em

AmeiAmei

As 7 causas mais comuns de dor no joelho e como tratar

Saiba como lidar com as dores agudas e frequentes nessa região tão sensível e propensa a lesões

dor no joelho
Crédito: Freepik

O joelho é a maior articulação do corpo, repleto de ligamentos que são extremamente propensos a lesões. Entretanto, possui pouca estabilidade e muita flexibilidade. A questão é que muitos sofrem de dor no joelho. Mas por qual motivo em específico? Atletas, praticantes de esporte de final de semana, donas de casa, sedentários ou qualquer pessoa pode passar por essa situação.

Causas mais frequentes de dor no joelho

Essa articulação do corpo parece ser muito forte, não é verdade? Muito difícil de machucar! Na realidade, isso é um mito, pois o joelho é propenso a diversos tipos de lesões que geram dores terríveis. Afinal, ele é uma articulação composta por diversas estruturas que devem trabalhar em harmonia, como se fosse uma engrenagem.

A prática de exercícios físicos não é um problema para quem sente dor no joelho. Mas atenção! É preciso realizá-los com os devidos cuidados, como por exemplo, calçado adequado. Converse também com o seu médico para que ele possa recomendar a melhor atividade física para o seu caso.

1. Sobrepeso

Uma das consequências da obesidade são as dores no joelho, pois essa articulação é a responsável por sustentar o peso do corpo. Se você está pesando 100 quilos, por exemplo, está aplicando um peso de 980 Newtons sobre o seu joelho. Essa é uma carga superior do que qatletas suportam na academia.

2. Sedentarismo

dor no joelho
Crédito: Drauzio Varella

A maioria das pessoas que possuem sobrepeso se encaixam também nessa categoria. Mas não são apenas estas que abusam do sedentarismo. Ambas estão propensas a sentir dor no joelho, seja por causa das atividades corriqueiras do dia a dia ou mesmo devido a uma lesão.

Essa propensão se deve à musculatura que está pouco desenvolvida e/ou atrofiada. O que faz com que ela não consiga suportar qualquer esforço físico (ou mesmo atividades do dia a dia, como por exemplo, subir e descer escadas).

3. Excessos na atividade física

É comprovado que o descanso também é importante para evitar lesões. Atenção ao forçar demais o joelho com muitas atividades repetidas, em intensidade elevada. É muito comum que esse grupo de pessoas sofram com tendinite (inflamação nos tendões) que não suportam tanto esforço. Lembre-se do descanso necessário para a recuperação.

4. Postura

A má postura postura pode causar dor no joelho (e em outras partes do corpo). O uso de salto alto, por exemplo, também pode prejudicar não só a postura, como também a coluna e os joelhos, pois a articulação está sendo forçada e, dependendo de como, de forma incorreta e prejudicial. Outra consequência é a síndrome da dor patelofemoral ou desgaste na cartilagem.

5. Traumas

dor no joelho
Crédito: Phisio Trainer

Quedas ou torções também podem causar de diversos problemas no joelho, mesmo que a pessoa possua uma musculatura bem desenvolvida. Independente da idade, mas principalmente para as pessoas acima dos 50 anos, esse tipo de lesão pode custar muito para recuperar, além de causar fortes dores no local.

6. Doenças

Infelizmente, nem sempre é possível controlar ou mesmo evitar esse tipo de problema. Algumas doenças também podem causar dor no joelho, como a artrose e a artrite. No caso da primeira, pode ocorrer desde uma leve inflamação até a perda da mobilidade. Já no segundo exemplo, a condição reumática ataca tecidos saudáveis do corpo, afetando as articulações do joelho.

7. Idade

É muito comum que haja lesão degenerativa no menisco a partir de idades avançadas. Isso se deve ao natural atrofiamento dos músculos que envolvem a cartilagem do joelho. O que aumenta o impacto nessa região. Além disso, problemas de articulação se tornam mais decorrentes, o que gera as dores.

Como aliviar

dor no joelho
Crédito: Shapesrin

Existem alguns modos bem simples de se aliviar dor no joelho e o mais comum é a prática de esportes na água, como natação e hidroginástica. Esses esportes fortalecem a musculatura e alongam a região, prevenindo lesões futuras. Também ajuda a aliviar a dor, sem causar impactos na região.

A suplementação também pode ser útil para o alívio das dores na região, como o colágeno que fortalece as cartilagens. Anti-inflamatórios também são bastante úteis, sejam eles naturais ou artificiais, pois são eficazes para aliviar dores no menisco, tendões e ligamentos.

Conheça a lista de alimentos anti-inflamatórios

Porém, em alguns casos mais severos, torna-se impossível aliviar a dor com esses métodos mais simples. Assim, é necessário que se consulte um fisioterapeuta, para indicar o tratamento adequado.

13 Comments

Leave a Reply
  1. Eu sempre estou a consultar este site pois gosto muito das dicas que vcs dao, ponho em prática sempre Obrigado vcs tem me ajudado muito com as dores das articulações que me causam muito sofrimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Uso de celular aumenta casos de miopia em crianças

Uso de celular aumenta casos de miopia em crianças

tratamento caseiro para retração gengival

Tratamento caseiro para retração gengival