em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como consumir couve corretamente para não prejudicar a saúde

Saiba como aproveitar os benefícios da couve, desde a limpeza das folhas, até o seu preparo

Crédito: Pixabay

A couve é um vegetal que não é preparado corretamente pela maioria das pessoas, o que gera um desperdício de nutrientes e até mesmo uma desvalorização do sabor. Por isso, confira dicas de como consumir couve corretamente e aproveite ao máximo os seus nutrientes e até mesmo o seu sabor, ao destacar esse vegetal nas receitas corretas.

Como consumir couve corretamente

A couve é um vegetal importante para ser implementado no dia a dia de muitas pessoas, pois possuem os principais nutrientes que o organismo necessita, como cálcio, ferro, vitamina C, A e B6. Para a manutenção correta de boa parte dessas propriedades e até mesmo para que se explore o sabor por completo desse vegetal, saiba como consumir couve corretamente e aprimore as suas técnicas com esse vegetal.

1. Não lave antes de colocar na geladeira

Essa é uma medida importante para que se conserve o bom estado da couve, pois lavar esse vegetal antes de armazená-lo na geladeira faz com que ele acabe se tornando murcho na hora do preparo. Por isso, opte por lavar a couve logo antes do consumo, para manter as suas propriedades de sabor e textura originais.

2. Desinfetar as folhas

Essa é uma questão principalmente de higiene, pois as folhas da couve são bem largas e podem acumular vermes ou bacterias durante o processo de cultivo, colheita e armazenamento. Por isso, é importante que se lave bem as folhas e deixe-as de molho em produtos adequados à base de água sanitária, enxaguando-as corretamente após o procedimento.

3. Consumir crua

suco de couve com limão e cenoura
Crédito: Pixabay

Ao consumir couve crua, você preserva grande parte de seus nutrientes que seriam perdidos durante o processo de fritura ou de cozimento. Desse modo, preserva-se mais fibras e principalmente vitaminas hidrossolúveis que são bastante voláteis, geralmente desperdiçadas no cozimento. Não se esqueça de lavar antes do consumo.

Conheça as melhores receitas de suco de couve

4. Evite fritura

Evite o processo de fritura com couves, pois nesse momento, boa parte dos nutrientes são perdidos por conta da alta temperatura. Assim, as vitaminas hidrossolúveis são praticamente perdidas por completo, assim como parte das lipossolúveis que são mais resistentes à mudanças externas.

5. Descarte as folhas moles

As folhas de couve que estiverem muito moles não são recomendadas, pois significa que já não estão mais no ápice para o consumo e sim em declínio, rumo ao apodrecimento. Assim, sempre procure analisar a textura dessas folhas, para ver se estão durinhas e crocantes. Se estiverem assim, significa que estão ideais para consumo.

6. Não compre picada

Quando você decide consumir couve picada e embalada, saiba que ela já perdeu boa parte de seus nutrientes, já que as vitaminas hidrossolúveis são perdidas em parte durante o processo de cortar as folhas. Por isso, para manter os nutrientes, prefira comprar as folhas desse vegetal inteiras.

7. Atenção as folhas escuras e amareladas

Não confunda o verde escuro natural de uma boa couve com o escuro enegrecido. Essa cor significa que a couve está praticamente apodrecendo. A folha da couve também está apodrecendo quando está amarelada, o que indica que você deve evitar comprar essas folhas com tais colorações.

8. Armazene em bolsas plásticas

congelar couve como
Créditos: Mundo Boa Forma

Essa medida evitará que elas desidratem, o que as mantém firmes e boas para alimentação. Além disso, colocar couve nesses locais de armazenamento facilita a conservação das folhas desse vegetal. O que colabora para que a couve fique novinha na hora do consumo e tenha o seu sabor preservado, além da característica crocante.

Como congelar couve de forma correta

9. Mescle com outros vegetais

Essa dica para consumir couve é específica para a saúde e colabora para a preservação dos nutrientes desse vegetal. O acréscimo de vegetais também potencializa o consumo de nutrientes importantes para a saúde. Assim, a recomendação é que se faça uma salada que mescle a couve com outros vegetais e até frutas, como o abacate, por exemplo.

10. Não coe

Se você deseja fazer sucos detox para consumir couve, não é recomendável que coe esse vegetal em seu preparo, pois ao coar a couve, você perde boa parte de suas fibras. As fibras são importantes para a digestão, promover a saciedade e para diversas funções do organismo.

Gostou dessas dicas para consumir couve? Compartilhe!

117 Comments

Leave a Reply
  1. Fico me questionando fazem um oba oba dos alimentos; depois quando cai no gosto popular, vira epidemia, o alimento vira o vilão, é algo prejudicial, ora, porque não fazem análise correta, ver os beneficios e riscos verdadeiros antes que caia no gosto popular?
    O que é verdadeiro e o que é falso?

  2. Eu. Comi. Muita. Couve. Na. Menopausa. Crua. Plantei. Couve. Para. Comer. Porque. É. Muito. Bom. Para. Saúde. Não. Sei. Porque. Tão. Falando. Mal. Da. Couve não. Consegui. Ler. Não. Tem. Nada. Escrito Vou. Continuar. Comendo. Não. Sei. Doque. Tão. Falando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Tumor cerebral incurável desaparece após corrente de oração

Tumor cerebral incurável desaparece depois de corrente de oração

remédios caseiros para anemia

11 remédios caseiros para anemia e como prevenir esse problema