em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como fazer a menstruação descer mais rápido

O atraso menstrual pode ter diversas causas, e algumas vezes ele consegue ser resolvido com receitas caseiras
fazer a menstruação descer
Crédito: Freepik

A menstruação atrasada é motivo de grande preocupação para a maioria das mulheres. Ela pode ocorrer por diferentes motivos. Gestação, excesso de situações estressantes, síndrome dos ovários policísticos ou mesmo devido a uma medicação. Além de verificar a causa de seu atraso, confira também as dicas para fazer a menstruação descer mais rápido.

6 Dicas para fazer a menstruação descer

como fazer a menstruação descer dicas
Crédito: Freepik

Pelo fato de a menstruação atrasada ser um sintoma de gestação, antes de partir para qualquer dica que acelere a descida do fluxo, faça antes um teste de gravidez. Assim elimina o risco de um aborto ou de problemas na formação do feto. Somente depois de ter certeza de que não está grávida é que pode utilizar uma das dicas a seguir.

Tenha o cuidado de perceber se no mês seguinte ocorrerá atraso novamente. Se isso ocorrer e se tiver efeitos colaterais diferentes do comum, procure seu ginecologista para saber se pode ser algum problema no seu aparelho reprodutor. Depois de tomados esses cuidados, conheça as dicas.

1. Fazer compressa quente

Uma das formas de fazer a menstruação descer mais rápido é utilizar uma compressa com bolsa de água quente algumas vezes ao longo do dia. A bolsa deve ser colocada sobre a região pélvica durante alguns minutos. Por causa do calor da água, os músculos serão relaxados e os vasos sanguíneos dilatados, favorecendo a liberação do fluxo.

2. Beber chás

Os tipos de chás para fazer a menstruação descer são aqueles que promovem a contração do útero e estimulam o fluxo sanguíneo. Encontram-se esses efeitos no chá de cravo, canela, boldo, angélica, agoniada, arruda e orégano. Por causa da contração uterina, esses chás podem provocar aborto, então lembre-se de fazer o teste de gravidez.

3. Aumentar o consumo de vitamina C

Consumir vitamina C de forma equilibrada é muito saudável para manter o sistema imunológico fortalecido e melhorar o funcionamento das células. Além disso, essa vitamina reduz a liberação de progesterona, relaxa e dilata o útero, induzindo à menstruação.

Apenas por alguns dias, aumente o consumo de gengibre, salsinha e frutas cítricas. Assim que notar resultado, volte a consumir uma quantidade menor para não haver intoxicação por excesso.

4. Usar medicação própria

Caso a menstruação esteja atrasada há mais de 10 dias, fale com seu ginecologista sobre a possibilidade de usar alguma medicação. Assim como o efeito da vitamina C, só que mais forte, existem remédios à base de progesterona que vão enganar o organismo e induzir ao fluxo. Não tome-os por conta própria, apenas com recomendação médica.

5. Praticar exercícios físicos

A atividade física, além de estimular o fluxo sanguíneo, também provoca o relaxamento do corpo e da mente. Esse efeito é positivo para fazer a menstruação descer mais rápido, pois o estresse do dia a dia pode atrasar a menstruação. Então você pode praticar desde uma corrida até yoga, que vai conseguir estimular seu fluxo a descer.

6. Usar água inglesa

Nas farmácias é possível comprar a água inglesa, um composto fitoterápico à base de losna, carqueja, camomila, quina amarela e calumba. Além de ajudar a aliviar a dor no estômago, na medicina popular essa água é usada para limpar o útero e estimular a gravidez. É importante lembrar que na bula do produto não há recomendações para essa finalidade.

Mitos sobre menstruação

como fazer a menstruação descer mais rápido mitos sobre menstruação
Crédito: Lunette

Por muitos séculos, a menstruação feminina foi um tabu, bem como tudo relacionado à saúde íntima da mulher. Não havia conhecimento suficiente, mas havia medo e vergonha de sobra, o que acabou gerando diversos mitos sobre menstruação que as mulheres estão, aos poucos, deixando de acreditar. Veja alguns deles:

Mulher menstruada não pode lavar o cabelo

Você já deve ter ouvido essa da sua avó, mãe ou tias. Antigamente, as mulheres eram instruídas, umas pelas outras, a não lavarem o cabelo nos dias em que estavam menstruadas, pois poderiam adoecer. Hoje em dia já se sabe que não passa de um mito.

