couve-flor
Crédito: Freepik
em

10 Receitas com couve-flor para incluir na sua alimentação

Aprenda a fazer diferentes receitas com couve-flor, um alimento muito nutritivo, rico em sais minerais e vitaminas importantes para o organismo

As receitas com couve-flor podem ser sopas, saladas, refogados. Também pode fazê-la cozida a vapor, gratinada e de muitas outras formas. Só saiba que ao vapor é a melhor forma de preservar todos os seus nutrientes.

Além de ser saborosa, ela é poderosa e pode ser consumida diariamente, pois é rica em fibras, responsáveis por melhorar as funções intestinais, aumentando a sensação de saciedade (ajudando a perder peso) e melhorando a microbiota intestinal (bactérias que se encontram no organismo e que auxiliam no processo de digestão).

Tem também uma boa quantidade de cálcio, que fortalece os ossos e os dentes, magnésio, fósforo e enxofre e ferro, prevenindo a anemia. Possui vitamina C, que melhora a imunidade e diminui o estresse, além das vitaminas do complexo B, importantes para o cérebro.

Portanto, só há bons motivos para conhecer diferentes formas de usar a couve-flor nas suas receitas, inclusive em substituição a outros ingredientes mais pesados. Confira!

10 Receitas com couve-flor

Aprenda a fazer deliciosas receitas com couve-flor, desde as mais tradicionais até mesmo uma receita doce, que vai lhe surpreender!

1. Couve-flor gratinada

Uma forma interessante de consumo, porém um pouco mais calórica, é a couve-flor gratinada. Ela é feita no forno e leva manteiga, trigo, leite, pão, queijos e temperos. Cremosa por dentro e com uma casquinha sequinha por fora, ela vai se tornar um acompanhamento perfeito para sua refeição. Veja todo o preparo nesse vídeo do canal Tô Bem na Cozinha:

2. Couve-flor refogada

É possível fazer uma couve-flor refogada nem sem usar água para cozinhar o vegetal. Assim, é melhor ainda para preservar os seus nutrientes. Depois que estiver no ponto é só adicionar alguns temperinhos e terá um acompanhamento muito saudável. Veja o preparo dessa sugestão como ensina o canal Priscila Schulz – Receita Esperta:

3. Escondidinho de couve-flor com carne moída

O escondidinho é um prato que pode ser principal ou acompanhamento. As variações da receita são muitas, pois você escolhe um legume para fazer purê, depois recheia o purê com o que quiser, como molhos de carnes. Dessa vez, o purê é de couve-flor e o recheio é de carne moída. Resulta em um ótimo almoço ou jantar. Veja o passo a passo nesse vídeo do canal Rezinha Fit:

4. Bolinho assado

Outra dica bem gostosa para servir de acompanhamento ou como petisco é esse bolinho de couve-flor que vai ao forno, para ser mais saudável, mais sequinho e mais leve. Leva couve-flor, ovo, farinha de rosca, cebola, queijo branco, cheiro-verde e sal. Além de saudável é fácil e barato para fazer. Aprenda as dicas com esse vídeo do canal Adriano Tavares:

5. Tabule com couve-flor

O tabule é uma salada bem fresca e leve, ótimo acompanhamento para uma refeição saudável. Essa receita leva couve-flor, cebola roxa, pimentões, tomates, pepino japonês, salsinha, hortelã, pimenta síria, limão, azeite, sal e pimenta. Veja como é feito, seguindo as dicas do canal Temperando:

6. Calzone sem farinha

O calzone é um salgado feito com uma massa mais pesada e recheado com diferentes sabores, estilo um pastel de forno. Mas, você pode fazer uma versão mais leve e mai saudável usando a couve-flor como base da massa. Essa receita é recheada com queijo e brócolis e fica muito apetitosa. Aprenda os detalhes com esse vídeo do canal Carla Alencastro:

7. Hambúrguer de couve-flor vegano

No formato de hambúrguer, essa massa à base de couve-flor, bem temperadinha, e uma opção vegana e também saudável para um almoço ou jantar bem leve e delicioso. Leva couve-flor, azeite, cebola, alho, cominho, orégano, páprica defumada, sal, cheiro-verde, suco de limão, linhaça, água e farinha integral ou de arroz. Faça essa receita com o passo a passo ensinado pelo canal Presunto Vegetariano:

8. Base de pizza fitness

Para saciar a vontade de comer pizza, mas sem aquele peso da massa tradicional, você pode fazer essa receita alternativa bem interessante, fácil e gostosa. A base de pizza usando couve-flor é low-carb, fica bem fininha e crocante. Depois é só cobrir com molho de tomate e o que mais gostar. Veja como fazer, seguindo o passo a passo do canal Mamãe Vida Saudável:

9. Couve-flor assada com molho de alho

Essa receita fica linda, muito apetitosa, e também deliciosa porque acompanha um molho de alho especial. É um ótimo acompanhamento para almoço ou jantar, e você faz rapidinho. Ela fica com essa cor tão bonita porque é temperada com páprica. Veja o que vai precisar também para fazer o molho, com as dicas do canal Receitas que Amo:

10. Arroz doce fake (sem arroz)

Ama arroz doce, mas está em uma dieta low-carb? Não tem problema, faça essa versão mais que perfeita, sem arroz. Só é possível por causa da couve- flor, que tem sabor neutro e textura semelhante, quando picada da forma correta. Leva também leite de coco, canela e coco ralado. Veja só como preparar uma sobremesa diferente, como ensina o canal Senhor Tanquinho:

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
receitas de mousse de maracujá

12 Receitas de mousse de maracujá: da tradicional a opções fit

cuscuz de couve-flor

Veja como fazer cuscuz de couve-flor para não sair da dieta