em

Conheça quais são os 10 melhores jogos para terceira idade

Veja quais são os melhores jogos para a terceira idade e impulsione não somente a mente, mas também a alegria de viver
jogos para terceira idade
Crédito: Freepik

Você já ouviu falar dos benefícios dos jogos para terceira idade? De acordo com a Agência IBGE Notícias, são mais de 28 milhões e brasileiros com mais de 60 anos, representando hoje cerca de 13% da população. Nas próximas décadas, a tendência é de que essa quantidade se multiplique por dois.

Para a instituição, a fim de assegurar uma melhor qualidade de vida para o idoso, é necessário “garantir direitos em questões como saúde, trabalho, assistência social, educação, cultura, esporte, habitação e meios de transportes”.

Esses direitos são, em tese, assegurados pelo Estatuto do Idoso, que visa estabelecer uma margem de segurança, respaldada pelo Estado, para que se possa ter melhores condições de vida. Porém, apesar dos avanços nessa área, está muito aquém do necessário.

Então, é aí que a própria iniciativa do idoso e da sua família vai fazer a diferença. Encontrar meios para que eles tenham uma vida de qualidade, com participação na sociedade, principalmente com os membros da família, é fundamental.

O Estatuto do Idoso provê o direito a requirir o desconto de 50% no preço de atrações culturais, como “ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais”, mas muita coisa pode ser feita em casa mesmo.

Como ter qualidade de vida na terceira idade

É aí que entram os jogos e brincadeiras, estimulando o raciocínio lógico, memória, coordenação motora ampla e fina, além é claro, da participação de uma atividade divertida, principalmente se conseguirem reunir a família.

10 brincadeiras e jogos para terceira idade

Alguns jogos são para se divertir em grupo, seja com a família ou com os amigos, garantindo boas gargalhadas e talvez alguma competitividade histórica. Outros são para se distrair, quando estiverem sozinhos. Lembre-se que muitos desses podem ser adaptados à velocidade, capacidade visual, motora ou auditiva, precisando somente de um pouquinho de paciência e boa vontade.

1. Truco/buraco

jogos para terceira idade
Crédito: Casa de Repouso Morada do Sol

Jogos de carta tradicionalmente disputados, vão trazer muita diversão, barulho e gargalhadas para as qualquer hora do dia. Devem ser feitos com mais de uma pessoa. Uma ótima opção para reunir os amigos ou mesmo a família.

Eles ajudam não somente no entrosamento e participação social (fundamentais para a manutenção dos níveis hormonais e redução do estresse, por exemplo), mas também no estímulo à memória, coordenação motora fina e raciocínio lógico.

2. Xadres/Dama

O xadrez é um esporte internacionalmente reconhecido, sendo importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico e treinamento da memória analítica, onde os movimentos devem ser repensados a cada jogada. É um turbilhão de estímulos e pode ser jogado por pessoas até mais debilitadas.

Mesmo que ele faça somente alguns movimentos, lembrar como funciona cada peça, qual jogada tinha planejado para depois daquela, formas de proteger as peças que dão mais pontos e outros fatores, vão superestimular as ligações neurais.

Se estiver muito complexo, existe a opção de jogar damas, no mesmo tabuleiro porém com regras muito mais simples, exigindo ainda bastante raciocínio temporal. Para ficar ainda mais interessante, é legal ensinar para os netos e desafiar para ver quem fica com mais peças ao final.

Como viajar de graça depois dos 60 anos

3. Jogos de tabuleiro

Existem diversos tipos de jogos para terceira idade que são de tabuleiro. São ideais para o dia de diversão em família. O mais interessante é que existem diversos tipos, que estimulam o raciocínio lógico-matemático, espacial, memória e muitos outros campos.

Também podem ser adaptados de acordo com os temas de mais interesse, tanto com relação a momentos históricos quanto a filmes e personagens famosos. Veja algumas opções:

  • Imagem e Ação;
  • Perfil;
  • Banco imobiliário;
  • Jogo da vida;
  • War;
  • Detetive;
  • Quest.

