frutos do mar
Crédito: Freepik

Conheça os principais frutos do mar e seus benefícios à saúde

Esses alimentos, quando consumidos sem exagero, trazem ótimos benefícios

Publicidade

Os frutos do mar são alimentos com sabor mais intenso. São considerados frutos do mar os caranguejos, moluscos, camarões, lagostas, crustáceos em geral e animais que possuem conchas ou carapaças, como as ostras.

Algumas pessoas têm alergia e nem podem sentir o cheiro. Outras, são completamente apaixonadas por esses sabores e, de quebra, acabam aproveitando seus benefícios para a saúde. Veja quais são.

Camarão

O mais popular dos frutos do mar, o camarão é um crustáceo rico em vitamina B12, importante para o metabolismo dos aminoácidos, para prevenir problemas cardíacos e derrame cerebral. É uma vitamina necessária para a boa manutenção do sistema nervoso.

O camarão também contém vitaminas D e E, e é rico em ômega-3, um conjunto de ácidos graxos poli-insaturados, essenciais para o organismo, que promovem uma poderosa ação anti-inflamatória em todo o corpo.

Publicidade

Veja também: Como fazer camarão ao alho e óleo: 7 receitas deliciosas

Mexilhões

Os mexilhões são diversas espécies de moluscos bivalves – que vivem dentro de conchas. Eles vivem fixados em rochedos batidos pelo mar ou em superfícies rochosas de oceanos e superfícies de água doce.

Assim como o camarão, os mexilhões são ricos em ômega-3, além de proteínas, vitamina C e B12, ferro e zinco. Fazem bem para prevenir inflamações, fortalecer o sistema imunológico e proteger o cérebro e todas as células do organismo com sua ação antioxidante protetora.

Veja também: Receitas de sururu – um molusco semelhante ao mexilhão

Publicidade

Lagosta

A lagosta tem fama de ser um prato muito chique, servido apenas em restaurantes caros. Mas, você pode conseguir bem fresca nas feiras de pescados e fazer em casa.

A lagosta está entre os frutos do mar com maior concentração de vitaminas do complexo B – vitaminas B3 (niacina), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Essas vitaminas ajudam a regular a produção de energia no organismo, a manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos, do intestino e do sistema imune.

Publicidade

Lulas

As lulas são uma boa fonte de proteínas, cálcio, vitamina B12, vitamina C e zinco. É considerada um dos melhores frutos do mar para se comer, devido à tendência a conter quantidades muito baixas de mercúrio.

Consumir lulas de forma equilibrada traz benefícios para o sistema imunológico, para a saúde cardiovascular, para os músculos, a pele e até para a saúde bucal. Assim como seus parentes frutos do mar, ela atua como um bom anti-inflamatório no organismo e na prevenção da anemia.

Veja também: Lula recheada: receitas para almoço ou jantar

Caranguejo

Consumir caranguejo traz benefícios para o metabolismo, para a pele, para o equilíbrio do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Também é bom para a saúde cardíaca, para o cérebro e na proteção das células do corpo, pois suas vitaminas e outros componentes atuam como antioxidantes, protegendo as células do ataque dos radicais livres.

Publicidade

Veja também: Como fazer caranguejo: 6 pratos diferentes para provar

PODE GOSTAR TAMBÉM