growth
Crédito: Ayaskan

Growth: conheça o vaso que cresce com a planta

Para quem tem muitas plantas em casa, e adora vê-las crescerem saudáveis, essa invenção é sensacional!

Publicidade

O hábito de trocar plantas de vaso está com os dias contados, a menos que a troca seja feita porque você quer um vaso diferente. Do contrário, é possível colocar sua muda em um vaso que vai crescendo e se adaptando a ela: o growth.

Vasos de plantas feitos com garrafa de amaciante: tutoriais + inspirações

O que é growth?

O growth é uma criação do estúdio de design Ayaskan, inspirado nos origamis (dobraduras japonesas em papel).

O nome vem do inglês e significa “crescimento”. A ideia é que você plante sua muda em um growth pequeno e, conforme a planta for crescendo, o vaso vai se expandindo junto com ela.

Publicidade

Como o vaso se expande?

Crédito: Studio Ayaskan

O growth é uma invenção bastante interessante e também uma bonita peça de design. É possível notar que houve uma preocupação dos criadores em fazer algo não apenas funcional, mas perfeito para complementar diversos estilos de decoração, especialmente o estilo moderno minimalista.

A forma como o growth “cresce” tem tudo a ver com seu design estético, pois são justamente as dobraduras que se abrem para o vaso aumentar de tamanho.

Feito com polipropileno (resistente e flexível), o vaso tem diversas dobras triangulares em seu formato inicial – é neste momento que terra e muda devem ser alocadas no recipiente.

Ao notar que a planta está crescendo e parece estar apertada dentro do vaso no seu tamanho pequeno, o dono do growth pode fazer “desdobramentos”, aumentando a área do vaso – o que proporciona mais espaço para inserção de terra.

Publicidade

Por fim, há ainda uma terceira forma de uso, em que todas as dobras estão desfeitas e ainda mais terra pode ser colocada para o conforto da planta.

Vantagens de usar o growth em suas plantas

Então, conforme você vai desdobrando o vaso, precisa ir colocando mais terra nova dentro dele, mas não precisa remover a planta e a terra atual para isso.

Essa é uma vantagem porque não faz tanta bagunça quanto remover uma planta toda de um vaso, além do benefício maior que é evitar o estresse que as plantas passam ao serem trocadas de recipiente.

Publicidade

Muitas plantas mais sensíveis sofrem com a troca de vaso porque suas raízes são desestabilizadas e algumas folhas podem ser machucadas no processo, além da necessidade de readaptação da planta a um novo ambiente.

Com o growth, esse trauma é reduzido quase a zero e você ainda se beneficia de um vaso inteligente e bonito para decorar o seu lar.

Veja também: Vaso autoirrigável: como funciona + tutorial de vaso caseiro

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM