Menu

Lasanha de frigideira fácil: uma receita e 10 recheios

Se você tem pouco tempo e quer comer algo gostoso, essa é a melhor opção

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Tradicionalmente, a lasanha é um prato que leva camadas de massa e recheio, colocadas em um refratário e levada ao forno, levando cerca de 40 minutos para ficar pronta. Mas muita coisa pode dar errado nesse processo, seja a falta de molho, tempo demais ou de menos no forno. Para poupar tempo, garantindo uma refeição prática e gostosa, aprenda a fazer uma lasanha de frigideira fácil que fica pronta em 25 minutinhos, sem errar o ponto, pois fica fácil acompanhar e corrigir, se necessário.

Lasanha de frigideira fácil

Para ter mais sucesso nessa receita, você deve optar pelo tipo de massa de lasanha correto. Existem dois tipos: o tradicional, que normalmente se cozinha em separado, folha por folha, montando a lasanha em seguida, e o pré-cozido, que basta colocar o molho e deixar cozinhar.

O ideal para essa receita é a massa pré-cozida, facilmente encontrada em mercados e até mercadinhos, com diversas marcas disponíveis e preço acessível, muito similar ao da massa tradicional.

Veja agora como fazer a receita básica, com carne moída, e logo a seguir mais recheios diferentes para você pode usar nesse mesmo modelo, podendo variar sua receita de lasanha de frigideira fácil, sempre de forma simples e prática.

Publicidade

1. Lasanha de frigideira com carne moída

Essa é a versão completa, com o passo a passo da montagem da lasanha de carne moída. Nos próximos tópicos, de recheios, o modo de preparo vai ser bem parecido. Veja como é simples.

Ingredientes

Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Cebola: ½ unidade picadinha;
Alho: 1 dente picado;
Carne moída: 300 gramas;
Sal: a gosto;
Orégano: a gosto;
Manjericão: a gosto;
Salsinha: a gosto;
Massa de tomate: 400 gramas;
Água: 100 ml;
Presunto: 200 gramas fatiado;
Muçarela: 200 gramas fatiada;
Massa de lasanha pré-cozida: o quanto baste para a sua frigideira.

Modo de preparo

  1. Em uma panela comum, refogue a cebola até dourar e acrescente o alho. Em seguida, coloque a carne moída e os temperos e mexa até perder a coloração avermelhada. Adicione a massa de tomate e a água e deixe ferver rapidamente (pois ainda passará 25 minutos cozinhando);
  2. Agora pegue a frigideira e coloque molho em todo o fundo. Adicione pedaços da massa ainda crua, forrando toda a superfície. Para isso, você vai ter que partir a massa e distribuir os pedaços, visto que a massa é quadrada e a frigideira, provavelmente redonda;
  3. Cubra com mais molho e coloque fatias de presunto. Vá alternando camadas de molho, massa, presunto e muçarela. Termine com uma camada de molho e queijo, podendo ser parmesão fresco ralado, se gostar ou muçarela mesmo;
  4. Tampe bem ou cubra com papel alumínio, ligue o fogo no mínimo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Para ver se está pronto, basta abrir a tampa e espetar o garfo. Se estiver crua e seca, pode colocar um pouco de água, levantando a lateral da lasanha, para que a mesma fique no fundo e não por cima;
  5. Se estiver cozida, desligue o fogo e deixe fechado, por 10 minutos, para que a massa sugue o molho e fique mais encorpada.Sirva em seguida.

Super fácil de fazer e fica simplesmente perfeita. Se preferir, veja o passo a passo em vídeo e logo em seguida, mais 9 opções de recheio para você testar.

2. Recheio de frango tradicional

Para fazer o recheio tradicional, de forma mais rápida, opte por comprar o sassami de frango, que são os pedacinhos menores de peito, normalmente usados para empanar. Fica mais fácil e rápido para picar. Se preferir, aproveito o resto do frango de ontem e desfie ou pique em pedaços.

Publicidade

Ingredientes

Sassami de frango ou frango já cozido: 2 xícaras (chá) picadinho ou desfiado;
Cebola: ½ unidade picada;
Alho japonês: 2 colheres (sopa) picada;
Páprica picante ou tradicional: 1 colher (sopa);
Tempero pronto: a gosto;
Salsinha: a gosto;
Polpa de tomate: 1 xícara (chá);
Creme de leite: ½ caixa.

