limão corta a menstruação
Crédito: Freepik
em

Limão corta a menstruação: mito ou verdade?

Saiba se essa fruta pode salvar quando vai ter um compromisso e não quer menstruar no dia

As mulheres têm um ciclo menstrual, mas isso não significa que ele seja regulado. Então é comum acontecer de não estar esperando a menstruação para determinado dia, agendar de ir à praia com as amigas e, de repente, perceber que a menstruação desceu. Para evitar o desconforto e a frustração que uma situação dessas causa, muitas mulheres estão sempre em busca de maneiras para fazer a menstruação parar imediatamente. Para essa finalidade, será que limão corta a menstruação? Saiba a seguir.

Limão corta a menstruação?

Antigamente acreditava-se em muitas coisas que hoje se sabe não fazer sentido. Um bom exemplo é o antigo hábito das mulheres não lavarem o cabelo enquanto estavam menstruadas. Se para você isso parece absurdo, saiba que o mesmo vale para o uso do limão para cortar a menstruação.

Portanto, é um mito que limão corta menstruação e antigamente acreditava-se nisso porque a maioria das pessoas não dispunha do conhecimento que há hoje em dia sobre o funcionamento do corpo humano. Aliás, pode tomar um bom suco fresco de limão todos os dias para ajudar a manter o sangue limpo e fortalecer o sistema imunológico.

Outros mitos sobre cortar a menstruação

Além do mito que limão corta menstruação, ainda há outros, como:

  • Cortar menstruação leva à infertilidade: uma mulher pode ficar tomando anticoncepcionais sem pausa para menstruar por anos a fio e, ainda assim, pode conseguir engravidar logo depois que decidir parar de tomar o contraceptivo;
  • Todas as mulheres podem suspender a menstruação quando bem entenderem: cada caso é um caso e há mulheres que não podem interromper ou adiar a menstruação porque seu organismo não aceita os métodos usados para isso;
  • Cortar a menstruação faz mal à saúde: se for feito de forma segura, com acompanhamento ginecológico, cortar a menstruação não prejudica a saúde da mulher. Pelo contrário, em alguns casos como de mulheres que têm endometriose ou mioma uterino, suspender a menstruação pode até ajudar no tratamento.

O que fazer para parar a menstruação de forma segura

Quando o assunto é menstruação, não faça nada sem a recomendação do seu ginecologista. Com saúde não se brinca e há um processo complexo envolvido no ciclo menstrual da mulher. Então, não deve simplesmente começar a tomar chás ou usar produtos sem conhecer o seu corpo nem ter certeza do que está fazendo.

Anticoncepcional sem pausa

Uma das opções para evitar menstruar de forma segura e saudável é fazendo uso de anticoncepcional contínuo, do tipo que não tem pausa de 4 ou 7 dias. Deixar de menstruar dessa forma não prejudica a saúde da mulher, mas precisa que o médico confirme isso e recomende o método mais adequado para cada caso.

Emendar a pílula

Se você já toma pílula de 21 dias e quer evitar menstruar por causa de um evento específico, só uma vez, pode emendar a sua pílula, ou seja, comprar outra cartela e continuar tomando uma por dia ao invés de fazer a pausa de 7 dias. Esporadicamente essa técnica funciona, mas não deve ser habitual sem falar com seu médico primeiro.

Tomar Primosiston

Outra opção para casos isolados de precisar adiar a menstruação por alguns dias é tomar Primosiston, um medicamento que o ginecologista prescreve para essa finalidade. Para isso precisa se antecipar e agendar uma consulta com pelo menos 15 dias de antecedência à data que planeja não menstruar, pois o medicamento pode levar até uma semana para fazer efeito.

Veja o que diz a ginecologista sobre as formas seguras de emendar o anticoncepcional para não menstruar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

drinks com catuaba

Drinks com Catuaba: 8 receitas para provar

viciado em celular

6 Sintomas que todo viciado em celular tem