em

Má postura causa problemas de coluna, muscular e até enxaqueca

Entenda como manter uma má postura pode comprometer a saúde do seu corpo e quais são as consequências associadas
má postura
Crédito: Pixabay

A má postura ao longo dos anos pode causar sérias consequências para o corpo. Desde problemas posturais, estruturais (na coluna), até mesmo muscular e articular. Ela também pode provocar crises de enxaqueca e indisposição (fadiga).

Má postura pode acarretar consequências negativas

Entenda quais são os problemas e doenças associados a saúde do corpo que a má postura pode causar:

1. Escoliose

A escoliose é uma deformação que acontece na coluna, causada pela má postura, no qual há a rotação das vértebras. Elas se curvam para ambos os lados do tromco, formando um S ou C.

Neste caso, a forma mais fácil de identificar esse problema (além das dores no local), é observar a pessoa a postura da pessoa de frente ou de costas. Aprenda mais sobre a escoliose, os tipos, causas, tratamentos e prevenção.

2. Lordose

má postura
Crédito: Osteopatia SP

Ter uma curvatura na coluna é natural. Entretanto, quando essa curvatura se acentua devido a má postura, pode causar a lordose.

É possível reparar nessa condição de saúde quando a pessoa está de lado e nota-se que o seu quadril está mais a frente do que o normal. Veja quais são as causas, tratamentos e prenvenção da lordose.

3. Cifose

Assim como a lordose, a cifose também é uma curvatura natural da coluna. Mas, quando essa curvatura se acentua, também devido a má postura, causa dores, fadiga e uma certa rigidez na coluna.

Também pode ser observada com a pessoa de lado, no qual o seu ombro estará encurvado para frente (corcunda). Entenda quais são as causas, sintomas, tratamentos e prevenção da cifose.

4. Inflamação dos tendões

A má postura pode gerar inflamações nos tendões, causando muitas dores. Essa é uma das principais causas da tendinite. Neste caso, o tratamento pode exigir o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou até mesmo a fisioterapia.

É importante que você consulte um profissional para averiguar a situação desse problema. Assim, ele poderá indicar o tratamento mais adequado para a inflamação dos tendões.

5. Problemas articulares

má postura
Crédito: Incluence Saúde

Os problemas articulares são cada vez mais comuns, uma vez que as pessoas acabam por ignorar o comportamento do seu corpo. A má postura, seja ela no dia a dia ou ao realizar determinados exercícios e atividades físicas podem comprometer as articulações do corpo. Além de aumentar consideravelmente o risco de lesões.

Por isso, sempre que estiver fazendo algum exercício ou atividade (levantar caixas, por exemplo), lembre-se de manter a postura.

6. Hérnia de disco

A hérnia de disco, que é caracterizada por uma lesão na coluna vertebral pode ser proveniente de má postura e atinge as costas, pescoço, braços e pernas. Quando o caso é grave, o tratamento realizado é a partir de cirurgias. Nos casos mais simples, a interação medicamentosa e a postura adequada podem resolver o problema.

7. Saliência na barriga

Sabe aquela barriga saliente, embaixo do umbigo? Acredite ou não, mas ela pode ser causada pela má postura ao sentar-se e até mesmo ao caminhar.

Tal fato é explicado devido a acomodação óssea inapropriada, muito similar ao caso da lordose. Inclusive, este pode ser um dos sintomas desse problema postural.

8. Fadiga

má postura
Crédito: Viva Bem

Uma postura incorreta também pode fazer com que a pessoa fique mais propensa a fadiga e ao desânimo. Isso devido as dores que possivelmente aparecerão e o desconforto que o corpo sente. Nem sempre os problemas estão associados a questões físicas, mas também psicológicas, como nesse caso.

9. Problemas musculares

A má postura ao longo do dia, seja ela em casa ou no trabalho pode gerar diversos problremas, tais como tensão muscular e estresse. Esse tipo de tensão pode, inclusive, evoluir para um processo inflamatório. Assim como no caso da inflamação dos tendões (tendinite).

Uma pessoa que já possui uma má postura, também condiciona os seus movimentos, que por sua vez também não serão os corretos. Isso causará muitas dores, com certeza.

10. Má postura causa enxaqueca

Acredite ou não, mas diversos casos de crises de enxaqueca são dispertados como consequ~encia da má postura, associados ao estresse mental e corporal, assim como as dores, sejam elas nas articulações, tendões ou músculos.

Permanecer muito tempo, sentado na mesma posição, e com uma postura errada causa tensão nas costas, pescoço e ombros. Desencadeiam-se os nódulos, inicia-se a dor e consequentemente, pode despertar uma crise de enxaqueca.

São vastos os danos gerados pela má postura para o organismo. Sendo assim, compartilhe essas informações com seus contatos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Mãe dá à luz seis gêmeos em 9 minutos
Mãe dá à luz seis gêmeos em 9 minutos
Momo existe Entenda o que é e como surgiu
Momo existe? Entenda o que é e como surgiu