em

Como fazer leite de coco: aprenda duas maneiras simples

Aprenda a fazer leite de coco e experimente incluí-lo na suas receitas.

como fazer leite de coco caseiro
Crédito: Pxhere

Fazer leite de coco em casa é muito mais fácil do que você pensa. Além de não conter conservantes, açúcar e outros adicionais que a indústria costuma adicionar, também é muito mais barato. Você pode utilizar o leite de coco para fazer vitaminas, receitas doces ou salgadas ou adicionar ao café.

2 Formas de fazer leite de coco caseiro

Fazer leite de coco em casa é muito fácil e você pode fazer me grandes quantidades. É possível conservá-lo com facilidade.

Como fazer leite de coco a partir do coco inteiro

Essa é a forma de fazer utilizando o coco marrom, retirando a casca.

Ingredientes

  • Coco marrom inteiro: 1;
  • Água quente: 3 xícaras.

Modo de preparo

1. Para retirar a casca com menos esforço, preaqueça o forno a 240ºC.

2. Faça um furo no coco e extraia a água.

3. Coloque o coco inteiro em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos. A casca vai rachar naturalmente. Quando estiver bem rachada você pode tirá-lo do forno.

4. Espere ficar em uma temperatura mais baixa para que você não se queime. Quando estiver em uma boa temperatura, dê pequenas marteladas para quebrar o restante da casca.

5. Para retirar a parte da casca mais difícil, utilize uma faca sem ponta para ajudar a desprendê-la e puxe.

6. Você pode ou não deixar a pele marrom do coco, pois ela não influência no gosto final do leite, somente na cor. Por isso, se você quiser um leite bem branquinho, retire a pele.

7. Corte a polpa em pedaços e leve ao liquidificador.

8. Acrescente o dobro de água se você quiser o leite mais fino. Se quiser o leite mais cremoso, calcule a água na mesma proporção de polpa.

9. Bata no liquidificador por 3 minutos.

10. Com um coador fino ou com um pano limpo, coe o líquido e retire o leite. Vai sobrar apenas resíduos de coco dentro do pano. Você pode dispensá-lo ou utilizá-lo para receitas que levem coco ralado, como beijinhos e bolos, por exemplo.

11. E já está pronto. Conserve o leite em um recipiente de vidro na geladeira por até 3 dias. Caso você tenha feito em grande quantidade, conserve os demais recipientes no congelador.

Como fazer leite de coco com a polpa comprada

Caso você não queira ter o trabalho de descascar o coco, você pode comprar a polpa cortada e descascada no mercado e realizar o mesmo procedimento sem ter que levar o coco ao forno. Inicie o passo a passo anterior a partir do passo nº 8, colocando-o no liquidificador com água e coando para obter o leite.

Receita com leite de coco

Para provar o seu leite de coco caseiro, que tal já preparar uma receita?

Bolo de milho sem glúten

Ingredientes

  • Ovo: 2 unidades;
  • Milho: 1 xícara;
  • Leite de coco: 1 xícara;
  • Óleo de canola: 60 ml;
  • Fermento: 1 colher de chá;
  • Açúcar demerara: 1 xícara;
  • Farinha de milho ou fubá: 200 gramas.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar uma mistura bem homogênea e cremosa.

2. Acrescente o fermento e mexa a mistura de forma manual.

3. Transfira o conteúdo para uma forma de bolo da sua escolha e leve ao forno a 180ºC até que ele esteja bem douradinho. Desenforme e e sirva bem geladinho.

Dicas extras

Para que não haja erros, veja algumas dicas:

  • Se não quiser colocar o coco inteiro no forno, você pode utilizar um martelo de amaciar carnes para dar batidas na casca e puxar quando essa começar a se desprender. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas também funciona.
  • Depois de fazer leite de coco caseiro, você pode utilizar o resíduo que sobra para fazer outras receitas ou até fazer farinha de coco. Para isso, basta colocar o resíduo em uma frigideira antiaderente e aquecer no fogo baixo. Mexa constantemente por aproximadamente 20 minutos e ela estará pronta quando apresentar uma cor marrom bem douradinha.
  • Outra forma mais simples e rápida de fazer a farinha de coco é esperando o resíduo secar e depois levá-lo ao liquidificador ou processador de alimento. Ele vai ficar mais fininho e branquinho.
  • Ao conservar o leite de coco no congelador, você pode optar por colocá-lo nas forminhas de gelo e usá-lo para refrescar as suas bebidas.

Veja no vídeo abaixo mais algumas dicas sobre como fazer leite de coco caseiro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

proctologista

O que é e o que faz um proctologista? Veja quando é hora de consultar

modo correto de usar bepantol para o rosto

Bepantol para o rosto é bom? Saiba como usá-lo na pele