em

Como limpar camarão com facilidade

Se ao olhar para um camarão inteiro você acha que vai dar muito trabalho para limpar, saiba que é mais fácil do que imagina

limpar camarão
Crédito: Pixabay

O camarão é uma iguaria relativamente cara, especialmente os de calibre maior e quando já são comprados limpinhos. Se você aprecia pratos com camarão, de vez em quando vale a pena comprar um pacote com eles inteiros para fazer um almoço especial, então você faz a limpeza em casa mesmo para economizar. Veja como é fácil limpar camarão com essas dicas.

Como limpar camarão passo a passo

Para fazer a limpeza dos camarões, precisa que eles estejam descongelados. Então, o ideal é descongelar, limpar e utilizar na hora ou comprar fresco, limpar e depois congelar em porções para utilizar em diferentes receitas. Veja como fazer.

1. Cabeça

Senão quiser, não precisa remover a cabeça do camarão, já que contrariamente ao que todo o mundo julga, ela não tem resíduos que fazem mal à saúde. Mesmo que as cabeças não sejam comidas, ajudam a deixar o prato mais apresentável na hora de servir. Se quiser remover a cabeça, basta segurar na base dela, na altura onde parece ser a base do pescoço, e puxar delicadamente. Vai sair inteira.

2. Patas

Em seguida, vá arrancando as patas, que também só precisam ser puxadas.

3. Casca

Quando arrancar as patas, vai perceber que fica bem fácil remover toda a casca, pois já vai estar meio solta. Só precisa “desencaixar” a casca do camarão sem fazer esforço.

4. Rabo

Quanto ao rabo, é a mesma dica sobre a cabeça. Se quiser deixar para que o prato fique com uma apresentação gourmet, não tem problema. Se preferir retirar, basta puxar delicadamente.

5. Tripa

Para os camarões ficarem bem limpos, você precisa remover a tripinha, que é o intestino do animal. Ela fica ao longo da parte de cima do camarão, desde a cabeça até o rabo. Se quiser, pode usar uma faca para fazer um corte superficial e remover a tripa com a mão ou pode apenas fazer um furinho no centro superior, passando um palito de dentes de um lado ao outro no sentido da largura e puxar. A tripa é bem fina, parece um fio.

6. Banho

Depois de remover a tripa, lave os camarões todos em água corrente e já estarão prontos para usar na receita ou congelar.

Tripa do camarão faz mal?

Há quem coma o camarão com tripa e tudo, mas como se trata do intestino do animal, onde ficam os resíduos, não é recomendado comer. Como você não sabe exatamente o que o animal comia antes de ser pescado, o melhor é remover. Porém, se comer, dificilmente vai fazer mal.

Dicas para escolher camarão

Assim como é recomendado para qualquer tipo de carne fresca, o primeiro cuidado que deve ter é ir a uma feira ou peixaria da sua confiança. Quando chegar ao local, perceba se o camarão fresco está no gelo, pois é essencial que esteja bem refrigerado para não estragar, principalmente no verão.

Quanto ao aspecto, o camarão deve estar brilhoso, com cara de fresco, e o cheiro deve ser bem característico de mar. Além, é claro, de estar inteiro, com casca, cabeça e rabo.

Se for comprar o camarão congelado, não tem segredo. Apenas verifique a data de validade e se todos os camarões do saquinho estão realmente bem congelados. Nesse caso, dê preferência aos limpos, pois se esperar descongelar para limpar camarão, vai ter que usá-los na hora, já que não é recomendado descongelar e congelar novamente as carnes por causa do risco de contaminação.

Agora que já sabe como limpar camarão e como escolher os mais bonitos na peixaria, veja como fazer uma deliciosa receita de risoto de camarão para um almoço ou jantar especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar blindex

Como limpar blindex

sal grosso

Conheça os benefícios do sal grosso