Tomar anticoncepcional contínuo faz mal

Muito ainda se acredita que faz mal não menstruar, como se a menstruação fosse se acumulando no aparelho reprodutor feminino. Mas não é isso que acontece.

As mulheres que optam, em decisão junto ao ginecologista, por usar um tipo de anticoncepcional contínuo, sem pausa para menstruar, simplesmente não irão produzir endométrio o suficiente para que ele seja expelido em forma de menstruação após a ovulação.

Então, escolher menstruar não prejudica o corpo da mulher, não impede de engravidar depois que parar e, inclusive, ajuda a prevenir doenças como a endometriose. Mas para isso é necessário usar o tipo certo de anticoncepcional que deve ser prescrito pelo médico.

O correto é a menstruação durar 7 dias

Esse é um mito que nem precisa de prova científica para comprovar, basta perguntar para todas as mulheres à sua volta.

Para cada uma delas a menstruação tem uma duração, intensidade e sintomas diferentes. Afinal, cada organismo é único, tem suas necessidades e particularidades.

Apenas deve procurar um médico se a menstruação não descer por mais de um ciclo ou se ela durar mais de 10 dias, junto com efeitos colaterais incômodos.

Não é possível medir a menstruação

Sim, é possível saber qual é a média, em quantidade, que uma mulher menstrua. Essa medição não é algo que se faça com frequência, mas é uma necessidade dos médicos para ter ideia do que é normal e do que necessita de atenção especial.

Por exemplo, a média de quantidade de um fluxo completo é de 50 a 70 mililitros. Uma das formas de ter ideia se você está dentro da média é notar se gasta no máximo 15 absorventes por ciclo ou se a menstruação dura no máximo 7 dias. Mais do que isso não quer dizer que seja um problema, mas se ocorrer junto de sintomas intensos de TPM é recomendável procurar um ginecologista.

Como aliviar o desconforto da menstruação?

como aliviar desconforto menstruação
Crédito: Freepik

Mesmo querendo fazer a menstruação descer mais rápido, você não quer passar pelo desconforto da TPM. Esses sintomas, como mal estar, inchaço, dor de cabeça, irritabilidade e gula, são normais por causa das alterações hormonais que acontecem durante a menstruação. Algumas mulheres sofrem mais do que outras com sintomas mais intensos. Sendo assim, algumas dicas podem ajudar a aliviar o desconforto.

1. Chá de valeriana

A valeriana é uma planta que atua contra a ansiedade, a instabilidade no humor, os sintomas mais fortes da TPM e ajuda a dormir melhor. Logo, é uma ótima opção para tomar quando estiver menstruada e sentindo-se desconfortável por causa disso.

2. Alimente-se com qualidade

No período menstrual, para aliviar o desconforto, alguns alimentos são seus aliados, como as oleaginosas, as frutas vermelhas, os peixes e as frutas cítricas. Por outro lado, deve passar longe de alimentos industrializados com excesso de açúcar. Se não resistir a um chocolate, pois é verdade que ele estimula o bem-estar, prefira as versões com o máximo de cacau e o mínimo de açúcar.

3. Repouse

Nem sempre é possível faltar no trabalho por causa dos sintomas da TPM, mas nada como ficar parada, embaixo das cobertas, bem confortável, para ajudar o corpo a relaxar. Se não conseguir fazer isso ao longo do dia, vá dormir cedo para ter uma noite de sono reparador completo.

4. Faça exercícios leves

Assim como a atividade física ajuda a menstruação a descer mais rápido, ela também ajuda a aliviar os sintomas, pois mantém o corpo em movimento, ativando a circulação, reduzindo o inchaço e liberando hormônios para o seu bem-estar e disposição.

Confira uma sequência de posições de yoga que são benéficas para o corpo, durante e depois do período menstrual:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
brincadeiras para chá de bebê ideias
18 Ideias de brincadeiras para chá de bebê
torta de morango com chocolate
9 Receitas de torta de morango com chocolate