causas de nariz entupido
Crédito: Freepik
em

Nariz entupido: conheça as principais causas e o que fazer para resolver

Ter o nariz trancado é um acaso para alguns e uma rotina para outros. Veja por que esse problema acontece

Muitas pessoas nascem e crescem sem saber o que é respirar direito. Existem diversos problemas respiratórios que começam logo na primeira infância e que têm o nariz entupido como um dos principais sintomas. Veja quais são esses problemas e o que pode ser feito para solucionar ou, pelo menos, conseguir levar uma vida tranquila convivendo bem com a doença.

Veja também: receitas naturais para combater problemas respiratórios

Principais causas

Também chamado de congestão nasal, o sintoma do nariz entupido nem sempre surge com outros sintomas, por isso que fica mais difícil saber a causa. Além do mais, ele pode representar que existe algum problema na estrutura do nariz, pois nem sempre quer dizer que a pessoa esteja doente. Veja as possíveis causas.

Sinusite

A sinusite é uma doença que inflama as mucosas na região interna em volta do nariz. Ela causa o entupimento, dor de cabeça, de ouvido, tosse, garganta inflamada, dor nos dentes e no maxilar, além de irritabilidade e fadiga, pois é uma doença cansativa e desgastante de lidar. Tem a fase aguda, na qual os sintomas duram menos de 4 semanas, a fase subaguda que dura no máximo 12 semanas e a sinusite crônica que ocorre mais de 4 vezes ao longo do ano.

Gripe e resfriado

As doenças mais comuns que têm esse sintoma são a gripe e o resfriado, dois problemas causados por vírus do tipo Influenza. Essas são as clássicas doenças que mais afetam pessoas em todo o mundo e que são a primeira desconfiança quando a pessoa sente que o nariz está trancado, além de tossir, espirrar, sentir coceira no rosto, podendo ter febre e mal estar geral.

Alergias respiratórias

É tão grande o número de pessoas que sofrem com alergias de todos os tipos que a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Alergia, celebrado em 8 de julho, com o intuito de gerar a conscientização sobre esse tipo de doença. O fato é que todas as pessoas que sofrem com alergias respiratórias também vivem com o nariz bloqueado. Dois dos problemas mais conhecidos decorrentes da alergia respiratória são a rinite alérgica e a asma.

Desvio de septo

O desvio de septo é quando a estrutura que fica entre as duas narinas para separá-las é torta, dificultando a respiração e diminuindo o fluxo de ar. Esse septo é constituído de osso, cartilagem e mucosas, podendo já nascer na pessoa ou se desenvolver na infância. Há casos em que esse desvio ocorre por algum acidente ou decorrente de alguma infecção com inflamação nasal.

O que é bom para nariz entupido?

melhores tratamentos para nariz entupido
Crédito: Freepik

Dependendo da causa, a primeira atitude a tomar é agendar uma consulta com o médico otorrinolaringologista. Esse é o especialista nas doenças de nariz, garganta e ouvido. Veja quais são os principais tratamentos para cada um dos problemas.

Tratamento para sinusite

Se for diagnosticado que a causa é a sinusite, as formas de tratamento variam conforme a agressividade da doença e o tipo. Para alguns casos o médico irá prescrever uma solução salina para descongestionar o nariz.

Também existem sprays corticoides e outros medicamentos para tratar a causa do problema, que também é variável. Conheça também alguns remédios caseiros para sinusite, mas não deixe de ir ao médico.

Tratamento para gripe e resfriado

Como é de conhecimento comum, não existe um tratamento específico para acabar com a gripe e o resfriado, pois os vírus dessas doenças acabam por irem embora sozinhos. Só o que pode ser feito é usar medicamentos sintéticos ou naturais para aliviar os sintomas até a doença termine seu período de atividade no organismo. Conheça alguns remédios caseiros para gripe e resfriado.

Tratamento para rinite e asma

Em primeiro lugar, quando se detecta que uma pessoa sofre com alergia respiratória, deve-se tirar de perto dela qualquer tipo de agente alérgeno que possa desencadear os sintomas. Então a pessoa precisa viver em um ambiente totalmente limpo, livre de poeira, sem carpetes ou tapetes, sem cobertores de pelos e animais de estimação.

A medicação será prescrita de acordo com o tipo de problema e sua intensidade. Geralmente são tratamentos a longo prazo para prevenir novas crises, já que são doenças crônicas que precisam ser mantidas sob controle ao longo da vida.

Tratamento para desvio de septo

O desvio de septo é tratado com cirurgia quando o problema atrapalha a respiração, fazendo com que a pessoa esteja sempre com o nariz entupido. Nesse caso, apenas a cirurgia resolve, pois não há remédio que vá corrigir a posição torta do septo. O ideal é que a operação seja feita depois que a criança terminar de crescer, evitando que o septo em crescimento volte a ficar torto.

Essas são algumas das principais causas e seus tratamentos para o nariz entupido, mas não são as únicas. Também pode ocorrer por causa de outros tipos de alergias, uso de determinados medicamentos por longo prazo, algum corpo estranho preso dentro do nariz, excesso de fumaça e poluição do ar e, até mesmo, alterações hormonais.

Por isso, se estiver com esse sintoma constante, procure um médico, pois o problema pode ser resolvido de forma mais simples do que imagina. Evite se automedicar, pois pode acabar piorando o quadro, dependendo da situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
sensação de bolo na garganta

Sensação de bolo na garganta – o que pode ser?

Obesidade ultrapassa fumo como principal causa de câncer

Obesidade ultrapassa fumo como principal causa de câncer