em

Mamão emagrece ou engorda?

Descubra o porquê de essa fruta ser tão bem recomendada em dietas!
mamao emagrece
Créditos: Pixabay

Típico das regiões tropicais e subtropicais, pode ser encontrado facilmente durante todo o ano. A fruta originária do México é muito popular nas mesas de todo o Brasil por ser barata e saborosa. Mas além de ser macio e docinho, o mamão emagrece e traz muitos benefícios para sua saúde por ser fonte de diversos nutrientes.

Mamão emagrece sim ou não?

mamao emagrece emagrecer
Créditos: Womens Magazine

Sim! O mamão emagrece e não pode faltar na dieta de quem quer perder peso. O mamão é uma fruta com baixa caloria, mas oferece uma excelente quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras que ajudam quem está querendo emagrecer, pois reduz a fome e regula o intestino.

O mamão aumenta a saciedade devido à concentração de fibras, sendo que uma fruta de tamanho pequeno corresponde a 11% da recomendação diária. Em uma dieta, a quantidade certa de fibras diminui a fome, pois ajuda na regularização da digestão e na absorção de carboidratos, prevenindo que seu corpo o processe rapidamente e impedindo que o nível de açúcar suba, e assim auxiliando na perda de peso.

Um mamão é composto de muita água, quase 90% do seu peso total. Ao ingeri-lo ajuda o seu corpo eliminar as toxinas que interferem no seu metabolismo, deixando-o mais acelerado e evitando a retenção de líquidos.

A fruta também contém enzimas que quebram carboidratos, gorduras e proteínas. Isso faz com que durante o processo metabólico as gorduras extras deem tchau e também mantém o seu intestino regulado.

Em resumo, o mamão emagrece porque mantém o seu sistema digestivo regulado, elimina o excesso de gordura acelerando o metabolismo e dá mais saciedade por seu alto teor de fibras.

Calorias do mamão

No Brasil há uma grande variedade de tipos de mamão, sendo assim cada um tem a sua quantidade calorias de acordo com os tipos e tamanhos. A metade do mamão papaya no tamanho médio tem 62 calorias. O mamão-da-índia pequeno possui 54 calorias. Já o mamão formosa é necessário ter cuidado, uma fatia média possui 77 calorias.

Outras propriedades nutricionais

Você já sabe que o mamão emagrece, mas ele também é uma ótima fonte de nutrientes como a vitamina C. Um único mamão fornece mais desta vitamina do que o limão e a laranja. Mas não é só isso, o mamão também tem ácido fólico, vitaminas A, B, E e K, magnésio, cobre, ácido pantotênico, fibras, cálcio e potássio. O mamão verde ainda é rico em licopeno, um antioxidante poderoso.

Como consumir o mamão para emagrecer

mamao emagrece calorias
Créditos: Mercado Livre

Além de consumir a fruta de forma natural, existe uma grande variedade de receitas com o mamão que lhe ajudam a emagrecer. Veja essas três formas diferentes de consumir o mamão e dê uma variada no seu cardápio.

Salada de mamão verde

De origem asiática, o mamão verde faz parte da culinária tailandesa conhecida por misturar doce, salgado e apimentado em suas receitas. Esse prato é uma excelente forma de introduzir o mamão no almoço ou no jantar.

Ingredientes

  • Raspas de limão: um quarto de colher de chá;
  • Suco de limão: um quarto de xícara;
  • Mostarda: 2 colheres de sopa;
  • Pimenta dedo-de-moça: a gosto (picada);
  • Mamão verde: 3 xícaras;
  • Cebola roxa: meia xícara;
  • Broto de feijão: 3 xícaras.

Modo de preparo

1. Em uma tigela junte as raspas de limão, o suco de limão, a mostarda e a pimenta dedo-de-moça e misture.

2. Acrescente os brotos de feijão, o mamão e a cebola. Mexa bem.

3. Polvilhe com a pimenta e sirva em seguida. Se desejar, acrescente tomates cereja.

Smoothie de mamão com cenoura e laranja

Bebida muito refrescante e cheia de benefícios. Rica em fibras, antioxidantes, vitamina C entre outros nutrientes, ajuda a manter a saciedade e o sistema digestivo em ordem.

Ingredientes

  • Mamão papaya: 1 xícara;
  • Cenouras: 2 unidades médias;
  • Água de coco: 1 xícara;
  • Suco de laranja: meia xícara;
  • Hortelã: 4 folhas.

Modo de preparo

1. Descasque as cenouras e as cozinhe no vapor até ficarem macias. Ao atingirem o ponto, as retire do fogo e deixe esfriar.

2. Pique o mamão em cubos e reserve.

3. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até a cor e a textura estiverem homogêneas.

Suco detox com mamão e morango

Essa receita vai potencializar o seu emagrecimento. O suco detox contém ativos que derretem a gordura corporal, dando adeus as terríveis gorduras localizadas, além de ser super saudável para a pele.

Ingredientes

  • Água gelada: 150 ml;
  • Morangos: 7 unidades;
  • Couve: 1 folha;
  • Mamão: 1 fatia;
  • Gengibre: 1 fatia;
  • Hortelã: 4 folhas;
  • Limão: suco de meio limão.

Modo de preparo

1. Lave os morangos, as folhas de hortelã e a couve.

2. Tire o talo da couve, deixando só as folhas.

3. Descasque o gengibre e o mamão e, tire suas sementes.

4. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogênea.

5. Sirva gelado.

Outras frutas que emagrecem

O mamão emagrece, mas ele não é o único! Veja agora outras frutas que te ajudam a conquistar o corpo dos sonhos.

Melancia

Por ser diurética ajuda o corpo a desinchar e também a controlar o açúcar no sangue. Se aliada a gengibre e chá verde aumenta o metabolismo.

Pera

Grande aliada na perda de peso pois o seu açúcar natural tira vontade de comer doce, reduz a fome e traz saciedade. A fruta ainda é rica em fibras e água, ajuda o trânsito intestinal e a regular o colesterol.

Maçã

Rica em antioxidantes, a maçã ajuda na digestão e regula os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Kiwi

Sacia o apetite, combate a prisão de ventre, diurético e rico em vitamina C.

Limão

Poderoso antioxidante e rico em vitamina C. Ajuda a reduzir o açúcar e o colesterol no sangue e é diurético. Tomar o limão com água morna em jejum ao acordar é uma ótima maneira de consumir o limão e aproveitar seus benefícios.

Tangerina

Muito benéfica no processo de emagrecimento, pois além de pouco calórica a fruta tem muitas vantagens. Reduz a absorção de gordura, ajuda no controle da glicemia, melhora o trânsito intestinal além de ser rica em água, fibras e vitamina C.

Abacaxi

Combate o inchaço e deixa a cintura mais fina. É rico em água e vitamina C.

Morango

Pouco calórico, rico em ferro e vitamina C.

Banana

As calorias vão depender do tamanho e do tipo da banana, mas essa fruta é ótima para saciar a fome e diminuir a vontade de comer doces.

É recomendado comer uma fruta a cada refeição, ou pelo menos 2 frutas diferentes por dia. A prática regular de exercícios físicos aliada a uma dieta balanceada é a chave para perder peso de maneira saudável.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
suco de abacaxi com hortela
Suco de abacaxi com hortelã: receitas e benefícios
doenças causadas por vírus
13 Doenças causadas por vírus: transmissão, sintomas e tratamentos