óleo de olibano
Crédito: Pixabay
em

Para que serve o óleo de olíbano e como usar

Devolva a vida à sua pele com esse óleo que está cada vez mais popular

O óleo de olíbano, também conhecido como franquincenso, tem se tornado mais popular entre os adeptos de métodos naturais. Durante muito tempo, a planta de onde ele é extraído era usada apenas na fabricação de incensos. No entanto, as suas propriedades medicinais, especialmente as cicatrizantes, passaram a ser cada vez mais conhecidas.

Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e de aromaterapia, ele tem efeitos comprovados desde a atenuação de manchas na pele até tratamento de condições como ansiedade e depressão.

Para que serve o óleo de olíbano

óleo de olíbano para que serve
Crédito: Magazine Luíza

A composição desse óleo considerado milagroso por muitos inclui vitamina C, ácido elágico, retinóides e alfa-hidroxiácidos. Por isso, é um produto que une benefícios estéticos e medicinais.

Seja puro ou misturado a outras substâncias, pode ser usado para resolver questões relacionadas a estrias, a cicatrizes e a manchas. A sua função anti-inflamatória atua para combater problemas no sistema respiratório, como tosses persistentes, bronquites e laringites. A mesma propriedade vale ainda para disfunções nos sistemas digestivo e urinário.

Calmante natural, auxilia ainda em momentos de extremo estresse. O uso continuado ajuda na concentração, no relaxamento e na recuperação do foco.

Benefícios

A versatilidade desse óleo essencial já ficou muito clara. Se ainda está em dúvida sobre se vale a pena recorrer ao produto, confira uma lista mais detalhadas dos seus benefícios.

1. Ameniza rugas e estrias

Graças à presença dos retinoides, o óleo de olíbano é um poderoso cicatrizante. Portanto, auxilia na regeneração da pele e ameniza lesões incômodas. Se usado como óleo para estrias, o resultado é mais notório se forem as mais recentes, de cor vermelha.

2. Reforça o tratamento da acne

Em casos mais sérios de acne, as cicatrizes no rosto são bem comuns, devido à intensidade da inflamação que gerou a acne. O óleo pode ser utilizado para atenuar as marcas, mas deve ter a liberação do dermatologista, pois não é recomendado para todos os casos.

3. Fortalece a raiz do cabelo

Produtos naturais são sempre uma ótima opção para o cabelo por não adicionarem mais químicos aos fios já maltratados. O óleo ajuda a revigorar a fibra capilar, eliminando problemas como ressecamento e queda.

4. Ameniza sintomas de infecções no trato urinário

Qualquer problema no sistema urinário tende a ser particularmente doloroso e tudo o que ajude a amenizar é sempre uma mais valia. Esse óleo essencial não traz a cura, mas, graças ao seu efeito anti-inflamatório, ajuda a trazer conforto a quem está em sofrimento devido a infecções.

As hemorroidas, apesar de terem ligação com o sistema digestivo e não com o urinário, também podem ser atenuadas com o uso do produto.

5. Possui efeito calmante

É justamente por causa do efeito calmante que já há muito tempo vem sendo usado o óleo de olíbano na fabricação de incensos. O aroma produz uma sensação de conforto instantâneo, sendo indicado para prevenir e tratar ansiedade, depressão e obsessão.

6. Alivia sintomas de problemas bucais

Dor de dente, infecções e até mau hálito. Todas essas situações ficam controladas ou mesmo resolvidas graças ao óleo e ao seu poder anti-inflamatório e adstringente.

7. Hidrata e renova a pele

A ação cicatrizante já foi mencionada, mas, além disso, ele conta com propriedades antioxidantes que regeneram as células para que elas possam rejuvenescer a pele.

8. Desobstrui as vias aéreas

Quem está com o nariz entupido, seja por causa de gripe ou reação alérgica, pode experimentar usar o vapor do óleo de olíbano, inalando por alguns minutos até sentir que as vias aéreas estão sendo desobstruídas.

9. Alivia dores inflamatórias

Assim como o óleo de olíbano pode ser usado para tratar problemas bucais, que são inflamações e infecções, também serve para outros tipos de inflamação. Seu poder anti-inflamatório pode ser usado para dores articulares, como artrite e gota, dores musculares, nos tendões, problemas intestinais e asma.

10. Melhora o processo digestivo

Esse poderoso óleo estimula a secreção de enzimas digestivas, relaxa os músculos, estimula a produção de urina e a formação do bolo fecal. Colocando o sistema digestivo em ordem, a pressão sanguínea melhora, o inchaço reduz e os problemas intestinais são tratados.

