em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

As 20 melhores dicas para economizar na cozinha hoje e sempre

Confira como pequenas atitudes podem fazer com que você gaste menos na cozinha

economizar na cozinha
Crédito: Freepik

Já percebeu o quanto o valor das compras de alimentos pesa no orçamento familiar? Parece que cada vez mais os preços vão subindo e as despensas esvaziando. Diante disso, é importante que se saiba como economizar na cozinha com essas dicas maravilhosas para você que quer saber como organizar os seus alimentos.

Como economizar na cozinha

Essas dicas são super simples e podem ser efetuadas bem rapidamente, o que faz com que se tornem muito práticas e dinâmicas para serem feitas em sua casa. Confira essas técnicas abaixo e veja como o cuidado com cada ingrediente pode ser fundamental para evitar o desperdício de alimentos e de dinheiro.

1. Cebola

Embale cada cebola em uma meia calça velha e dê um nó. A meia protege e distribuição a exposição ao oxigênio, aumentando a durabilidade da cebola.

A cebola prefere lugares escuros, o que faz com que essa medida retarde o processo de apodrecimento e mantenha o seu sabor e aroma por mais tempo. Verifique se a meia calça tem buraquinhos o suficiente para que haja a circulação de ar necessária.

2. Batatas e maçãs

Guarde-os separados, pois quando juntos, estragam mais rápido devido a liberação de substâncias que aceleram o amadurecimento e aparecimento de germes. Isso se deve ao fato de a maçã liberar o gás etileno, responsável por acelerar o processo de amadurecimento.

Porém, se a sua intenção é a de evitar que as batatas criem brotos, é recomendável que guarde as duas juntas, sim. Porém, não se esqueça de usar as batatas em questão de dias, para evitar que elas apodreçam. Só assim você conseguirá economizar na cozinha.

Como armazenar gengibre para durar mais

3. Frutas vermelhas

Assim que chegar da feira ou supermercado, coloque-as em uma vasilha com vinagre e água (1 porção de vinagre para 10 de água limpa). Deixe por 10 minutos e lave com água corrente. Isso evitará que haja desperdício por meio do contágio de fungos, já que frutas vermelhas são bem susceptíveis.

4. Ervas

economizar na cozinha
Crédito: Pingo Doce

Para economizar na cozinha, faça cubinhos de “gelo” com as suas ervas frescas e azeite, utilizando as forminhas. Depois de congeladas, basta jogar o cubinho nas suas receitas! Isso irá conservar as ervas por mais tempo e evita que elas estraguem por fatores externos.

5. Bananas

Super dica! Cubra com plástico filme a ponta do cabo das bananas, elas amadurecerão bem mais devagar. Isso se deve ao fato de que cobrir os seus talos regula a liberação de gás etileno, o que colabora para o retardamento do processo de apodrecimento.

6. Brócolis

Essa técnica para economizar na cozinha vai fazer com que ele dure muito mais tempo. A dica é embrulhá-los secos em papel alumínio, pois mantém a frescura e a textura crocante. Essa é uma prática simples de conservação que você pode fazer antes de colocar esses vegetais na geladeira.

Como conservar frutas cortadas na geladeira

7. Molho de tomate

Não deve levar latas para o congelamento. Portanto, quando sobrar molho e não for usar mais, guarde em um saquinho plástico, dê um nó e congele. Quando precisar de molho, basta retirar do congelador na hora de fazer a receita e ir direto para a panela.

8. Cebolinha

Pique as cebolinhas e coloque em um potinho com água. Isso fará com que elas permaneçam frescas e crocantes por mais 2 dias. Porém, lembre de colocar esse pote com água na geladeira, para evitar que estraguem.

9. Legumes

economizar na cozinha
Crédito: Ingrediente da Vez

Primeiro devem passar pelo processo de branqueamento, uma rápida escaldada em água fervente por 1 ou 2 minutos para economizar na cozinha. Depois coloque os legumes em uma vasilha com água fria, para parar o cozimento. Deixe secar e congele. Isso irá remover boa parte de seus micro-organismos, o que facilitará o processo de conservação.