4. Dominó

jogos para terceira idade
Crédito: O Regional

Outro clássico – e não é a toa – o dominó estimula o raciocínio lógico-matemático, com a contagem das peças que já estão no tabuleiro e marcação do parceiro de jogo, fazendo com que ele passe mais vezes (o que exige memória).

Um dos benefícios é a socialização, com muitas risadas, rivalidade e peças batendo na mesa do jogo. Claro que pode ser adaptado o ritmo para aqueles que estão em um processo de perda de memória e concentração mais acelerado, com paciência e carinho.

5. Memória/paciência

Outros jogos para terceira idade são: memória, quebra cabeças (com lugares históricos ou pinturas famosas), cartas (como paciência) podem ser feitos individualmente ou na companhia de outras pessoas.

Além de distrair, estimulam as ligações neurais, com ênfase na memória de curto prazo, raciocínio espacial e coordenação motora fina. Procure peças e tamanhos compatíveis com quaisquer limitações apresentadas.

Opções de passeios para idosos

6. Sudoku

O sudoku é um jogo onde se deve encontrar quais são os números que estão faltando, em quadrados, nunca repetindo o mesmo número na mesma linha – na horizontal ou vertical, conjunto de quadrados nem no mesmo quadrado.

É bastante desafiador e uma delícia de concluir, sendo acessível em revistas nas bancas de jornais, podendo também ser impresso em papel, com números maiores, tendo muitas opções para baixar na internet.

Como reduzir o risco de demência

7. Resta 1

O resta 1 é um jogos de tabuleiro com diversos furos e pinos, onde eles só podem se movimentar, pulando outro pino e parando no furo seguinte. Parece fácil, mas seu objetivo é restar somente 1 pino no tabuleiro e no centro (o que é muito difícil de acontecer, mas não impossível).

Estimula bastante o raciocínio espacial, lógico e a memória, no qual vai registrando quais são os conjuntos de movimentos que podem ou não funcionar. Bom para jogar sozinho ou para competir com alguém, para ver quem consegue resolver – ou pelo menos deixar menos peças.

8. Cruzadinhas/caça-palavras

jogos para terceira idade
Crédito: Birthday Frenzy

Da mesma forma que o sudoku estimula o raciocínio lógico-matemático e espacial, o caça-palavras e as cruzadinhas são excelentes jogos para terceira idade. Desenvolvem o raciocínio linguístico, além de uma ótima distração. Podem também ser comprados em bancas de revista ou impressos em casa, com letras maiores e temas adaptados.

Além disso, estimula a memória de longo prazo, resgatando informações que estavam armazenadas e não utilizadas, para resolver as linhas e colunas. Pode também ser bem desafiador, fazendo com que o idoso peça ajuda e se divirta junto com a família.

Benefícios da atividade física na terceira idade

9. Gartic

A tecnologia veio para ficar e com ela, a chance de interação, mesmo que esteja sozinho em casa. Um jogo online excelente para o idoso é o gartic, que funciona como o imagem e ação, só que online. Estimula a memória de longo prazo, raciocínio dedutivo e a coordenação motora fina.

Outros jogadores fazem o desenho em tempo real e as pessoas vão tentando adivinhar o que é, sendo divertido ver as “obras primas” que são feitas. Além disso, tem como escolher um dos temas existentes ou até mesmo, criar um tema que mais gostar.

10. Jogos para smartphone

Ainda na linha da tecnologia, existem milhares de jogos para terceira idade que podem ajudar o idoso, não somente a passar o tempo, mas também a se desenvolver, estimulando diversos campos do cérebro.

Entre as opções nos celulares estão o jogo da memória, cartas, jogos com palavras, números, de coordenação motora e até alguns onde se deve cuidar de gatinhos ou cachorrinhos. Essa ultima opção faz com que haja mais esforços para lembrar de entrar e alimentar, dar banho e cuidar dos animais virtuais.

No mais, é procurar algo que interesse e adaptar, apresentando novos jogos, podendo contar com o apoio da família toda, incluindo os netinhos.

exercícios para o rosto contra rugas
10 exercícios para o rosto contra rugas – Aprenda a fazer
ladrões de energia
Ladrões de energia: conheça quais são os 10 piores, segundo Dalai Lama