em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

12 Benefícios do figo

Está precisando de boas razões para passar a integrar esse alimento em sua dieta?
figo benefícios e receita
Crédito: Pixabay

Conhecido como Ficus carica L, o figo é, na realidade, uma flor proveniente do mediterrâneo. Além de saborosa e bastante exótica, é extremamente saudável. Saiba quais são os benefícios trazidos por esse alimento.

Benefícios do figo

figo benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

Essa flor que depende de uma espécie de vespa para a sua sobrevivência é exótica e saudável. Se você gosta de figo, ficará feliz em saber que ele possui diversas vantagens para várias funções do organismo.

1. Trata naturalmente a diabetes

Sabia que as folhas da árvore do figo são compostas por insulina natural? É por essa razão que o seu consumo vai reduzir a necessidade de compensar a produção deficitária dessa substância com injeções.

2. Reduz os triglicerídeos

Quer diminuir o seu nível de triglicerídeos no organismo de forma natural? Dê uma chance para as folhas de figo. Se consumidas regularmente, contribuem para reduzir as hipóteses de infarto e a obesidade.

3. Melhora das vias respiratórias

Bronquite, asma e outras condições relacionadas com as vias respiratórias podem ser melhoradas. Tudo o que você tem a fazer é integrar essa fruta em sua alimentação.

4. Remédio para úlceras

Mastigar as folhas da figueira e absorver o líquido que elas liberam é um tratamento natural para aliviar os sintomas de uma úlcera.

5. Fonte de fibra

Sabia que os figos são riquíssimos em fibras? Por isso é que são uma ótima ferramenta para deixar o aparelho digestivo funcionando corretamente.

Atua igualmente como um laxante natural e como um estimulante para o metabolismo. Isso faz dele uma fruta a ser considerada por aqueles que estejam em processo de perda de peso.

6. Fonte de antioxidantes

Os figos secos concentram uma quantidade bastante favorável de antioxidantes. A ingestão desse alimento diariamente vai assegurar essas substâncias em seu organismo.

7. Contribui para a densidade óssea

Os figos são uma importante fonte de cálcio, razão pela qual contribuem para o fortalecimento dos ossos. Em contrapartida, também previnem a perda de densidade óssea, ao impedir que o cálcio seja eliminado através da urina.

8. Reduz a pressão arterial

Por ser rico em potássio, ele é excelente para regular a pressão arterial. Porém, o consumo desse alimento não substitui o tratamento médico, sendo necessário sempre uma visita a um profissional.

9. Ajuda a prevenir o câncer de mama

O alto teor de fibras dessa flor é visto como um excelente instrumento para a redução dos riscos de surgir câncer de mama.

10. Combate a anemia

A anemia é um problema que gera uma sensação de fraqueza e desânimo e que surge principalmente devido à carência de ferro. A boa notícia é que o figo possui um alto teor de ferro, sendo excelente para o combate e prevenção da anemia.

11. É anti-inflamatório natural

Por ser rico no flavonoide luteolina, é excelente para combater a degeneração macular e até para prevenir o câncer, por meio do combate dos radicais livres. Isso faz com que ele também seja um poderoso anti-inflamatório.

12. Previne cãibras

Por ser um alimento rico em potássio, pode desempenhar um papel parecido com o da banana. Desse modo, ele é excelente para a prevenção de cãibras, sendo uma ótima opção para atletas.

Propriedades nutricionais

figo propriedades nutricionais
Crédito: Unsplash

Para possuir tantos benefícios, é necessário que se tenham incríveis propriedades nutricionais. Desse modo, o consumo do figo dispõe de diversos nutrientes para o corpo. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 gramas de figo cru têm:

  • Energia: 41 kcal;
  • Proteína: 1 g;
  • Lipídeos: 0,2 g;
  • Carboidrato: 10,2 g;
  • Fibra alimentar: 1,8 g;
  • Cálcio: 27 mg;
  • Magnésio: 11 mg;
  • Potássio: 174 mg;
  • Vitamina C: 0,8 mg.

Como consumir

O figo pode ser consumido fresco ou em doces. Ele pode ser utilizado para a fabricação de compotas ou até mesmo versões desse alimento cristalizadas. Essa flor também fica maravilhosa se for feita caramelizada.

Ele também pode ser usado em saladas, risotos e até sorvete com calda. Sendo assim, é bastante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras, adequando-se perfeitamente ao seu gosto.

Receita de doce de figo

Um dos modos de se fazer esse ingrediente, é por meio de um doce de figo verde. Confira abaixo como preparar essa maravilhosa receita em sua própria casa:

Ingredientes

Figo verde: 2 quilos;
Açúcar: 2 ½ xícaras (chá);
Cravo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte os talinhos dos figos e faça um corte em formato de cruz no lado oposto;
  2. Coloque uma panela de água para ferver e quando ferver, junte os figos. Espere 10 minutos de fervura e escorra;
  3. Espere que esfriem e leve os figos para o congelador;
  4. Depois, coloque-os em água corrente, remova e descarte a casca;
  5. Coloque o açúcar na panela e vá misturando até caramelizar;
  6. Junte 1 xícara de água e adicione o figo;
  7. Se for necessário, coloque mais água para cobri-los;
  8. Acrescente os cravos enquanto cozinha;
  9. Deixe em fogo de baixo para médio até que fique consistente e os figos fiquem bem macios.

Quer outra receita? Experimente essa torta do vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
colágeno hidrolisado
Colágeno hidrolisado: para que serve e como tomar
Homem converte navio de cruzeiro em abrigo para sem-tetos