riscos do excesso de açúcar no sangue
Crédito: Freepik

Conheça 8 riscos do excesso de açúcar no sangue

Junto com a diabetes, muitos outros problemas podem acabar com a saúde de quem exagera no açúcar

Publicidade

Em uma certa quantidade, de forma equilibrada, o açúcar é necessário para o bom funcionamento do organismo. Mas, quando passa dos limites, seja por consumo exagerado ou uma deficiência que provoca seu acúmulo, existem sérios riscos do excesso de açúcar no sangue. Veja quais são e aprenda a se cuidar para evitá-los.

Riscos do excesso de açúcar no sangue

Praticamente todo mundo sabe que o açúcar em excesso faz mal para a saúde. Mas, diferente do que muitos pensam, não é só porque o açúcar causa diabetes. Essa doença é muito perigosa, pois pode ser a porta de entrada para outras doenças, porém, não é a única preocupação.

1. Cáries nos dentes

Esse é o motivo que se dá para as crianças pequenas quando elas insistem em comer muito doces. E é um motivo real. Mesmo escovando bem os dentes, quando se consome muitas guloseimas açucaradas, é mais açúcar em contato com o dente, por cantinhos mais difíceis de alcançar, gerando as cáries.

Veja também: Como escovar os dentes corretamente

2. Obesidade

O açúcar, quando é digerido e vai para a corrente sanguínea, vira glicose. Se não for absorvido e usado como fonte de energia, começa a ficar acumulado como gordura, levando ao aumento de peso. Portanto, esse risco é maior em pessoas sedentárias, que consomem mais calorias do que conseguem gastar.

Publicidade

Veja também: Hormônios que estão relacionados à obesidade

3. Diabetes

A diabetes tem diferentes causas. Há pessoas que já nascem com a doença, pois têm uma deficiência no metabolismo da glicose. Mas, também pode ocorrer pelo excesso de consumo de alimentos açucarados, inclusive carboidratos e frutas.

Veja também: Tipos, causas e sintomas de diabetes

4. Colesterol alto

Não são apenas os alimentos ricos em gorduras trans e saturadas que aumentam o colesterol. Como o excesso de açúcar acumula gordura no corpo e gera obesidade, logo, ele também é o responsável pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando ao aumento do colesterol, além de outras doenças cardiovasculares, como aterosclerose.

Veja também: Dieta para colesterol alto: veja o que pode comer e o que deve evitar

5. Gordura no fígado

Da mesma forma que o exemplo do colesterol alto, quando a pessoa começa a engordar pelo excesso de consumo de açúcar, parte dessa gordura fica instalada no fígado. Alguns dos principais sintomas são cansaço crônico, mau hálito, aumento de peso, sudorese, acne e alergias.

Publicidade

Veja também: Dieta para reduzir a gordura no fígado

6. Gastrite

Quem tem gastrite pode ter desenvolvido a doença pelo excesso de consumo de açúcares. Ou, mesmo quando não é essa a causa da gastrite, a pessoa sabe que deve evitar guloseimas, pois elas irritam a mucosa estomacal e pioram os sintomas.

Veja também: Dieta para gastrite: alimentos bons, ruins e dicas de cardápio

7. Gota

A gota é uma doença provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue. Uma das causas do excesso de ácido úrico é a frutose, aquele açúcar natural das frutas, muito usado na indústria alimentícia e que você encontra não apenas nas guloseimas doces, mas em bebidas alcoólicas e alimentos industrializados salgados.

Publicidade

Veja também: Gota: o que você deve saber sobre este tipo de artrite?

8. Acne

Principalmente quando o açúcar é combinado com gorduras, faz a pele ficar mais oleosa e, assim, ter acne. Os poros ficam entupidos com o excesso de produção das glândulas sebáceas, e podem inflamar, gerando as desagradáveis espinhas.

Veja também: Como fazer trocas saudáveis nas receitas para diminuir o açúcar

Publicidade

Artigo com informações de News Medical Life Science

PODE GOSTAR TAMBÉM