compras para a quarentena
Crédito: Freepik
em ,

Lista de compras para a quarentena: qual é a quantidade ideal para enfrentar o coronavírus?

Saiba quais são os alimentos ideais para ter em casa e qual é a quantidade ideal para comprar

Já pensou em passar no supermercado e fazer algumas compras para a quarentena? O coronavírus tem um impacto muito grande nos mais diferentes setores da sociedade, desde os hospitais — sem conseguir atender a todos — até os mercados lotados de pessoas preocupadas. Esse cenário pode gerar pânico e até maior contaminação. Então saiba como se portar no quadro de pandemia e conheça as técnicas de compras para esse cenário.

O que comprar — e quanto — para a quarentena

Em compras para a quarentena é necessário que se pense na funcionalidade e na validade do alimento escolhido. Por isso, confira essa lista com o que deve ser comprado e em qual quantidade, para que se entenda como lidar com essa pandemia sem passar aperto em casa com escassez de alimentos. Claro que você deve adaptar para a realidade da sua família.

O ideal é que você faça compras para 2 semanas, evitando estocar excessivamente, mas tendo uma reserva de segurança. Portanto, evite comprar materiais por pânico, prezando pela utilidade deles. Seja racional e compre somente o que vai ser necessário para o período.

O psicólogo Samuel Lins explica o fenômeno que motiva as pessoas a estocarem produtos que não são essenciais, gerando escassez. Vale a pena assistir antes de continuar a leitura:

Antes de conferir quais são os produtos que devem estar inclusos na sua lista de compras para a quarentena, é importante que você saiba o que fazer no supermercado. Então, confira essas dicas  da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e da Organização Mundial da Saúde:

  • Quem vai ao mercado: crianças, idosos, pessoas com diabetes, hipertensão e outros grupos de risco devem evitar fazer as compras da casa;
  • Quantas pessoas devem ir: o ideal é que seja somente um integrante de cada casa a ir ao mercado, para evitar aglomeração;
  • Manter a distância de segurança: procure manter a distância de pelo menos 1 metro de outras pessoas;
  • Tocar no rosto: evite tocar nos olhos, nariz ou boca, principalmente em locais de grande circulação como o mercado;
  • Se estiver doente: seja gripe ou suspeita de contaminação, não vá ao mercado somente em último caso. Você pode optar por comprar online ou pedir para alguém;
  • Na hora de pagar: prefira o cartão de crédito ou pagamento pelo celular, se possível, fazendo circular o mínimo de dinheiro em papel.
  • Ao chegar em casa: antes de entrar no carro, passe álcool gel nas mãos, assim como antes de entrar em casa. Coloque as compras em uma sacola própria reutilizável ao chegar no carro, evitando levar as sacolas sujas. Ao chegar, retire e limpe os ítens com álcool 70 antes de guardar no armário. Produtos de geladeira devem ser higienizados antes de guardar, assim como os congelados.

As compras podem variar de acordo com os hábitos alimentares de cada casa, mas alguns alimentos são ideais para armazenar por um curto período de tempo, para não ir tanto ao mercado.

Arroz

O arroz é extremamente versátil e pode ser combinado com diversos pratos, sendo agradável para os mais diferentes gostos. Além disso, é uma rica fonte de carboidratos e gera saciedade, podendo durar muito tempo no armário. Rende muitas porções e é um excelente alimento para toda a família!

Aveia

Altamente nutritiva, a aveia é uma opção incrível para lanches, cafés da manhã e jantares. Ela pode acompanhar frutas, iogurte e pode ser base para vitaminas e mingau. Além disso, ela rende diversas porções e dura muito tempo, o que é ideal para as compras da quarentena.

Feijão

O feijão é um acompanhamento maravilhoso, para arroz e macarrão, por exemplo. Você poderá o comprar em latas ou em sua forma natural, sendo uma ótima opção para quem deseja manter a imunidade da família fortalecida, por ser uma rica fonte de ferro.

Vegetais congelados

Como os vegetais em sua forma natural são altamente perecíveis, os congelados ou em conserva entram como excelentes opções para o dia a dia. Embora não possuam tantos nutrientes quanto os naturais, os vegetais congelados são ótimas opções para acompanhar no almoço e até mesmo para fazer uma sopa saborosa.

Leite

O leite é um alimento indispensável para a maioria dos brasileiros, sendo uma rica fonte de cálcio. Ele dura muito tempo, quando fechado, podendo ser comprado em lotes específicos, a depender do tamanho de sua família. Caso não consiga encontrar, substitua o cálcio presente no leite pelo dos seus derivados e pelo de gergelim que possui altas concentrações desse mineral.

Macarrão

O macarrão é um amigo de quem está na quarentena, sendo muito prático de ser feito, além de poder ser estocado facilmente. Compre o necessário para 2 semanas, assim como todos os alimentos dessa lista e o mantenha fechado na despensa.

Água

Para os muitos brasileiros que compram água em garrafão, é muito importante que se compre em torno de duas ou três vezes mais do que a quantidade normal, para evitar qualquer problema. A utilização de um filtro também pode ser uma excelente opção, evitando que falte esse recurso vital.

O fundamental é não deixar que o pânico se instale, fazendo todas as suas escolhas com racionalidade e tranquilidade. Faça as contas de quanto vai gastar e o que poderia ser interessante para sua família e adapte essa lista. E o mais importante, procure coisas interessantes para fazer nessa quarentena com a família.

cobertura de leite condensado

Cobertura de leite condensado: 6 delícias fáceis para cobrir seus bolos

lista filmes netflix quarentena coronavírus

Coronavírus: lista de 10 filmes para assistir na Netflix durante a quarentena