em

Benefícios da atividade física na terceira idade

Veja dicas especiais para quem quer ter uma vida mais ativa. Nunca é tarde para começar

atividade física na terceira idade
Crédito: Freepik

De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a atividade física na terceira idade é fundamental para que essa fase seja acompanhada de uma boa qualidade de vida, apresentando inúmeros benefícios para quem pratica.

Para o autor, ela é muito importante, pois “a atividade física aparece como uma forma de permitir que os indivíduos mais velhos tenham mais saúde e se tornem mais independentes”, trazendo mais qualidade de vida para eles e para o meio.

Em outro estudo publicado na Revista de Enfermagem, é determinado que “a prática de atividade física é um benefício indispensável à saúde corporal e mental, principalmente na terceira idade, quando a capacidade funcional sofre declínio e o organismo enfraquece tornando-se suscetível ao desenvolvimento de doenças”.

Então, não somente para evitar ou melhorar quadros de doenças, a prática de exercícios ajuda a melhorar a qualidade de vida como um todo, incluindo também os fatores sociais e mentais, tornando essa fase especial ainda mais gostosa.

Veja também: como escolher o exercício mais indicado para você

Quais são os benefícios da atividade física na terceira idade

atividade física na terceira idade benefícios
Crédito: Freepik

O sedentarismo não é somente uma tortura para o corpo, que fica mais fraco e menos flexível, mas também para a mente, no sentido estrutural e psicológico. Veja quais são os benefícios de praticar atividades físicas regularmente durante a melhor idade.

1. Estimula o cérebro

Quando a vida é sedentária, tudo é mais do mesmo, o cérebro não é desafiado, não tem estímulos. Dessa forma, as chances de que as ligações neurais se enfraqueçam são maiores, causando problemas como perda de memória e outros. A atividade física é desafiadora para o mesmo, tendo que coordenar movimentos, regras, atenção constante e respiração controlada.

Além disso, a prática de atividade física na terceira idade leva a uma menor chance de AVC, demências, promovendo da neuroplasticidade, o que torna seu cérebro muito mais oxigenado, saudável e funcional.

2. Fortalece a musculatura

Não há nem o que questionar nesse ponto: o que não se move, atrofia. Uma verdade para a parte física e também mental. Fazer atividades físicas vai ajudar a evitar o atrofiamento muscular, que tende a deixar a pessoa idosa mais curvada e com movimentos mais curtos.

Além disso, fortalece a musculatura, deixa o corpo mais apto a se movimentar, dando um apoio ao conjunto osteoarticular, que fica com parte do peso e tensão. Além de ajudar a poupar ossos e articulações, dá mais resistência para uma saída, seja para passear ou resolver as coisas.

3. Promove melhoras psicológicas e sociais

De acordo com o primeiro estudo citado, alguns são os principais efeitos psicológicos e sociais, oriundos da prática de atividade física:

  • Autoestima: ao começar a praticar uma atividade física, mesmo que ainda de leve, com limitações, o idoso se sente orgulhoso por cada conquista, sendo excelente para a autoestima;
  • Confiança: não somente no aspecto físico, sabendo que vai conseguir fazer mais coisas com autonomia, mas também a confiança mental, que recebe estímulo direto;
  • Integração na sociedade: ao realizar atividades físicas, há maior autonomia e facilidade para se integrar ao meio, seja participando de cursos, eventos ou até visitando lojas e mercados vizinhos;
  • Mensagens positivas: junto com o exercício vem um conjunto de ações, como uma nova alimentação e interação com pessoas que visam o crescimento e melhora pessoal, com grande ganho de qualidade de vida.

4. Melhora na saúde cardiovascular

Ao se exercitar, o idoso aumenta a quantidade de oxigênio que circula na corrente sanguínea, reduzindo a necessidade do coração em bombear o sangue para esse fim, reduzindo assim a pressão arterial.

Além disso, reduz a quantidade de peso, incluindo a gordura abdominal, que aumenta as chances de se desenvolver problemas cardiovasculares. Promove também a desintoxicação, reduzindo a inflamação, tornando o sistema mais saudável e menos propenso a vasculites, miocardite e afins.

5. Aumento da saúde osteoarticular

De acordo com o estudo, “os exercícios ajudam a melhorar os reflexos osteoarticulares dos idosos, bem como retardar a progressão da osteoporose, principalmente em mulheres (associados a orientações alimentares e os raios solares da manhã)”.

Dessa forma, observa-se que apesar de ser essencial, a atividade física por si não faz milagre, devendo ser acompanhada de uma boa alimentação e exposição ao sol, para que a vitamina D possa agir no organismo.

Veja também: estudo aponta benefícios do sexo na terceira idade

Dicas úteis

atividade física na terceira idade dicas
Crédito: Freepik

Para começar a praticar atividade física na terceira idade, a primeira coisa a fazer é procurar a orientação do seu médico de confiança. É o especialista que sabe o que é mais adequado para o sue caso e estado de saúde.

Depois disso, busque o acompanhamento de um nutricionista, para melhorar o seu desempenho na atividade escolhida, através de uma alimentação adequada, sempre com o direcionamento do seu médico e prontuário em mãos.

O próximo passo é escolher um profissional da área de educação física para começar a realizar a atividade de fato. Pode ser uma caminhada, hidroginástica, dança… Tudo vai depender do que você gosta e como o corpo pode reagir.

Lembre de sempre aquecer o corpo lenta e gradualmente, com exercícios que incluem o alongamento, resfriando o mesmo ao final, com mais alongamento e relaxamento. Aproveite para fazer exercícios respiratórios nesse período.

Leve sempre uma garrafinha de água, use sapatos e roupas frescas, adequadas e confortáveis e leve alguém com você! Assim, além da atividade física, dá para colocar a conversa em dia e, quem sabe, quando terminar, tomar um copo gostoso de suco na padaria.

limpar inox

Como limpar inox com 10 técnicas diferentes

moer pimenta

Como moer pimenta para tempero