em

Como conservar frutas cortadas na geladeira

Não deixe de comer só uma parte da fruta para evitar que a outra parte escureça se ficar na geladeira. Veja como resolver
conservar frutas cortadas na geladeira
Crédito: Pexels

Comer algumas porções de frutas todos os dias é essencial para a manutenção da saúde. Mas nem sempre você quer comer uma inteira, então acaba cortando um pedaço e guardando o restante na geladeira para a próxima refeição. O problema é que muitas frutas ficam escurecidas depois de cortadas por causa do processo de oxidação que ocorre quando a polpa fica exposta ao ar ambiente. Então, veja como conservar frutas cortadas na geladeira para comer tranquilamente até o dia seguinte.

6 Dicas para conservar frutas cortadas na geladeira

Assim como é possível congelar frutas de todos os tipos, também é possível guardá-las na geladeira depois de cortadas, seja porque não comeu tudo ou fez uma bela salada de frutas para a sobremesa.

Use esses truques para evitar que as frutas escureçam, prevenindo também que se alterem no sabor e na textura. Mas não se preocupe, pois mesmo que as frutas mudarem um pouco de cor nas primeiras horas após serem cortadas, suas propriedades permanecem as mesmas.

1. Pingar suco de limão

Essa dica é uma das mais conhecidas para conservar frutas cortadas na geladeira e também fora dela. Quando cortar as frutas, em especial as de polpa clarinha, corte também um limão, somente na hora de usar, e pingue algumas gotas sobre cada pedaço de fruta. Essa dica realmente funciona, mas apenas para prolongar o tempo em que a fruta ficará com a cor normal. O limão ajuda, mas não evita totalmente o escurecimento.

2. Mergulhar em suco de laranja com limão

Se fizer uma salada de frutas, lembre-se de fazer na hora um suco de laranja com limão para deixar todas as frutas imersas ou quase imersas. Além da sobremesa ficar mais gostosa, os ácidos presentes nesses cítricos ajudam a manter a polpa das frutas longe do contato com oxigênio que causa a oxidação e o escurecimento. Misture com um pouco de água para que o suco renda mais e também para que a salada fique menos calórica,

3. Use faca de cerâmica

O material da faca que você usar para cortar as frutas também vai fazer diferença na hora de conservá-las em bom estado na geladeira. De acordo com uma pesquisa feita pela Folha de S. Paulo, as facas de cerâmica são melhores, entre outros motivos, por não enferrujarem e, assim, não passarem a oxidação para os alimentos.

4. Use potes plásticos escuros

Até mesmo a claridade em que as frutas cortadas ficam expostas faz diferença. Dentro da geladeira, quando está fechada, é escuro e isso é muito bom. Mas com o abre e fecha do eletro várias vezes ao dia, as frutas cortadas podem ser prejudicadas. Então, prefira armazená-las em potes escuros.

5. Mantenha as partes das frutas presas

Depois de cortar uma maçã em fatias, mantendo a casca, monte-a novamente como se estivesse inteira e prenda com um pedaço de plástico filme. Ao manter a fruta fechada e ao abrigo do oxigênio e da claridade, ela vai ficar em melhor estado de conservação na geladeira por mais tempo.

6. Coma até o dia seguinte

Quanto mais tempo você conservar frutas cortadas na geladeira, pior elas vão ficar de aparência, textura e sabor. Então, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, prefira comer a fruta no mesmo dia ou, no máximo, até o dia seguinte.

Veja dicas de como fazer salada de frutas no pote para a semana:

violência silenciosa o que é e o que fazer
O que é a violência silenciosa e como acabar com ela
bolo de caneca
Como fazer bolo de caneca com essas 15 receitas deliciosas