em

Como viajar de graça depois dos 60 anos

Se você já está na melhor idade e quer aproveitar, veja como conhecer o Brasil sem gastar com passagem!
como viajar de graça depois dos 60 anos
Crédito: Freepik

Viajar nem sempre é uma possibilidade para muitos dos brasileiros. Porém, depois de muitos anos de trabalho, isso pode se tornar uma realidade para os aposentados. O Governo Federal criou um programa que permite viajar de graça depois dos 60 anos. Isso significa um lugar garantido em viagens interestaduais.

Viajar de graça depois dos 60 anos é possível

viajar de graca depois dos 60 anos como
Crédito: RTW Backpackers

No Brasil, existe um documento que é chamado de carteira do idoso. Ele é instrumento de comprovação para o idoso ter acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso. Este documento traz informações de identificação do idoso, do município em que ele mora e a foto.

Com este documento, eles conseguem viajar por todo o país pagando muito pouco, ou de graça, em viagens de ônibus. É muito simples o processo para pedir a carteira do idoso. Segundo o Governo Federal, o passo a passo é: solicitar, aguardar a emissão, retirar e está feito!

Para solicitar sua carteira de idoso, você deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Caso já seja inscrito, basta levar seus documentos até o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo e solicitar a carteira. Lembrando que este é um benefício para os idosos com renda de até dois salários mínimos.

saiba como viajar de graça depois dos 60 anos
Crédito: Freepik

O prazo de emissão da carteira é de até 90 dias, mas caso você queira usufruir dos benefícios antes desse período, você pode solicitar no Cras uma declaração provisória. Esta declaração provisória tem o prazo de duração de 180 dias, assim, quando acabar a validade, você já terá sua carteira em mãos.

Para usufruir dos benefícios que a carteira de idosos traz e poder viajar de graça depois dos 60 anos, você deve solicitar a passagem diretamente no guichê da companhia de ônibus. A solicitação da passagem pode ser feita com 30 dias úteis antecedentes da viagem ou até 3 horas antes do horário de partida do ônibus.

Dentro dos prazos citados, as empresas brasileiras de transporte têm de reservar duas vagas gratuitas para os portadores da carteira de idosos. Caso os acentos já tenham sido preenchidos, o idoso terá direito ao desconto de, no mínimo, 50% do valor total da passagem.

Caso você ainda fique com dúvidas de como solicitar sua carteira de idoso ou de como fazer viagens de graça ou com descontos de pelo menos 50%, você pode consultar o site do governo brasileiro. No site da Agência Nacional de Transportes Terrestres você também consegue encontrar detalhadamente esclarecimentos de dúvidas comuns.

Veja também: modelos de motorhome para a viagem dos sonhos.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
aromatizador de ambiente caseiro
Como fazer aromatizador de ambiente caseiro
truques para ficar bonita
Como ficar bonita: 20 segredos para começar hoje mesmo