Como evitar o desperdício de alimentos

10. Alface

Forre uma vasilha de plástico com papel toalha e deposite as folhas de alface lavadas, depois cubra por cima com mais papel toalha. Ele absorverá a água e umidade, o que irá preservar a alface por mais tempo, pois evitará o surgimento de fungos.

11. Maçãs

Lembre-se de verificar sempre se há 1 maça podre no cesto, se ela ficar junto das outras, todas irão apodrecer. Isso é essencial para a economia na cozinha e infelizmente é uma medida negligenciada por muitas pessoas. O que faz com que o etileno em excesso de uma maçã afete as outras e generalize esse processo.

12. Bolos

Mais uma dica para economizar na cozinha é a de congelar o bolo em fatias e, quando for servir, retirar da geladeira 1 hora antes. A textura não se modifica e o sabor da cobertura fica mais intenso!

Uma delícia que além de intensificar o sabor, evita que você perca o seu bolo para as formigas e ainda propicia que você aproveite durante dias após o preparo, sem que ele estrague.

Como congelar cenoura corretamente

13. Leite de vaca

Sabia que é possível congelar o leite antes de consumi-lo? Se utiliza leite fresco, pode adotar esta técnica, a consistência fica um pouco diferente, mas o sabor não se altera. Isso é importante para aumentar a durabilidade e evitar que seja contaminado.

14. Ovos

economizar na cozinha
Crédito: Na Cozinha da Nargô

Mais uma novidade que poucos sabem: ovos podem ser congelados! Use forminhas de gelo, quebre um ovo em cada quadradinho e polvilhe sal antes de levar ao congelador. Faça isso quando aparecer uma viagem de última hora e evitar que os ovos estraguem até o seu retorno.

15. Embalagem

O vidro conserva melhor a durabilidade e textura do alimento. Além de ser mais indicado para manter o sabor e a qualidade dos mesmos, também ajuda a economizar na cozinha. Prefira sempre vasilhas de vidro e acabe com o desperdício de alimentos na sua casa, ao conservar o mesmo alimento por um período maior.

16. Água do cozimento

Sabe aquela água em que você cozinhou os legumes durante o almoço? Ela pode ser a base para uma deliciosa sopa de legumes durante o jantar. Para isso, basta utiliza-la como caldo e adicionar mais legumes e temperos para fazer uma excelente sopa batida durante a noite.

Como conservar coentro por mais tempo

17. Compras

Antes de ir ao mercado fazer as rotineiras compras, você pode economizar ao fazer uma lista prévia e segui-la fielmente. Isso evitará que você passe mais tempo no mercado e acabe comprando mais produtos do que o necessário.

Logo, essa pequena medida irá fazer você economizar na cozinha, ao evitar comprar alimentos em excesso que possam apodrecer e gastar o seu dinheiro desnecessariamente.

18. Folhas

Se você joga fora as folhas de vegetais que tenham murchado, pare com esse hábito! Afinal, se você mergulha-las em água quente, depois em água fria e em vinagre, elas irão retomar a sua textura crocante original. Ou seja, essa simples medida fará com que você não desperdice suas folhinhas e ainda irá revitaliza-las.

19. Cascas

economizar na cozinha
Crédito: Diário da Amora Alves

Muitas vezes as cascas são desperdiçadas de modo desnecessário, pois elas são jogadas fora enquanto poderiam ser opções para diversos pratos deliciosos e econômicos. Um exemplo disso, é que se pode fazer bolo com cascas diversas, chás e até mesmo utiliza-las no preparo junto com o próprio alimento, como comer a batata com casca. Fica uma delícia e ainda por cima torna o prato mais nutritivo.

Como conservar limão fresco

20. Panela

Tampar a panela é um simples ato que também pode colaborar para evitar desperdícios em sua casa. Afinal, quando você tampa a panela, você acelera o processo de cozimento e desperdiça menos gás. É importante que você aplique essa dica para que não precise gastar um dinheiro a mais que você poderia ter economizado.

Conhecia essas dicas para economizar na cozinha? Compartilhe!

11 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receitas de merengue

12 Receitas de merengue para fazer sobremesas ainda mais gostosas

alimentos que saciam

10 alimentos que saciam e não engordam para incluir na dieta saudável