em

Como fazer churrasco de picanha passo a passo

Veja no que precisa prestar atenção desde a escolha da peça até o dar o ponto certo na carne.

churrasco de picanha
Crédito: Pixabay

Um churrasco de picanha é a perfeição para um bom almoço de domingo entre família e amigos. Para que tudo saia perfeito, com a carne suculenta, bem temperada e no ponto, alguns cuidados são necessários desde o momento da compra da peça. Então se está em busca de preparar o churrasco de picanha inesquecível, do jeito tradicional, confira essas dicas.

Como escolher as peças

como escolher peça churrasco de picanha
Crédito: Guia do Churrasco

A picanha é uma peça de carne retirada da alcatra, uma das partes favoritas para churrasco. Veja como fazer a escolha certa:

  • Quando for ao supermercado ou açougue escolher a peça de picanha, dê preferência para aquelas embaladas a vácuo, que têm maior segurança sobre a conservação;
  • Também escolha uma peça com no máximo 1,200 kg. Se precisar de mais, compre outra. Assim você garante que está levando picanha mesmo;
  • Sobre a deliciosa camada de gordura, tenha atenção ao observar, pois ela deve ser uniforme. Sem excessos e de uma coloração mais clara, com aquele aspecto saudável, nada de manchas;
  • Ao pegar a embalagem nas mãos, veja se não há excesso de sangue solto. Não deve haver muito sangue fora da carne, pois assim ela vai acabar ficando ressecada enquanto estiver assando.

Como temperar a carne

como temperar churrasco de picanha inteiro
Crédito: Guia do Churrasco

Depois de escolher uma bela peça de picanha, de acordo com as recomendações acima, é hora de temperar. Se vai fazê-la cortada ou inteira, é com você: no espeto, vai ser inteira; na grelha, é cortada.

Se optar por fazê-la inteira, faça cortes superficiais na diagonal sobre a parte com a gordura. Assim a carne vai absorver melhor o sal.

Se for cortá-la para fazer na grelha, a grossura deve ser de dois dedos grossos ou três finos. Comece a cortar os bifes a partir do lado menor e vá subindo.

Para temperar a dica é muito simples, pois você só precisa mesmo de sal grosso e mais nada. Se fizer inteira no espeto, passe uma quantidade média de sal em volta de toda a peça, já com aqueles cortes sobre a camada de gordura, e deixe descansar durante uns 5 minutos com a parte da gordura virada para baixo. Passado esse tempo, retire o excesso de sal.

Já se preferir fazer em bifes, use só um pouco de sal grosso triturado, aplicando dos dois lados da carne. Deixe assim por 5 minutos antes de ir para a brasa, mas não precisa retirar o excesso.

como temperar picanha bife
Crédito: Guia do Churrasco

Como assar a picanha

Muito bem, seu churrasco de picanha está temperado, esperando para ser assado. Então, veja como fazer no espeto ou na grelha, ambas para a churrasqueira, que é onde a carne vai ficar mais saborosa.

1. Assar picanha no espeto

como assar picanha espeto
Crédito: Guia do Churrasco

Na hora de colocar a picanha no espeto, tenha cuidado para não machucar sua mão. Com o espeto virado para cima, posicione a ponta bem no centro da carne, na vertical. Vá colocando, fazendo movimentos leves, levando de um lado ao outro para “encaixar”.

O próximo passo é selar a carne, assim o suco vai permanecer dentro dela para que fique aquele churrasco de picanha bem suculento. Com a churrasqueira já acesa, mas sem labaredas de fogo, coloque o espeto 15 centímetros acima da brasa, com a parte da gordura virada para cima.

Deixe assim por 10 minutos, depois vire a gordura para baixo e deixe mais 10 minutos. Pronto, sua picanha está selada. Agora sim ela está pronta para começar a assar. Então, vire a gordura para cima de novo, em uma altura de 40 centímetros do braseiro. Deixe assim por 40 minutos e depois vire a gordura para baixo, mantendo a distância da brasa, por mais uns 15 ou 20 minutos.

Passado esse tempo já pode tirar o espeto da churrasqueira e começar a cortar, a partir do lado menor. Se ver que precisa assar mais, coloque de volta na churrasqueira, da mesma forma que estava.

2. Assar picanha na grelha

como assar picanha grelha
Crédito: Minuto Receitas

Se for assar seu churrasco de picanha em bifes na grelha, coloque os bifes maiores mais para o fundo da grelha, pois eles demoram mais para dar o ponto. Depois que todas as peças estiverem organizadas, coloque a grelha a 15 centímetros de distância da brasa, sem deixar o fogo fazer labaredas.

Depois de 15 minutos você deve ver o suco começar a surgir na parte superior das peças. Então é hora de virá-las. Nesse momento já vai poder comer se preferir a carne em ponto médio. Então fica a seu critério deixar um pouco mais ou menos. É só aproveitar.

Receitas de acompanhamento para churrasco

acompanhamento para picanha
Crédito: Karina Matsumoto

Quanto aos acompanhamentos, não precisa de muita coisa, vai depender dos hábitos da sua família e amigos. Basicamente, uma boa maionese de batatas e um arroz branco são o suficiente, junto com um pãozinho e salada verde, picles, tomates, repolho e afins. Você também pode fazer molhos especiais e uma farofa. Confira algumas sugestões:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

levedo de cerveja para o cabelo

Levedo de cerveja para o cabelo é bom?

frutas que cachorro pode comer

9 Frutas que cachorro pode comer sem medo