em

Sedentarismo: conheça as consequências para a saúde do seu corpo

Pessoas sedentárias têm mais riscos de desenvolver doenças como obesidade, insônia e até problemas cardíacos
sedentarismo
Crédito: PxHere

O sedentarismo é bastante presente na vida de muitos, pois a rotina ou as prioridades estabelecidas fazem com que não se exercitem. Porém, esse hábito gera consequências negativas ao corpo, com o passar do tempo.

O que é sedentarismo

O sedentarismo consiste na prática insuficiente ou na ausência de exercícios físicos. Essa condição é considerada como uma das doenças do século, por ser um mal muito comum em diversas casas.
Assim, é importante que haja uma mudança não apenas de atitude, mas também de hábito. Para que se combata as causas desse problema, cortando o mau pela raiz.

Causas

sedentarismo
Crédito: Saúde In Evidência

Muitas podem ser as causas do sedentarismo, o que faz com que ele se torne tão difícil de ser combatido.

A primeira causa é a rotina extremamente corrida e dinâmica, típica da modernidade. Desse modo, a pessoa se prende à rotina de um modo automático, esquecendo-se do fator mais importante: a sua saúde.

Por isso, uma rotina extremamente corrida é um obstáculo, por não sobrar tempo e por drenar a energia e a vontade da pessoa de se exercitar. Porém, existem também outras causas.

Um mindset errado também pode influenciar no seu desempenho em relação à prática de esportes. Infelizmente, ainda há pessoas que não fazem esporte por simples preguiça, fato que atinge diretamente a sua saúde.

Há uma causa secundária também que acaba influenciando que é o conforto trazido pela pós modernidade. Jogos de celular, ou até mesmo em consoles e as smart TV’s. Ou seja, as pessoas vêm ocupando seu tempo de esportes com tecnologia.

Consequências do sedentarismo para saúde

Esse estilo de vida inapropriado é terrível para a saúde e pode gerar consequências danosas ao corpo. Por isso, é importante que você saiba quais são as consequências associadas ao sedentarismo para a saúde:

1. Obesidade

A fórmula mais segura e eficiente para prevenir o ganho exacerbado de massa é a prática de exercícios físicos. Então, uma pessoa sedentária está bastante propensa a se tornar obesa, ainda mais se associar a uma alimentação ruim.

2. Desânimo

Os exercícios físicos possuem um enorme potencial para liberar hormônios como a endorfina em quem o pratica. Assim, ele produz uma sensação de felicidade em quem o faz, o que provoca maior ânimo para as atividades do dia a dia.

3. Menopausa (sintomas mais intensos)

As mulheres, em determinada fase da vida, sofrem com uma enorme alteração hormonal chamada menopausa. Os efeitos dessa fase são muito acentuados com o sedentarismo, o que torna a vida de pessoa que a tem, muito mais difícil.

4. Insônia

sedentarismo
Crédito: Sobre Ser Super Mulher

O sedentarismo pode provocar sérios problemas de sono. A insônia, por exemplo, é terrível para a pessoa, pois ela diminui seu desempenho nas tarefas diárias e até a sua motivação para praticar exercícios físicos, o que gera um ciclo.

5. Osteoporose

As chances de desenvolver osteoporose podem aumenta em até em 50% quando a pessoa não pratica exercícios físicos. Assim, é importante que se pratique esses exercícios frequentemente, para fortalecer os ossos em geral.

6. Dores na coluna

O sedentarismo também pode gerar problemas posteriores na região lombar, o que pode gerar desvios e dores na coluna. Isso é explicado pelo fato de os músculos não estarem em sua forma ideal, o que impede a correta postura.

7. Problemas cardiovasculares

Geralmente, quem possui uma rotina sedentária não se alimenta corretamente. Isso faz com que, além de sua alimentação com frituras industrializados prejudique o coração, a falta de exercícios também prejudique a musculatura do órgão.

Dicas para evitar o sedentarismo

sedentarismo
Crédito: Néspszava

Para a alegria de quem se encontra nesse estado, há algumas dicas para se evitar o sedentarismo. Porém, todas elas dependem apenas de um fator principal: força de vontade.

Confira uma listinha abaixo de alguns hábitos que podem ser adicionados a sua rotina, transformando-a:

  1. Opte por ir andando para lugares próximos;
  2. Use a escada, ao invés do elevador;
  3. Evite ficar longos períodos sentado;
  4. Tenha froça de vontade (essa é a palavra-chave!!);
  5. Crie metas plausíveis;
  6. Inspire-se em uma personalidade famosa;
  7. Pesquise sobre mindset;
  8. Assista filmes motivacionais;
  9. Tenha uma alimentação equilibrada;
  10. Escolha e pratique um exercício físico que combina com você.

Então, se você gostou de saber sobre as consequências e como dar a volta por cima do sedentarismo, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Troque o seu amaciante industrializado por este caseiro!
Acabe com as dolorosas cólicas e gases do seu bebê!