benefícios da hidroginástica
Crédito: Pixabay
em

8 Benefícios da hidroginástica para a saúde e para o bem-estar

Um exercício leve, relaxante e muito eficiente para começar a praticar. Veja os motivos e inspire-se.

A hidroginástica, como o nome sugere, é uma ginástica feita dentro da água. Trata-se de uma atividade aeróbica que pode ser praticada por todos: crianças, adultos, idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, pois há muito benefícios da hidroginástica a serem aproveitados.

Na prática da hidroginástica podem ser realizados tanto exercícios aeróbicos quanto de força, com a vantagem da redução de impacto nas articulações das pernas, dos quadris e da coluna. Veja mais motivos para colocar a hidroginástica na sua vida.

8 Benefícios da hidroginástica para a saúde

Confira 8 dos principais benefícios que a hidroginástica promove pra a saúde e bem-estar.

1. A hidroginástica tonifica a musculatura

Não precisa fazer um esporte pesado e que exija agilidade para tonificar os músculos. Ou, se quiser, pode alternar os dias entre a hidro e a musculação, por exemplo, para melhorar os resultados.

Por tonificar a musculatura, a hidroginástica é uma excelente atividade para portadores de distrofia muscular. Vai fortalecer os ossos e músculos tanto de pessoas que possuem pouca resistência fora da água quanto de quem quer melhorar o resultado da dieta.

2. Pode ser praticada por todos

Como já mencionado, a hidroginástica é um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa. É recomendada para bebês, crianças, adultos, idosos, gestantes e é ótima como fisioterapia para pessoas com necessidades especiais ou em recuperação de lesões.

Em especial os idosos, que possuem mais fraquezas em todos os membros, podem adotar a hidroginástica como exercício principal para fortalecer músculos, ossos, articulações e também para ter uma atividade em grupo que ajude a melhorar a saúde mental.

3. Promove o relaxamento

Quem prefere praticar uma atividade mais tranquila, a hidro é uma boa opção. Diferente da natação, que exige mais, e do ambiente da academia que é mais intenso, a hidroginástica permite acalmar a mente, equilibrar a respiração e ficar mais relaxado.

4. Auxilia na recuperação de lesões e de cirurgias

A hidroginástica é uma opção para pessoas que precisam começar ou voltar a praticar uma atividade física depois de terem passado por uma cirurgia ou por um trauma, como um membro quebrado ou torcido. Em muitos casos é melhor do que a fisioterapia comum ou pode ser feita como complemento.

5. Fortalece o sistema cardiovascular

Fazendo hidroginástica você vai trabalhar a respiração e a frequência cardíaca. A intensidade vai depender das séries e dos tipos de exercícios praticados, mas sempre existe um bom resultado para o fortalecimento do coração, dos pulmões e da circulação sanguínea.

6. Reduz o impacto

Entre os principais benefícios da hidroginástica está a redução de até 80% do peso corporal, o que facilita a prática dos exercícios por qualquer pessoa. Os benefícios são sentidos pelos ossos, pelos músculos e pelas articulações de todo o corpo.

7. Ajuda a melhorar os sintomas da menopausa e da andropausa

benefícios da hidroginástica para a saúde
Ação e Expressão

Homens e mulheres a partir dos 40 anos podem praticar a hidroginástica para reduzir o efeito provocado pela andropausa e a menopausa. Esses efeitos são as mudanças de humor repentinas, os calorões, além da redução da produção de nutrientes como o cálcio, essencial para a formação dos ossos.

8. Alivia sintomas de doenças crônicas

As pessoas com inflamação nas articulações e também com fibromialgia são muito beneficiadas com a prática da ginástica dentro da água. Além de poderem fazer um exercício com 80% a menos de peso corporal, ainda sentem-se mais relaxadas e melhoram também a saúde mental, reduzindo o estresse causado pela doença.

Benefícios da hidroginástica para gestantes

No caso especial das gestantes, os benefícios da hidroginástica são importantes. As mudanças que ocorrem no corpo durante a gestação, não apenas o aumento de peso, precisam de atenção especial.

Então, todos os benefícios mencionados anteriormente são fundamentais para as gestantes: redução do impacto, relaxamento físico e mental e melhora da circulação para reduzir o inchaço. Também ajuda a reduzir a prisão de ventre, alivia as dores, melhora o sono e reduz o risco de diabetes gestacional.

Além disso, os trabalhos com a respiração são um ótimo preparo para o momento do parto. A abertura do quadril também é melhorada para o momento do parto por meio dos exercícios da hidroginástica.

Hidroginástica emagrece?

Pelo fato de ser um exercício que faz queimar calorias, a hidroginástica ajuda a emagrecer. Mas para isso, você precisa também ter uma alimentação saudável e balanceada e bons hábitos de vida. Não exagerar na bebida alcoólica, não fumar e ter boas noites de sono são exemplos desses hábitos. Tudo isso influencia no emagrecimento.

De modo geral, uma aula de hidro com 1 hora de duração pode queimar entre 450 e 700 calorias. Claro que vai depender de cada organismo e da intensidade da aula, mas é uma boa quantidade a se considerar.

Existem malefícios?

Pode-se considerar malefício a falta de cuidados para a prática da hidroginástica. Se resolver praticar, lembre-se de cuidar para não comer nada pesado antes de entrar na água, de manter-se hidratado e de não estar com nenhuma micose ou conjuntivite que possa transmitir aos outros.

Se for uma pessoa alérgica a produtos químicos, aqueles usados para manter a água limpa podem causar alguma reação. O melhor é perguntar ao responsável do local antes de entrar na água. Fora isso, não há malefícios em praticar hidroginástica, muito pelo contrário.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
benefícios da natação

6 Benefícios da natação que são essenciais para a saúde

testosterona bioidêntica

O que é e para que serve a testosterona bioidêntica?