em

Como congelar banana

Aproveite essa fruta ao máximo, aumentando sua validade
congelar banana
Crédito: Pexels

A banana, além de saudável, deliciosa, e abundante no Brasil, serve para diversas receitas, doces e salgadas. O único problema é que a fruta amadurece muito rápido na fruteira, então, uma das formas de prolongar sua validade é aprendendo a congelar banana.

3 Formas de congelar banana

O primeiro passo é esperar que a fruta fique madura. Não demais, apenas no ponto. Quando a banana amadurece, ganha mais nutrientes, mais antioxidantes e fica mais doce. Assim você pode preparar várias receitas saudáveis, reduzindo a quantidade de açúcar. Sabendo dessa dica, veja como congelar banana:

1. Em forma de purê

Dependendo do tipo de receita para o qual for usar a banana, vale mais a pena congelar já em forma de purê, assim não precisa fazê-lo depois. Então descasque as bananas, amasse-as bem com um garfo, depois armazene em potinhos que possam ir ao congelador.

Dentro de cada potinho coloque uma folha de papel-manteiga e coloque o purê por cima do papel, assim fica bem mais fácil na hora de utilizar. Outra dica é que coloque em potinhos pequenos em porções mais ou menos na quantidade que vai utilizar em cada receita. Assim evita desperdício.

2. Em rodelas

Se preferir, não precisa ter o trabalho de fazer purê de banana. Apenas descasque-as, corte em rodelas e acomode nos potinhos, dentro do papel-manteiga, do mesmo jeito que na dica anterior. Consuma em até 3 meses e mantenha os potes no fundo no congelador para não sofrerem com o aumento da temperatura sempre que abrir a porta.

3. Com casca

Para ter ainda menos trabalho, nem precisa remover as cascas das bananas para congelá-las. Mas nesse caso deve lavá-las bem embaixo da torneira. Depois faça um corte na casca, de uma ponta a outra, sem remover. Corte a parte interna em rodelas, mas mantendo a casa. Depois é só congelar em um potinho que caibam algumas bananas inteiras.

Congelar banana perde nutrientes?

congelar banana faz perder nutrientes
Crédito: Pxhere

Não, é justamente o contrário que acontece. Quando você congela a banana e qualquer outro alimento, as propriedades permanecem e a validade do alimento de prolonga. É para isso que o congelamento de alimentos é feito, pois assim consegue aproveitá-los por um longo período de tempo.

O que não deve fazer é congelar, descongelar e voltar a congelar o mesmo alimento, pois dessa forma sim ele perde muitas propriedades.

Além disso, ao ser descongelado, o alimento volta a ter contato com bactérias e o germes que estão no ar, por isso deve ser consumido rapidamente.

Do contrário, aumenta o risco de contaminação e a deterioração já começa a acontecer. O cuidado maior deve ser quanto a congelar leite e congelar carne.

Como descongelar

Geralmente a banana é congelada para ser usada em receitas como sorvetes e vitaminas. Nesse caso não é preciso descongelar. Você colocar direto no liquidificador com os demais ingredientes e bate, assim a banana vai deixar a bebida bem gelada e cremosa.

Se quiser descongelar, basta deixar na geladeira e esperar que ela descongele sozinha. Esse procedimento pode levar algumas horas. Se estiver com pressa, coloque a banana em um potinho de vidro e coloque por alguns segundos no micro-ondas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
batata-doce engorda ou não
Batata-doce engorda: sim ou não?
Produzir menos lixo: 15 dicas para colocar em prática