácido fólico
Ácido fólico: benefícios e como consumir