Como usar

usos do oleo de olibano
Crédito: Freepik

Tal como acontece com outros óleos essenciais, o de olíbano pode ser usado puro ou diluído em outras substâncias, desde que não anule o seu efeito. Para zelar pela saúde bucal, faça um bochecho diário de água morna com algumas gotas do produto. Isso mantém o mau hálito e outros problemas afastados.

É possível fazer um banho de assento, por exemplo, para o tratamento de hemorroidas ou de bexiga. Outro uso bastante comum é adicioná-lo ao hidratante para potencializar o efeito na pele. Nesse caso, para cada 50 gramas do creme neutro, adicione 6 gotas do óleo.

Descongestionante eficiente, umas gotas do óleo em água quente funcionam perfeitamente para problemas de obstrução nasal. Depois de inalar o vapor da mistura, você vai sentir a melhoria em pouco tempo. O mesmo processo pode ser feito para todas as outras questões que envolvem o sistema respiratório.

Contraindicações e cuidados a ter

Esse óleo não mostrou, até agora, efeitos colaterais perigosos. É claro que o uso excessivo pode fazer mal, então limite-se a poucas gotas por dia, seja para qualquer finalidade.

Se você tem problema de coagulação de sangue, deve falar com seu médico antes de começar a usar o óleo de olíbano, pois ele pode afinar o sangue e dificultar o estancamento de possíveis sangramentos.

Pode misturá-lo com outros tipos que também sejam essenciais, mas certifique-se de que os aromas e as propriedades combinam para que obtenha o efeito desejado.

Como aplicar o óleo de olíbano puro

Antes de fazer qualquer aplicação de óleo essencial na pele, aplique-o numa região pequena para ver se não há reação alérgica. E nunca aplique diretamente na pele do rosto sem recomendação médica.

Em casos de ataques de ansiedade ou exaustão, aplique uma gota no pulso e esfregue. Inale o aroma, respirando pausadamente para permitir a atuação do efeito calmante. Para acnes, estrias e outras cicatrizes, massageie uma ou duas gotas do óleo na área pretendida. Repita o processo duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, até obter resultados.

E dá para fazer muito mais com esse óleo multifuncional. Veja outras sugestões no vídeo abaixo:

68 Comments

Leave a Reply
  1. comecei usando diretamente na mancha do rosto uma mancha preta ja tinha ate uma casca como se fosse uma ferida sumiu a mancha preta e esta bem clarinha com certeza vai sumir totalmente

  2. estou usando o oleo e estou amando,claro que o resultado não aparece do dia pra noite,mais as pintas pretas dos braços e das maõs aquelas pintas da idade estão sumindo,uso toda noite,misturei um pouco do oleo no meu idratante.

  3. Estou usando o óleo de olibano a duas semanas e sinceramente já estou vendo os resultados. Minhas mãos eram cheias de manchas e agora amenizaram bastante. Vale a pena!

  4. ENCONTREI O OLEO! Custa quase R$70 mas é de boa qualidade

    Tem exatamente nos lugares que ela escreveu no post! Ai, como eu adoro saber ler!

    Eu vou experimentar, mas não pensem que vou prometer “voltar aqui pra contar o resultado” rs.

  5. Maravilhoso seria se fosse exatamente como a propaganda.
    Não creio que seja prejudicial, mas também não creio em milagres.
    Para uma mulher madura, só cirurgias corretoras.
    Para as jovens, pode ser realmente um bom preventivo.
    Nada funciona de imediato.
    Desculpe a sinceridade, pode até ser que este comentário não fique visível.
    Eu sou mesmo assim, e sempre contesto sobre o que não acredito.
    É errado? É. Devo trabalhar esta franqueza? Já tentei sem êxito, por isso mais uma vez me exponho, e peço desculpas…

    • É maravilhoso! Eu aplico no meu rosto todas as noites depois do banho, massageio e durmo. As minhas manchas de acne, espinhas estão sumindo, a pele fica fresca e sequinha, sem contar no cheiro que é super agradável! Amei esse óleo. ❤ Super vale a pena e também você pode comprar no mercado livre ?

      • Oi Bruna, vc começou a ver o resultado em quanto tempo? Pode me indicar o fornecedor? Tenho medo de comprar óleo adulterado, visto que esse não é comum por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos para a menopausa

Alimentos para a menopausa: o que comer para aliviar os sintomas

consumir sal de epsom

Sal de Epsom: o que é e para que serve