em

Como fazer churrasco perfeito e de qualidade: veja 8 dicas

Não existe mistério algum para fazer um bom churrasco!
melhores dicas para fazer churrasco
Crédito: Freepik

A Copa do Mundo está chegando e fazer churrasco para assistir aos jogos é a forma mais brasileira possível de curtir o mundial. A vantagem é que se o Brasil ganhar o churrasco é para comemorar, e se perder é para afogar as mágoas. O importante é reunir a galera e assar uma carne de qualidade!

8 Dicas para fazer churrasco perfeito

Mais do que uma refeição, o churrasco é um evento social para reunir as pessoas mais queridas e para bater um papo com boas gargalhadas. Qualquer carne fica mais saborosa e com gosto especial quando assada na churrasqueira, nem que seja durante o almoço com apenas três pessoas só para variar um pouco.

Mas o churrasco tem que ser bem feito, se não a alegria dá lugar à frustração. Nada de carne dura e em pouca quantidade, e não esqueça de bebidas geladas e de qualidade. Confira as dicas para fazer um churrasco bem feito e com sucesso.

1. Planeje cada detalhe

Aquele papo de assar uma carne de última hora com o que tem em casa é balela e dificilmente dá certo. Ao convidar os amigos e familiares, é preciso ter na ponta do lápis cada tópico do churrasco para que tudo saia perfeitamente.

Se for comunitário, organizem-se para determinar o que cada pessoa deve levar. Já se você estiver oferecendo tudo, é preciso planejar com ainda mais cuidado, pois são várias coisas a se pensar. De forma geral, os pontos principais para lembrar antes do churrasco são:

  • Quais e carnes comprar e quantos quilos comprar;
  • Quais e quanto de acompanhamentos fazer;
  • Quais e quantas bebidas comprar;
  • Carvão.

Para calcular a quantidade de comida por pessoa pense em 500 gramas por adulto e 150 gramas por criança. Esse cálculo é importante para fazer churrasco. Na dúvida, recorra às calculadoras de churrasco.

2. Escolha os melhores cortes

como fazer um bom churrasco perfeito
Portal Viu

Para fazer um churrasco de qualidade é preciso investir em boas carnes. As mais recomendadas são:

  • Picanha;
  • Fraldinha;
  • Contrafilé;
  • Alcatra;
  • Maminha;
  • Lombinho de porco;
  • Coração de galinha;
  • Coxa de frango;
  • Asinha de frango;
  • Costelas bovina e suína;
  • Linguiça e salsichão.

Dê preferência para peças com aspecto viçoso, com uma camada de gordura que hidrate a carne. Aliás, não tire a gordura da picanha, pois é ela que hidrata a carne e não permite que resseque. Uma boa ideia é dar uma selada nesse corte antes de assá-la.

3. Compre as bebidas

Nem só de cerveja se faz um churrasco. Ofereça opções aos seus convidados e deixe tudo em coolers, geladeiras ou baldes de gelos para deixar tudo trincando. Sirva refrigerante, cerveja, sucos de frutas e água. Uma caipirinha de vodka ou de cachaça também vai bem, de preferência com limão, maracujá ou abacaxi.

4. Tempere bem as carnes

No churrasco raiz, as carnes vermelhas são temperadas somente com sal grosso, mas isso não significa que é só jogar o sal e deu. A quantidade deve ser proporcional à grossura das carnes, tomando cuidado para não salgar demais ou de menos.

O ideal é temperar pouco antes da carne ir para o fogo para que não absorva demais o sal. Cuidado com temperos prontos e amaciantes, que podem tirar o sabor original. Frango e carne suína podem ser temperados com ervas, suco de limão ou laranja, pimenta do reino, sal e mostarda. Prepare também alguns molhos para acompanhar, como o barbecue, de mostarda ou de alho.

5. Vá além das carnes

Fazer churrasco exige criatividade. Por isso faça espetinhos variados com legumes, com frutas ou com queijo coalho, além dos tradicionais pães de alho. Abacaxi e banana são as melhores opções de frutas. Já os vegetais incluem uma boa variedade, como pimentão, cebola, abobrinha, berinjela, batata e até tomates, pincelados com azeite de oliva e um toque de sal.

6. Prepare a churrasqueira

A churrasqueira deve estar limpa e sem cinzas antes de acender. Para começar, coloque os pedaços maiores de carvão em um canto, como se fosse uma pirâmide oca no meio. Molhe um pão, um pedaço de pano velho ou um papel mais grosso com álcool de 90º GL e coloque no meio dessa pirâmide. Com cuidado, acenda um fósforo e jogue.

Quando a brasa estiver vermelha e intensa, espalhe pela churrasqueira, deixando alguns espaços vagos. Só coloque a carne depois e não deixe o carvão criar labaredas, que podem queimar a comida. Se usar uma churrasqueira elétrica, tenha atenção a temperatura.

7. Acerte no ponto

dicas para fazer um churrasco perfeito
Notícias ao Minuto

O responsável pela churrasqueira deve ter muita noção do que está fazendo para acertar no ponto da carne. Eis algumas dicas:

  • Nunca jogue água para conter as labaredas ou diminuir o fogo. Isso faz com que a churrasqueira perca o calor e comprometa o ponto da carne;
  • Disponha as carnes bem próximas da brasa por um período entre cinco e 15 minutos. Isso permite selar a superfície sem ressecar o interior. Isso é importante para deixar no ponto certo;
  • Peças mais grossas devem ser transferidas para mais longe do fogo depois de seladas, evitando, assim, que fiquem cruas no meio;
  • A carne geralmente está no ponto quanto surge um suco sobre ela. Quando isso acontecer, é hora de vira-la;
  • Prepare carnes em diferentes pontos, pois os gostos das pessoas variam.

8. Não esqueça dos acompanhamentos e sobremesas

As carnes são as estrelas, mas não dá pra pensar em fazer churrasco sem os coadjuvantes. Como acompanhamentos, considere arroz, salada de folhas verdes, vinagrete, salada de batata e pão francês. Amendoim e batatinhas podem ser servidas como aperitivos enquanto o churrasco não sai.

Já as sobremesas pedem doces açucarados, porém simples. Mousse de limão, de maracujá e de chocolate, brigadeirão, pudim de leite condensado, salada de frutas, sagu e sorvete são as mais indicadas.

Veja ideias de acompanhamentos no vídeo abaixo para fazer churrasco sem erros:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

como fazer pudim de pão
5 Receitas de pudim de pão deliciosas para você experimentar
tipos de babosa
Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies