Dor na boca do estômago
Crédito: Freepik
em

Dor na boca do estômago: conheça as possíveis causas e tratamentos

Não é normal sentir dores na boca do estômago. É sinal de que alguma coisa não vai bem nessa região do corpo

Publicidade

Sentir dor na boca do estômago pode ser algo simples de resolver ou pode exigir atendimento médico imediato. Vai depender da causa dessa dor e dos demais sintomas que a acompanham. Saiba agora quais são as principais causas e o que fazer ao sentir dor na boca do estômago.

Dor na boca do estômago: onde fica?

O que chamamos de “boca do estômago” é a parte superior do abdômen, logo abaixo do tórax. É nessa região que o estômago se inicia, portanto, pode indicar alterações em diferentes órgãos conectados a ele.

Principais causas da dor na boca do estômago

Os médicos chamam a dor na boca do estômago de dor epigástrica ou epigastralgia. Essa dor pode ser um dos sintomas de diferentes problemas de saúde, tais como:

Má digestão

Acontece quando você come demais ou quando come algo que seu organismo não tolera bem, seja por causa de algum ingrediente ou possível contaminação no alimento.

Publicidade

Os sintomas mais comuns da má digestão são a dor na boca do estômago, dor em outras partes do estômago e região do abdômen, gases, diarreia ou prisão de ventre.

Como resolver?

A dor geralmente começa a aliviar depois de algumas horas da última refeição. É bom não comer nada até sentir o alívio. Se estiver doendo muito, pode tomar um remédio pra dor, previamente prescrito pelo médico.

Se ocorrerem mais episódios, observe se existe algum ingrediente em comum nos alimentos que você come, pois pode ser alguma rejeição a certo ingrediente. Nesse caso, consulte um médico para fazer mais exames e adaptar sua alimentação.

Publicidade

Esofagite

É a inflamação do tecido do esôfago, o que geralmente acontece em decorrência do refluxo ou da hérnia de hiato.

Além da dor na boca do estômago, essa inflamação pode provocar queimação na região do tórax, que piora após refeições e com certos tipos de alimentos, como cafeína, álcool e frituras. A dor é mais frequente à noite e não melhora só com repouso.

Como resolver?

É necessário consultar um médico gastroenterologista para fazer exames e descobrir a causa da inflamação. O tratamento pode ser feito com medicamentos e mudanças de hábitos alimentares.

Publicidade

Gastrite

Mais um tipo de inflamação estomacal, a gastrite inflama a mucosa que reveste a parte interna do estômago.

Como resultado, surgem sintomas de dor na boca do estômago que varia de leve, moderada até intensa, tipo queimação ou aperto e que surge principalmente depois de comer.

A gastrite também causa náuseas, sensação de estar muito cheio depois de comer, arrotos, gases excessivos e até vômitos.

Publicidade

Como resolver?

O tratamento para gastrite vai depender dos sintomas. Casos leves podem melhorar apenas com mudanças na alimentação. Casos graves podem precisar de medicamento para reduzir a acidez estomacal e, se necessário, antibióticos.

Pancreatite aguda

Esse é o nome que se dá à inflamação do pâncreas, que fica no centro do abdômen e é essencial na digestão e produção hormonal. A dor dessa inflamação costuma ser intensa e repentina, podendo irradiar para a parte superior do abdômen e, algumas vezes, resulta em distensão abdominal, vômitos e prisão de ventre.

Como resolver?

Ao ter esses sintomas, o paciente deve ser levado para a emergência porque corre o risco de o pâncreas estourar e infectar os demais órgãos. O paciente será internado, fará jejum e receberá soro e remédios na veia.

Publicidade

Pedra na vesícula

Essa é uma dor bem difícil de lidar. É tipo uma cólica que piora rapidamente, chegando a dar enjoo e causar vômito. A dor na boca do estômago faz parte do sintoma, mas em alguns casos a dor é mais intensa na parte superior direita do abdômen.

Como resolver?

Quando essas cólicas começarem, vá ao médico gastroenterologista para fazer exames e descobrir a causa. Se for mesmo pedra na vesícula, o médico dirá se é possível tratar com remédios ou fazer cirurgia para remover a vesícula.

Dor na boca do estômago pode ser infarto

Nem sempre um princípio de infarto vai causar dor na boca do estômago, mas pode acontecer. Nesse caso, é uma dor tipo queimação ou aperto, e está associada a náuseas, vômitos, suor frio ou falta de ar.

Publicidade

O que fazer?

Ao notar dois ou mais sintomas mencionados, deve-se ligar para o SAMU pelo número 192. Mesmo que não tenha certeza do que está acontecendo, vale mais a pena receber um atendimento do que não fazer nada e a pessoa acabar sofrendo um infarto fulminante.

Cor das fezes

Cor das fezes: você sabe o que cada cor significa?

Como explicar a separação dos pais aos filhos

Como explicar a separação dos pais aos filhos: Dicas úteis