diabetico pode comer feijão
Crédito: Pixabay
em

Diabético pode comer feijão? Veja duas receitas especiais

Quem tem diabetes precisa estar atento às propriedades de cada alimento para evitar crises

Embora, infelizmente, ainda não haja um tratamento que permita a cura do diabetes, é possível ajudar a controlar a doença com uma combinação de medicamentos e uma alimentação saudável e equilibrada. Inclusive, muitas vezes, quando a alimentação é impecável, nem é preciso medicação. Mas então, entre os alimentos recomendados, será que diabético pode comer feijão? Veja a seguir, e aprenda receitas de feijão mais saudáveis para comer sem se preocupar.

Feijão faz mal para diabete?

Não. Quando o feijão é preparado de forma saudável, diabético pode comer feijão. Aliás, esse grão é recomendado para o tratamento de diabetes, já que possui baixo índice glicêmico, o que é essencial para manter a doença sob controle.

O índice glicêmico mede a velocidade com que cada alimento causa a elevação das taxas de glicose no sangue, exatamente o foco do problema do diabetes. Então, como o feijão é digerido lentamente, ele não causa picos de açúcar no sangue, fazendo-o ser um alimento seguro para os portadores da doença.

Mas, nem por isso se pode comer feijão preparado com qualquer tipo de ingrediente, nem comer à vontade. Quem vai determinar a quantidade adequada para cada paciente é o médico, já que o organismo de cada diabético pede uma dieta própria.

De modo geral, é indicado comer 1/3 de xícara de feijão cozido em uma refeição. Em média, essa quantidade de feijão tem apenas 13 gramas de carboidratos, 5 gramas de fibras e 5 gramas de proteínas. A quantidade de gordura é insignificante, desde que o feijão seja preparado com os ingredientes adequados, ou seja, sem carnes gordurosas.

Receitas de feijão para diabético

Agora que já sabe que diabético pode comer feijão, veja algumas receitas saudáveis que pode fazer em maior quantidade, congelar, e saborear ao longo da semana, seguindo o cardápio prescrito pelo médico ou pelo nutricionista.

Feijão cozido saudável com aveia

Essa receita, da Chef Susan Marta, traz todos os detalhes para fazer um feijão bem saudável que pode ser consumido por todos, até mesmo pelos diabéticos.

Ingredientes

Feijão vermelho: 1 quilo;
Óleo de coco: 3 colheres (sopa);
Alho picado: ½ cabeça;
Cebola média picada: 2 unidades;
Pimenta, cominho em pó, sal, chimichurri e tempero verde: a gosto (cuidado com excesso de sal);
Aveia em flocos: 1 xícara.

Agora que já tem a lista de ingredientes, acompanhe no vídeo o passo a passo do preparo, que consiste na demolhagem, no pré-cozimento, no cozimento e no tempero:

Bolinho de feijão para diabéticos

Essa receita é muito simples, e ótima opção para servir de acompanhamento no almoço. A receita é compartilhada do DiabetiCool.

receita de bolinho saudavel de feijão
Crédito: DiabetiCool

Ingredientes

Feijão preto: 2 xícaras;
Água: 4 xícaras;
Alho picado: 8 dentes;
Salsinha ou coentro picado: ½ xícara;
Sal: ½ colher (chá);
Azeite de oliva extravirgem: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque, em uma panela grande, os feijões e a água sobre fogo alto. Deixe ferver;
  2. Diminua o fogo, cubra parcialmente e permita cozinhar até que os feijões estejam macios, em cerca de 1 hora. Depois, escorra bem os feijões;
  3. Em uma tigela grande, amasse os feijões e o alho, juntos. Misture a salsinha ou coentro e o sal;
  4. Monte 8 bolinhos com essa mistura;
  5. Transfira para um prato e coloque na geladeira por 1 hora;
  6. Por fim, em uma frigideira antiaderente grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio;
  7. Adicione os bolinhos e frite-os, virando uma vez, até que a parte externa fique ligeiramente crocante. Sirva imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

galinha caipira receitas

Como fazer galinha caipira: receitas para o almoço do fim de semana

virado à paulista

Como fazer virado à paulista para um almoço completo e tradicional