ervas para cultivar em água
Crédito: Pixabay

Ervas para cultivar na água e usar como tempero fresco

Você pode ter uma horta de várias ervas frescas para usar na comida e fazer chá todos os dias

Publicidade

Para quem adora cozinhar, nada melhor do que ter uma variedade de ervas frescas plantadas para usar como tempero, colhidas na hora. Se você tem o desejo de fazer uma pequena horta na sua cozinha, mas não sabe como lidar com a terra, pode ser ainda mais fácil. Veja essas ervas para cultivar na água e comece sua produção caseira.

Como cultivar ervas na água?

O cultivo de ervas em água é o mesmo para todos os tipos de ervas que você vai ver no tópico a seguir. Você vai precisar de um raminho da planta desejada, de frasquinhos de vidro, de preferência mais escuros, de água e, algumas vezes por ano, de adubo líquido para elas crescerem melhor.

Só vai precisar colocar água no recipiente e colocar a plantinha dentro, removendo as folhas mais de baixo e mantendo apenas no topo do raminho. Mantenha no sol por umas 6 horas ao dia. Se tiver que trocar de cômodo para pegarem esse sol, faça isso, pois a luz natural direta é essencial no desenvolvimento das plantas.

Em uma casa agropecuária ou floricultura, compre um frasco de adubo líquido próprio para plantas de água e aplique de acordo com as recomendações da embalagem, algumas vezes ao ano. É simples assim.

Publicidade

Fique de olho para controlar as pragas, que são mais difíceis de atacar em ambiente interno, mas pode acontecer.

E lembre-se também de ir removendo as folhas amarelas para deixar a planta somente com folhas saudáveis.

Ervas para cultivar em água

Agora que já sabe como é simples o cultivo de ervas em água, veja alguns tipos que pode comprar ou pegar na casa de algum conhecido para começar a fazer o teste na sua casa.

Manjericão

O manjericão, além de deixar vários pratos mais saborosos, também vai deixar a sua cozinha com um aroma de fome. Além disso, oferece propriedades medicinais que podem ser absorvidas na forma de chá.

Publicidade

Sálvia

A sálvia é uma planta anti-inflamatória que pode ser usada como chá medicinal, tempero para comida e também planta ornamental. Além de anti-inflamatória, também é antioxidante, antisséptica, cicatrizante, expectorante e calmante.

Hortelã-pimenta

Essa é mais uma plantinha linda, aromática e rica em benefícios para melhorar a saúde. A hortelã-pimenta é boa para náuseas, protege o sistema gastrointestinal, alivia dor de cabeça, traz mais energia e ajuda a respirar melhor, atuando como descongestionante.

Orégano

Você pode cultivar o seu orégano fresco, depois colher e deixar secar para usar desidratado, como é feito nas pizzas. Se quiser, também pode fazer um chá com as folhas frescas que é bom como diurético, alivia sintomas da TPM, fortalece o organismo e combate fungos e bactérias mais leves.

Publicidade

Erva-cidreira

Essa é mais uma erva que vai deixar a sua cozinha bem perfumada. A erva-cidreira é diurética, trata insônia e ansiedade, alivia cólicas e oferece vitaminas e minerais ou organismo. Pode usar como chá ou em receitas doces, como bolos e biscoitos, para deixá-las ainda mais gostosas.

Tomilho

Para seus pratos de carne ao forno e vários outros, o tomilho é uma erva que acentua o sabor. Também pode usar como chá, pois ele é mais uma opção medicinal. O tomilho enriquece a saúde com muitas vitaminas e minerais, deixando os ossos mais fortes, protegendo contra fungos e bactérias, além de deixar o cérebro mais protegido também.

Alecrim

Essa planta bonita e aromática pode ser usada em receitas doces e salgadas, em chás e pode também usar para fazer sabonetes caseiros. O chá de alecrim é bom para o sistema respiratório, ajuda a manter a pressão equilibrada, é diurético, melhora o humor e ajuda na desintoxicação do organismo.

Publicidade

Veja também: A planta de cada signo para ter em casa

PODE GOSTAR TAMBÉM