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola e quando estiver dourada adicione o alho japonês e os outros temperos, colocando em seguida o frango. Refogue em fogo alto, para que o frango solte menos água;
  2. Quando estiver com a parte de fora já branquinha, adicione a polpa de tomate e deixe ferver. Assim que levantar fervura, adicione o creme de leite e use na montagem da lasanha;
  3. Essa receita serve somente para a lasanha, pois irão cozinhar juntos, por mais 25 minutos. Se quiser usar em uma receita de macarrão, por exemplo, deixe o frango cozinhar bem no molho e, quando desligar, adicione o creme de leite.

3. Frango defumado

Esse recheio é muito rápido de fazer e fica uma delícia! Para isso, você vai precisar comprar aquele frango defumado desfiado que fica na área de frios do mercado, muito comum durante as comemorações de dezembro, mas disponível o ano inteiro.

Ingredientes

Cebola: ½ unidade ralada;
Alho japonês: 1 colher (sopa);
Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Salsinha: 2 colheres (sopa) picada;
Milho: 1 lata escorrida;
Ervilha: 1 lata escorrida;
Frango defumado: 2 xícaras (chá) desfiado;
Polpa de tomate: 1 xícara (chá);
Água: ½ xícara (chá);
Sal e pimenta: a gosto.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola no azeite e adicione o alho japonês. Coloque o frango defumado e deixe uns minutinhos, adicionando a polpa e a água em seguida, deixando ferver;
  2. Acerte o sal e pimenta, coloque o milho, a ervilha e a salsinha. Já pode usar o recheio na receita da lasanha. Se for usar em uma receita normal, já cozida, deixe o molho cozinhar um pouco, para não ficar ácido.

4. Camarão

Crédito: Fernanda Calheiros

Para quem ama frutos do mar, essa sem dúvidas é a melhor opção, ficando muito saborosa. O camarão deve ser sem casca e já limpo, preferencialmente fresco, mas tudo bem usar o de pacote, já congelado. É importante ficar atento ao tempo de cozimento, por isso o ideal é que não sejam muito pequenos, para não ressecarem.

Ingredientes

Camarão: 3 xícaras (chá) limpo e sem casca;
Limão: 1 unidade;
Curry: 2 colheres (sopa) ou menos, se preferir um sabor mais suave;
Cebola: 1 unidade picada;
Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Alho japonês: 2 colheres (sopa);
Salsinha: 2 colheres (sopa) picada;
Creme de leite: 1 caixinha;
Champignon: 1 xícara (chá) picado e escorrido;
Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Refoque a cebola até dourar e adicione o alho japonês e o camarão, lavado previamente com limão e escorrido;
  2. Refogue rapidamente o mesmo, até ficar esbranquiçado, adicionando os outros ingredientes, deixando em fogo baixo até levantar fervura. Já pode usar na lasanha;
  3. Se for usar em massa já cozida, deixe cozinhar até o ponto esperado do camarão, colocando o creme de leite somente no final, quando estiver pronto. Lembre-se de que a receita da lasanha ainda vai cozinhar por 25 minutos.

5. Molho branco e gorgonzola

Se sua família não compartilha do amor pelo queijo gorgonzola contigo, que tal fazer uma lasanha deliciosa para eles no forno e uma especialmente para você, na frigideira, com o sabor especial da gorgonzola?

Publicidade

O recheio é na realidade muito simples e dá para aproveitar para as duas lasanhas, acrescentando o queijo somente na sua. Veja como fazer a quantidade somente para a frigideira, se quiser aumentar para fazer também o tradicional, sem o queijo, é só multiplicar pela quantidade necessária.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade picada;
Alho: 1 dente picado;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Azeite: 1 colher (sopa);
Açafrão: 1 colher (sobremesa);
Noz-moscada: 1 colher (café) ralada na hora;
Leite de vaca: 2 xícaras (chá);
Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Creme de leite: 1 caixinha;
Gorgonzola: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola na manteiga com azeite até dourar e adicione o alho. Coloque o açafrão e o leite. Dissolva o amido de milho em um pouco de leite e coloque na panela, ainda fria, mexendo sem parar;
  2. Adicione o açafrão, sal e pimenta e mexa constantemente, até engrossar. Assim que estiver no ponto, adicione o queijo gorgonzola, a noz moscada e o creme de leite, usando em seguida;
  3. Lembre de deixar o molho menos espesso do que usaria em um macarrão, pois a massa crua irá absorver o líquido.

6. Recheio vegetariano picante

Crédito: Tudo Receitas

Para quem ama uma boa receita apimentada, essa é certamente uma ótima opção. Você terá diversas texturas e sabores, sem levar nada de origem animal. Experimente!

