em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Goiaba é boa para gastrite?

Se você sofre de gastrite, sabe bem como é a sensação de azia e ardor que ela provoca. Esse incômodo pode reduzir se consumir a goiaba

goiaba é boa para gastrite
Crédito: Pexels

A goiaba é uma fruta muito popular, gostosa e saudável. Pode ser consumida de diversas formas e oferece ótimos benefícios para a saúde. Ela reduz a dor, a febre, controla o colesterol e o açúcar no sangue. Também atua como antimicrobiano, anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico. Então, com todas essas propriedades para tratar vários tipos de doenças, será que a goiaba é boa para gastrite também? Saiba agora.

Goiaba é boa para gastrite: sim ou não?

goiaba é boa para gastrite é mito ou verdade
Crédito: Freepik

Sim, a goiaba é boa para gastrite por causa das suas poderosas propriedades medicinais mencionadas acima, que são o poder de matar bactérias, reduzir a dor, tratar a inflamação e promover a cicatrização.

Como a gastrite é uma inflamação que ocorre na mucosa do estômago, gerando dor, dificuldade para comer e digerir a comida, é exatamente dessas propriedades que a pessoa com gastrite precisa. Nem sempre haverá presença de bactérias causando o problema, mas mesmo assim é preciso aliviar a dor, tratar a inflamação e cicatrizar o local machucado no estômago. Então, a planta pode ser útil, mas não substitui a consulta ao médico.

Como consumir

Agora que sabe que a goiaba é boa para gastrite, saiba também que a melhor forma de consumi-la para essa finalidade é como chá. Mas a fruta in natura, com o estômago vazio, também vai surtir efeito. Deve comê-la como se fosse um remédio, deixando-a por meia hora sozinha no estômago sendo digerida para que entre na corrente sanguínea e libere suas propriedades.

O chá deve ser feito, de preferência, com as folhas da goiabeira frescas, colhidas na hora. Deve-se colher o olho-de-goiabeira, que é a parte de cima dos galhos, onde tem um brotinho acompanhado de duas folhas adultas. Esse é o suprassumo das propriedades medicinais na planta.

Optando por usar o chá no tratamento da gastrite, junto com o tratamento médico, faça o chá para beber meia hora antes de cada uma das refeições principais do dia, ou seja, antes do café da manhã, do almoço e do jantar. Não exagere na quantidade para evitar a prisão de ventre e a hipoglicemia.

Outros alimentos bons para gastrite

Mesmo sabendo que a goiaba é boa para gastrite, também é bom conhecer outros alimentos que ajudam a tratar esse problema tão incômodo. Afinal de contas, toda a alimentação precisa ser benéfica e atuar em conjunto para que o tratamento faça efeito. Então, veja quais são outros alimentos bons para gastrite:

Mel

Tenha um pote de um bom mel de abelhas orgânico e puro na sua casa para utilizar em substituição a qualquer tipo de açúcar. Use no chá, inclusive para evitar a queda de açúcar no sangue, use nas receitas doces e salgadas. O mel é um alimento de altíssimo valor nutricional e com propriedades medicinais muito boas, como por exemplo o efeito anti-inflamatório e cicatrizante que vai ajudar a tratar a gastrite.

Alimentos simbióticos

Os alimentos simbióticos são a mistura de probióticos e prebióticos. Os probióticos são compostos de bactérias benéficas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a tratar qualquer doença no corpo. Os prebióticos são fibras insolúveis que servem de alimento às bactérias probióticas quando elas chegam no intestino. Então, um bom exemplo de alimento simbiótico é o iogurte de kefir com granola e mel.

Água de coco

Se você é do tipo que não vê graça em tomar água e acaba tomando muito menos do que deveria, experimente tomar bastante água de coco todos os dias. Essa água é alcalina, ajudando a controlar a acidez do sangue e a tratar a inflamação da gastrite, além de nutrir o corpo com vitaminas e minerais, promovendo a hidratação.

Suco de mamão com babosa

O mamão é uma fruta rica em água e fibras, muito fácil de digerir e que não exige muito ácido estomacal para isso. A babosa é uma planta anti-inflamatória e cicatrizante. Então, tomar esse suco todos os dias de manhã em jejum é uma boa pedida para tratar a gastrite e também para regular todo o sistema gastrointestinal.

Conheça outros remédios caseiros para gastrite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar risco de porcelanato

Como tirar risco de porcelanato e deixar como novo

bolo de goiaba

10 Receitas deliciosas de bolo de goiaba