em

Como evitar desperdício de alimentos

Comida não se joga fora, você deve ter ouvido muito isso na infância. Então, aprenda a como evitar o desperdício

desperdício de alimentos
Crédito: Pixnio

Comida é uma necessidade humana em todos os sentidos. Ela é realmente necessária para nutrir o corpo e também é desejada para suprir o prazer de comer. Porém, com os alimentos cada vez mais caros e também com a consciência de que o desperdício de alimentos é um dos grandes problemas causadores da fome no mundo, é importante saber como evitar desperdiçar a sua sagrada comida.

Veja também: como guardar comida na geladeira do jeito certo

12 Dicas para evitar o desperdício de alimentos

dicas de como não desperdiçar alimentos
Crédito: Pixnio

Veja dicas simples para aplicar no dia a dia que vão ajudar a manter os alimentos em bom estado de conservação por mais tempo e também para que não coma mais do que precisa e acabe jogando alimentos no lixo.

1. Faça as bananas durarem mais tempo

Para retardar o amadurecimento de uma banana, você pode optar por individualizar as frutas do cacho. Separe cada uma delas, sem danificar os extremos que as une. Para isso, use uma tesoura de cozinha e corte o cabinho da base de cada banana.

2. Congele as bananas para base de receitas

A banana é uma fruta muito versátil, servindo inclusive como base para receitas de sorvete caseiro saudável. Como o seu amadurecimento é muito acelerado, você pode aproveitar a banana picando-a e conservando-a no congelador em pequenas porções. Sempre que precisar de uma massa de base para sorvetes e vitaminas, use uma porção de bananas.

3. Faça caldo congelado com couve

Percebeu que vai sobrar couve e não quer desperdiçar? Uma boa solução é misturar com água no liquidificador e, depois, congelar em forminhas de gelo. Você terá cubinhos de caldo de couve para utilizar em receitas de sucos naturais, sopas, molhos, cremes e outras delícias. É uma forma de evitar desperdício de alimentos e de comer mais saudável também.

4. Faça tempero caseiro congelado

Semelhante à ideia da couve, você pode aproveitar ervas aromáticas com o mesmo processo. Cozinhe água com salsinha, cebolinha, coentro, cenoura, faça tipo uma sopa bem temperada. Depois bata no liquidificador e distribua por forminhas de gelo. Você terá um belo caldo de legumes caseiro para usar nas suas receitas salgadas e ainda vai evitar consumir os caldos prontos repletos de conservantes.

5. Conserve as folhas na geladeira

Quando for armazenas as folhas na geladeira, prefira sempre guardá-las já lavadas em recipientes de vidro. Dessa forma conseguirá prolongar as suas características de cor, sabor e textura, evitando que murchem sem ter a oportunidade de usar.

6. Separe os tipos de vegetais

Separe os vegetais uns dos outros no seu cesto de vegetais para os que não devem ser guardados na geladeira, como as cebolas e as batatas, evitando que se estraguem mais rapidamente.

7. Armazene presunto e queijo no congelador

Quando quiser comprar presunto e queijo em grandes quantidades porque vai querer congelar, é conveniente que peça ambos alimentos ralados, facilitando também o descongelamento.

8. Guarde os vegetais higienizados

Aproveite o pouco de energia que ainda tiver quando chegar em casa das compras para lavar e guardar as frutas, verduras e legumes na geladeira, tudo pronto para o uso. Assim irá poupar tempo na hora de preparar as refeições e terá tudo mais organizado.

Essa é uma forma de evitar o desperdício de alimentos, pois muitas vezes você vai deixando de usar os vegetais na geladeira por preguiça de lavar e preparar.

9. Armazene frutas cortadas corretamente

Conserve e mantenha sempre frescas as suas metades de frutas ou legumes em sacos de fecho hermético. Além de conservarem bem os alimentos, esses sacos são feitos de material reutilizável.

10. Aproveite o pão francês amanhecido

Mantenha o pão francês mais crocante e fresquinho por mais tempo. O truque é guardar o saco de papel dentro de um saco de plástico. Se mesmo assim os pães ficarem duros logo no dia seguinte, aproveite-os para fazer deliciosas receitas de pudim de pão.

11. Prepare marmitas

Para evitar cozinhar comida demais no almoço ou no jantar e acabar esquecendo na geladeira, prefira separar um dia da semana, como o domingo, para preparar o cardápio da semana toda. Faça marmitas congeladas, colocando porções individuais em potes e armazenando no congelador com etiqueta para saber a data de validade. Assim você come apenas as porções necessárias, sem desperdiçar, e os alimentos prontos vão ficar bem conservados por alguns meses.

12. Faça as compras sem exagerar

É verdade que vale mais a pena comprar certos alimentos em maior quantidade para pagar menos. Mas só faça isso se realmente for consumir aquele alimento todo dentro do prazo de validade. Não compre apenas porque estava na promoção.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como limpar rejunte

Como limpar rejunte com soluções caseiras

óleo de hortelã

15 Benefícios do óleo de hortelã para o seu corpo e sua saúde