Publicidade

Ingredientes

Cebola: 1 unidade em rodelas;
Pimentão vermelho: ½ unidade em tirinhas;
Azeite de oliva: 1 colher (sopa);
Brócolis: 1 xícara (chá) picado, inclusive o talo;
Cenoura: 1 xícara (chá) ralada grossa;
Palmito: 1 xícara (chá) picado;
Tomate seco: ½ xícara (chá) picado;
Pimenta cambuci: 1 unidade em tirinhas finas;
Pimenta-de-cheiro: a gosto sem sementes;
Molho de tomate: 1 xícara (chá)
Tempero pronto: a gosto;
Páprica picante: a gosto;
Salsa: a gosto.

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola no azeite até dourar e adicione todos os outros ingredientes, exceto o molho de tomate;
  2. Quando estiverem bem refogados, adicione o molho e deixe levantar fervura, utilizando em seguida na receita da lasanha de frigideira.

7. Carne de jaca verde

Para os vegetarianos que têm saudades de comer carne, essa é uma excelente opção, sendo interessante também para quem gosta de experimentar coisas novas na cozinha. Esse recheio leva mais tempo para ficar pronto, então se quiser, pode prepará-lo com mais antecedência.

Ingredientes

Jaca verde: 1 unidade pequena inteira;
Água: o suficiente para cobrir a jaca na panela de pressão;
Cebola: 1 unidade picada;
Alho: 1 dente;
Alho japonês: 2 colheres (sopa) picado;
Páprica picante ou tradicional: 1 colher (sopa);
Tempero pronto: a gosto;
Salsinha: a gosto;
Polpa de tomate: 1 xícara (chá).

Publicidade

Modo de preparo

  1. Coloque a jaca na panela de pressão, com água o suficiente para cobrir toda a sua superfície. Tampe de deixe cozinhar por 35 minutos. Deixe a pressão sair e abra a jaca, retirando a casca e o talo central, desfiando o recheio com um garfo. Reserve a carne de jaca desfiada;
  2. Refogue todos os temperos e coloque a carne de jaca, deixando refogar bem antes de adicionar o molho de tomate. Assim que levantar fervura, pode usar na lasanha.

8. Milho com bacon

Perfeito para pizza e ainda melhor na lasanha, o recheio de milho com bacon vai deixar sua receita deliciosa, agradando desde crianças até adultos. Se quiser, pode adicionar outros ingredientes como a ervilha, palmito e outros, a seu critério.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade em rodelas;
Alho: 1 dente picado;
Bacon: 1 xícara (chá) picado;
Milho: 1 xícara (chá) escorrido;
Molho de tomate: 1 xícara (chá);
Orégano, sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Frite o bacon até soltar bem a gordura e ficar crocante. Elimine o excesso de óleo e doure a cebola e em seguida, o alho. Adicione os outros ingredientes e pode usar!

9. Calabresa picante

Tão fácil e rápido quanto o anterior, fica delicioso e com aquela carinha de lanche de rua, sendo porém um delicioso prato para o almoço ou jantar. Se quiser deixar mais gostoso e saudável, pode adicionar suas verduras favoritas, ciente de que todas ficarão com gosto de calabresa.

Publicidade

Ingredientes

Cebola: 1 unidade em rodelas;
Pimentão: ½ unidade em tiras;
Calabresa: 2 xícaras em rodelas finas ou ralada;
Pimenta calabresa: a gosto;
Sal e pimenta: a gosto;
Molho de tomate: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

  1. Frite as calabresas e retire o excesso de gordura. Doure a cebola e adicione o pimentão. Coloque os outros ingredientes e deixe levantar fervura antes de usar.

10. Ricota com rúcula

Crédito: Pão de Açúcar

Para uma versão mais leve, use rúcula com ricota e creme de leite light, fazendo um prato leve, forte e delicioso.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade picada;
Alho: 1 dente picado;
Azeite: 1 colher (sopa);
Açafrão: 1 colher (sobremesa);
Molho de tomate: 1 xícara (chá);
Creme de leite light: 1 caixinha;
Ricota: 1 xícara (chá) amassada;
Rúcula: 2 xícaras (chá) picadinha.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola no azeite de oliva até dourar e adicione o alho, o açafrão e o molho, deixando levantar fervura. Adicione os outros ingredientes e use na lasanha de frigideira.

Gostou das receitas? Algumas são mais práticas e outras requerem mais tempo para fazer, mas no final, todas ficam perfeitas.

Veja também: Melhores opções de acompanhamento para lasanha

Leave a Reply

Sair da versão mobile